Browsing by Author "Pinto, Ana Catarina Ferreira"
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- Educação em Valores na Educação PréEscolar: Análise do potencial da rotina educativaPublication . Pinto, Ana Catarina Ferreira; Cardoso, Ana Paula; Figueiredo, Maria PachecoA rotina educativa são momentos que se sucedem, diariamente, no Jardim de Infância (JI) e que permitem a promoção e aquisição de valores, bem como a construção dos quadros axiológicos das crianças. Claramente que na faixa etária que o JI contempla, a presença da Educação em Valores é reduzida, pois os valores são adquiridos fundamentalmente em contexto familiar. Não obstante, vão sendo amplificados à medida que se estabelecem as relações sociais no contexto educativo. O presente estudo decorreu no âmbito da Prática em Ensino Supervisionada (PES) na Educação Pré-Escolar (EPE) e possibilitou a observação de 18 crianças e a análise dos valores que se encontravam inerentes à rotina, triangulando com os valores visados no Projeto Educativo (PE) regido pelo JI e com a perspetiva da educadora cooperante, que foi entrevistada, perante os valores presentes e trabalhados nestes diferentes momentos. Para a concretização deste estudo, recorreu-se à pesquisa documental do PE, realizouse uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante que dirigiu o grupo neste ano letivo e que orientou a PES, e adotou-se uma observação participante para que se conseguisse reunir informação que fornecesse os resultados visados. Desta forma, foi possível perceber que o PE visa um conjunto de valores que são trabalhados na rotina educativa do Jardim, que permite que as crianças se tornem ser individuais e sociais, cívicos, críticos e autónomos, sendo percetível nas partilhas feitas pela educadora cooperante e nas observações realizadas ao longo destes últimos meses de PES. Neste seguimento, conclui-se que foi importante fomentar diariamente oportunidades de aprendizagem que encaminhem a aquisição de valores. É importante referir que as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) alberga a área de conteúdo Formação Pessoal e Social (FPS), que está diretamente ligado à consciencialização da criança enquanto ser individual e social bem como no desenvolvimento de atitudes, ações e valores. O estudo permitiu compreender a potencialidade da rotina educativa na Educação PréEscolar incidindo numa Educação em Valores, em que se identificou um leque de valores que iam ao encontro do PE do JI e que triangulavam com as OCEPE e com a informação recolhida na entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante. Concluiu-se que a rotina educativa é uma potencial fonte de aprendizagem ao nível da Educação em Valores, em que as crianças nos vários momentos diários que vivenciam em grupo podem partilhar as suas experiências, serem críticos relativamente a situações que presenciam, tomarem decisões em grupo e trabalharem o seu lado cívico e crítico. Toda esta aprendizagem se amplifica nas trocas sociais que estabelecem com as crianças da outra da sala do JI. O papel do educador torna-se imprescindível neste processo de aprendizagem, sendo um mediador entre as crianças do grupo e promotor das aprendizagens que estão inerentes aos vários momentos vividos.