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- Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a importância da música na inclusão de crianças com Necessidades deSaúde Especiais na Educação Pré-EscolarPublication . Pina, Mariana Filipa Resende de; Felizardo, Sara; Aguiar, Maria Cristina PaisO presente Relatório Final de Estágio intitulado “Prática de Ensino Supervisionada e investigação sobre a importância da música na inclusão de crianças com Necessidades de Saúde Especiais na Educação Pré-Escolar” enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho evidencia a reflexão sobre o percurso realizado ao longo das práticas supervisionadas, bem como o trabalho de investigação no domínio das Necessidades de Saúde Especiais (NSE), no quadro do referencial inclusivo. A estrutura deste relatório encontra-se organizada em duas partes, sendo a primeira destinada às práticas pedagógicas em contexto inseridas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) III e IV, que decorreram na Educação Pré-Escolar (EPE), sendo sustentadas por referências fundamentais e normativos legais em vigor. Relativamente à segunda parte, referente ao trabalho de investigação, é apresentado o enquadramento teórico, abordando os temas Educação Inclusiva e Necessidades de Saúde Especiais (NSE) e, ainda, a Música e as crianças com NSE. Na componente empírica, iniciada com a contextualização, são apresentados os objetivos, a saber: i) conhecer a formação de educadores/professores, no âmbito da Educação Inclusiva e das Necessidades de Saúde Especiais; ii) compreender a perceção de educadores/ professores acerca da inclusão escolar de crianças com Necessidades de Saúde Especiais. iii) analisar a formação de educadores/ professores na área da música, aferindo o modo como a utilizam na educação de crianças com Necessidades de Saúde Especiais; iv) analisar a perspetiva de educadores/ professores com o intuito de identificar as técnicas/metodologias mais eficazes na área da música, promotoras do desenvolvimento de crianças com Necessidades de Saúde Especiais. No que diz respeito à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com recurso a entrevistas semiestruturadas aplicadas a cinco participantes, sendo três educadoras de infância do Ensino Regular e duas professoras de Educação Especial. Os resultados acentuam um défice na formação dos participantes no que se refere ao domínio das NSE e, em particular, à área da música, em especial sobre a sua instrumentalidade como recurso importante na promoção do desenvolvimento e inclusão de crianças com necessidades específicas. Verifica-se também que a maior dificuldade está nas estratégias de intervenção da música, percebendo-se que as entrevistadas recorrem apenas a instrumentos e à diversidade de ritmos e melodias. Destaca-se a importância de práticas inclusivas na intervenção com crianças com NSE. No que toca às estratégias mais utilizadas, salienta-se o trabalho/apoio individualizado,
- Metodologia Six Sigma aplicada a processos de corte numa indústria de componentes automóvelPublication . Fernandes, Rafael Afonso Lopes Guerra; Lopes, Maria Odete Monteiro; Pinheiro, DavidNos dias de hoje, a sobrevivência de uma empresa no mercado está fortemente ligada ao fator de competitividade da mesma. O setor automóvel chega a atingir níveis de competitividade elevadíssimos, sendo por vezes estimulados por quebras ou derrapagens na procura, provocadas por fatores externos à indústria, como por exemplo a quebra relativa ao vírus covid-19, que levou as empresas a adotarem estratégias de contenção de custos e aumento de produtividade, com intuito de se manterem vivas no mercado. No presente trabalho é exposta uma ferramenta muito versátil e eficaz na resolução de problemas, com foco na obtenção de resultados monetários positivos. A metodologia em observação é o six sigma, a sua aplicação tem como propósito a redução de custos em ferramentas de corte, na empresa Huf Portuguesa. Atualmente, para além da empresa em análise estar a atravessar uma restruturação interna, esta sofre também as consequências da pandemia covid-19, pelo que, é necessário criar e adotar estratégias para o aumento dos resultados operacionais da empresa. Daí que, é necessário empregar o six sigma na análise dos processos de fresagem das diversas linhas de montagem da empresa. O projeto de melhoria terá como enfoque o aumento da rentabilização da utilização das fresas atendendo ao tempo de vida útil das mesmas. O six sigma, é uma metodologia que quando aplicada corretamente, pode potenciar os resultados da empresa, isto porque, a estrutura rígida e dinâmica da ferramenta DMAIC possibilita criar e implementar melhorias estáveis nos processos. O trabalho desenvolvido encontra-se dividido em duas partes, uma primeira parte com a revisão literária, no qual inclui uma introdução ao tema, uma revisão ao six sigma e uma pequena abordagem aos processos de corte, e uma segunda parte relativa ao caso de estudo. No desenvolver do caso de estudo, constatou-se que os resultados operacionais de uma empresa podem ser potenciados com a utilização da ferramenta de melhoria six sigma, além do que, também se verificou que o operário fabril tem uma forte influência no output do processo de fresagem. Todavia, o que se constatou foi uma dificuldade na utilização correta dos métodos de análise indiretos. Contudo, também foi possível identificar a importância da uniformização de critérios de análise, a utilização correta dos dados e a impossibilidade de analisar certas variáveis de entrada do processo de fresagem.