Browsing by Author "Pinto, Maribel Santos Miranda, orient."
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- Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEBPublication . Mendes, Neide Cristina Ferreira; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.O presente trabalho abrange uma análise de todas as práticas desenvolvidas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico no contexto da formação inicial de professores. Apresenta uma descrição dos contextos, nos quais ocorreu o estágio e uma reflexão sobre competências, práticas, estratégias, métodos e recursos adotados. Admitindo que as Tecnologias de Informação e Comunicação, são uma mais valia para o processo ensino aprendizagem, desenvolveu-se um estudo sobre a utilização de ferramentas da Web 2.0 assim como as implicações destas na aprendizagem, no desenvolvimento da literacia digital, na medida em que verifica-se, cada vez mais, que as crianças têm uma relação de proximidade com as tecnologias. Aparece assim, a necessidade de usar as tecnologias e as ferramentas que estas possuem, como fontes emergentes de motivação em contexto sala de aula e no processo ensino aprendizagem. Assim sendo, convidámos uma turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico a criarem histórias em banda desenhada através de uma ferramenta da Web 2.0 sobre conteúdos da área do estudo do meio. Numa abordagem metodológica qualitativa, foram analisados 12 alunos, tendo como base na análise a observação participante, os inquéritos por questionários, diários de bordo, as entrevistas, portefólios digitais e os produtos desenvolvidos pelos alunos.
- Perspetivando o futuro agindo no presentePublication . Oliveira, Tânia Filipa Gonçalves; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.RESUMO O presente relatório final de estágio, intitulado de “Perspetivando o Futuro agindo no Presente” abarca todo o processo de prática, ligado à unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, a qual é a responsável pela realização de tal documento. Este é fruto de uma reflexão sobre todo o estágio, particularmente sobre competências, práticas, pedagogias, estratégias, métodos e recursos adotados. Como o estágio é a preparação para a profissão, é aqui dedicada importância a tal. Trata-se de dar a conhecer todo o processo atingido e a sua relevância para o futuro. Sendo a investigação uma ação indispensável na profissionalização educativa, e uma vez que ela fez parte da prática ao longo do estágio, será também reservada determinada atenção para tal. O estudo em questão pretende dar resposta ao problema: “Como é que os media digitais em contexto de sala de aula influenciam a aprendizagem do aluno?” Tendo em conta o descrédito emitido pelos alunos face à Escola, é fundamental perspetivar o futuro educacional, ponderando sobre possíveis formas de motivar os alunos para a aprendizagem. Assumindo os media digitais e as práticas ativas, um poder enorme no que concerne a aspetos motivacionais, é necessário pensar na possibilidade de introduzir nas salas de aula uma educação com os media, onde a construção de media digitais como o rádio, o jornal e a TV, deverão aparecer como fontes emergentes de motivação. Este estudo aparece então como fundamentação e investigação para a importância da utilização dos media digitais em contexto de sala de aula.
- Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVTPublication . Constâncio, Catarina Vasconcelos; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.; Rodrigues, Paula Azevedo, co-orient.Esta investigação tem como objetivo primordial analisar como os professores exploram e utilizam vários recursos didáticos em circunstância de aprendizagem, nas áreas da Educação Artística, especificamente no contexto de docência da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica. O nosso enquadramento teórico aborda as competências essenciais, solicitadas na área de educação artística, o conceito de recursos didáticos e as Tecnologias de Informação e Comunicação na disciplina supra citada. Em termos metodológicos, o estudo adotou a perspetiva de uma investigação descritiva, onde se privilegia o método quantitativo de recolha e análise de dados. Começamos por realizar um questionário a nível nacional aos docentes, tendo em conta a sua experiência na utilização de recursos didáticos convencionais e outros recursos didáticos recorrendo a tecnologias para o desenvolvimento de Competências Essenciais e Metas de aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos docentes tem formação nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, embora nem todos as utilizem. Concluímos no nosso estudo, que as ferramentas desta área podem auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento de competências, funcionando como um bom veículo para motivar os alunos.