Browsing by Author "Pereira, Bruno Miguel Ferreira Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- EXPERTA: dos desafios às oportunidades de marketingPublication . Pereira, Bruno Miguel Ferreira Martins; Ferreira, Bruno MorgadoA crescente globalização do comércio internacional, apesar de criar novas oportunidades para as empresas, também impõe desafios complexos. As empresas portuguesas, especialmente as PMEs, enfrentam dificuldades na expansão das operações, nomeadamente nos mercados para além da União Europeia. Nesse contexto, surge a EXPERTA, uma consultora especializada em importação e exportação, com o objectivo de simplificar o processo de internacionalização para PMEs portuguesas. A EXPERTA oferece suporte nas áreas de conformidade regulatória, gestão de riscos, análise de mercado e optimização logística. Este trabalho de projeto tem como objetivo principal desenvolver uma estratégia de marketing para a EXPERTA, com base na análise do mercado de consultoria em comércio internacional e nas necessidades das PMEs. A pesquisa inclui uma análise SWOT e PESTAL, um levantamento de 20 empresas concorrentes, 5 entrevistas e a elaboração de um plano estratégico de marketing. As principais conclusões indicam que as PMEs portuguesas procuram consultorias que ofereçam soluções personalizadas, expertise em regulamentações internacionais, uma forte rede de contactos e um acompanhamento contínuo. O plano de marketing proposto foca na segmentação de mercado, no posicionamento da marca e em estratégias de marketing mix que respondem às necessidades das PMEs, com o objetivo de aumentar a visibilidade da EXPERTA, atrair clientes e consolidar sua posição no mercado.