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- O efeito de contágio entre diferentes instrumentos financeiros: ações, obrigações, commodities e as taxas de câmbiosPublication . Viegas, Andreia Ferreira; Pinto, António Pedro Soares; Reis, Pedro Manuel NogueiraO presente estudo analisa os retornos de quatro mercados financeiros diferentes - o mercado acionista, o mercado obrigacionista, o mercado das commodities e o mercado cambial - no período compreendido entre julho de 2014 e dezembro 2023. O objetivo principal é analisar o efeito contágio entre os retornos de diferentes instrumentos financeiros, avaliando o modo como, a alteração na rentabilidade de um instrumento financeiro pode ter um efeito causal na rentabilidade dos restantes e, determinar o modo como estes choques ocorrem. Pretende-se, ainda, identificar os choques mais significativos e determinar a reciprocidade causal entre instrumentos financeiros, avaliando se os diferentes instrumentos financeiros são influenciados de modo semelhante durante o período em análise. Este trabalho justifica-se pela crescente interação dos mercados financeiros ao longo dos anos, com os riscos e as oportunidades a repercutirem-se de uma forma cada vez mais rápida. Assim, choques em determinados instrumentos financeiros podem antecipar variações noutros instrumentos, o que é muito relevante, principalmente para os grandes investidores, permitindo-lhes uma gestão mais eficiente dos seus investimentos. Pretende-se, ainda, colmatar a lacuna associada ao facto de a maioria dos estudos abordarem um conjunto reduzido de instrumentos financeiros ou, incidirem sobre períodos de crise específicos. Para dar resposta a estas questões recorreu-se à metodologia do VAR, para analisar como a rentabilidade de um instrumento financeiro é influenciada pelos seus valores passados e pelos valores passados de outros instrumentos financeiros. Para complementar a análise, foi aplicado o teste de causalidade de Granger para identificar o instrumento financeiro que gera choques, e também foi utilizada a Função Impulso Resposta (IRFs) para avaliar a intensidade e duração desses choques em outras variáveis. Este estudo identificou relações significativas entre três pares de mercados financeiros: o mercado cambial e o mercado acionista, o mercado cambial e o mercado obrigacionista e o mercado acionista e o mercado obrigacionista. Nos dois primeiros pares, observou-se a existência de relações recíprocas, com ambos os mercados a impactarem se mutuamente, com o mercado cambial e o mercado obrigacionista a terem uma relação inversa. Já o mercado cambial e o mercado acionista, mostraram uma relação dinâmica, com a sua relação a variar entre positiva e negativa ao longo do tempo. Conclui-se que a relação entre os mercados acionista e obrigacionista é unilateral, com o mercado obrigacionista a impactar o acionista, mas não o contrário.
- EXPERTA: dos desafios às oportunidades de marketingPublication . Pereira, Bruno Miguel Ferreira Martins; Ferreira, Bruno MorgadoA crescente globalização do comércio internacional, apesar de criar novas oportunidades para as empresas, também impõe desafios complexos. As empresas portuguesas, especialmente as PMEs, enfrentam dificuldades na expansão das operações, nomeadamente nos mercados para além da União Europeia. Nesse contexto, surge a EXPERTA, uma consultora especializada em importação e exportação, com o objectivo de simplificar o processo de internacionalização para PMEs portuguesas. A EXPERTA oferece suporte nas áreas de conformidade regulatória, gestão de riscos, análise de mercado e optimização logística. Este trabalho de projeto tem como objetivo principal desenvolver uma estratégia de marketing para a EXPERTA, com base na análise do mercado de consultoria em comércio internacional e nas necessidades das PMEs. A pesquisa inclui uma análise SWOT e PESTAL, um levantamento de 20 empresas concorrentes, 5 entrevistas e a elaboração de um plano estratégico de marketing. As principais conclusões indicam que as PMEs portuguesas procuram consultorias que ofereçam soluções personalizadas, expertise em regulamentações internacionais, uma forte rede de contactos e um acompanhamento contínuo. O plano de marketing proposto foca na segmentação de mercado, no posicionamento da marca e em estratégias de marketing mix que respondem às necessidades das PMEs, com o objetivo de aumentar a visibilidade da EXPERTA, atrair clientes e consolidar sua posição no mercado.