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- Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a importância da música na inclusão de crianças com Necessidades deSaúde Especiais na Educação Pré-EscolarPublication . Pina, Mariana Filipa Resende de; Felizardo, Sara; Aguiar, Maria Cristina PaisO presente Relatório Final de Estágio intitulado “Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a importância da música na inclusão de crianças com Necessidades de Saúde Especiais na Educação Pré-Escolar” enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho evidencia a reflexão sobre o percurso realizado ao longo das práticas supervisionadas, bem como o trabalho de investigação no domínio das Necessidades de Saúde Especiais (NSE), no quadro do referencial inclusivo. A estrutura deste relatório encontra-se organizada em duas partes, sendo a primeira destinada às práticas pedagógicas em contexto inseridas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) III e IV, que decorreram na Educação Pré-Escolar (EPE), sendo sustentadas por referências fundamentais e normativos legais em vigor. Relativamente à segunda parte, referente ao trabalho de investigação, é apresentado o enquadramento teórico, abordando os temas Educação Inclusiva e Necessidades de Saúde Especiais (NSE) e, ainda, a Música e as crianças com NSE. Na componente empírica, iniciada com a contextualização, são apresentados os objetivos, a saber: i) conhecer a formação de educadores/professores, no âmbito da Educação Inclusiva e das Necessidades de Saúde Especiais; ii) compreender a perceção de educadores/ professores acerca da inclusão escolar de crianças com Necessidades de Saúde Especiais. iii) analisar a formação de educadores/ professores na área da música, aferindo o modo como a utilizam na educação de crianças com Necessidades de Saúde Especiais; iv) analisar a perspetiva de educadores/ professores com o intuito de identificar as técnicas/metodologias mais eficazes na área da música, promotoras do desenvolvimento de crianças com Necessidades de Saúde Especiais. No que diz respeito à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com recurso a entrevistas semiestruturadas aplicadas a cinco participantes, sendo três educadoras de infância do Ensino Regular e duas professoras de Educação Especial. Os resultados acentuam um défice na formação dos participantes no que se refere ao domínio das NSE e, em particular, à área da música, em especial sobre a sua instrumentalidade como recurso importante na promoção do desenvolvimento e inclusão de crianças com necessidades específicas. Verifica-se também que a maior dificuldade está nas estratégias de intervenção da música, percebendo-se que as entrevistadas recorrem apenas a instrumentos e à diversidade de ritmos e melodias. Destaca-se a importância de práticas inclusivas na intervenção com crianças com NSE. No que toca às estratégias mais utilizadas, salienta-se o trabalho/apoio individualizado,