Browsing by Issue Date, starting with "2013-11"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Trust and Reputation for Critical Infrastructure ProtectionPublication . Caldeira, FilipeToday’s critical infrastructures (CIs) depend on information and communication technologies (ICTs) to deliver their services with the required level of quality and availability. ICT security plays a major role in CI protection and risk prevention for single and also for interconnected CIs were cascading effects might occur because of the interdependencies that exist among different CIs. Among the problems inherent to the operation of Critical Infrastructures, it is possible to emphasise the existence of dependencies and interdependencies among infrastructures. For example, a telecommunications service is inherently dependent on the electricity supply or, for instance, banking services are dependent on both telecommunications and energy supply services. Many of the existing approaches to security in Critical Infrastructures are focused on obtaining risk levels through the use of models based on the infrastructure. Although these models allow a solid foundation for risk monitoring, they do not have mechanisms for exchange, management and assessment of its quality. This presentation addresses the problems related to trust, reputation and risk alerts management within Critical Infrastructures. Accordingly, it is described how to introduce mechanisms to manage and measure at each instant, the degree of confidence assigned to each of the alerts received or computed internally. Allowing improvement of their accuracy and consequently improving the resilience of Critical Infrastructures when faced with inaccurate or inconsistent risk alerts. The lecture’s main goals are to address the problems related to interdependent Critical Infrastructure security and to identify the main problems related to risk information sharing. In particular, how to allow information sharing in a secure manner, the management of that sharing and how to assess the reliability of such information. The European Project MICIE is presented in order to contextualise the presented work. The application of Policy Based Management mechanisms for the management of the risk alert information shared among Critical Infrastructures is described. In order to improve the information sharing management and the further interpretation of the risk alerts, it is described how to evaluate Trust and Reputation in order to assess the shared information and also to consider the behaviour of the entities involved. Selected application scenarios for the presented approaches will be discussed. In particular the integration of those approaches within the MICIE Project and also the integration of the trust and reputation indicators within the CI security Model.
- Conceções das crianças sobre os seres vivos : atividade práticas e investigativas no jardim-de-infânciaPublication . Rodrigues, Ana Rita Amaral; Novais, Anabela, orient.A primeira parte deste relatório irá centrar-se no estágio realizado ao longo do mestrado, nele irá ser abordado os contributos que tiveram para a minha vida profissional, isto é, em que medida o estágio foi enriquecedor para adquirir novos conhecimentos e novas práticas. Ao longo dos três anos, adquiriram-se muitos conhecimentos e muitas aprendizagens, cometeram-se erros como é normal, mas com os erros cometidos aprenderam-se lições, lições essas que permitiram crescer profissionalmente. O trabalho de investigação incidiu sobre a educação em ciências subjacente ao ensino por pesquisa, das crianças em idade pré-escolar, tendo como objetivos fundamentais: i) perceber em que medida as atividades práticas e investigativas influenciaram as conceções das crianças sobre os seres vivos; ii) identificar as conceções das crianças sobre seres vivos, iii) identificar as conceções das crianças sobre seres não vivos e iv) perceber quais as características fundamentais que permitem às crianças distinguir entre seres vivos e seres não vivos. O estudo foi desenvolvido num jardim-de-infância da zona urbana de Viseu, com um grupo heterogéneo de crianças entre os três anos e os seis anos de idade, baseando-se na metodologia investigação-ação. Para a recolha de dados recorreu-se à entrevista, ao diário da investigadora e à observação. Os dados foram analisados qualitativamente, de forma descritiva, através da análise de conteúdo, de acordo com indicadores efetuados a partir de registos orais e visuais. Foi percecionado que as atividades práticas e investigativas ajudaram as crianças a mudar/criar as suas conceções sobre ser vivo e não vivo, permitindo-lhes identificar e exemplificar estes dois tipos de seres, bem como efetuar a sua distinção com base em determinadas características.
- Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEBPublication . Mendes, Neide Cristina Ferreira; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.O presente trabalho abrange uma análise de todas as práticas desenvolvidas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico no contexto da formação inicial de professores. Apresenta uma descrição dos contextos, nos quais ocorreu o estágio e uma reflexão sobre competências, práticas, estratégias, métodos e recursos adotados. Admitindo que as Tecnologias de Informação e Comunicação, são uma mais valia para o processo ensino aprendizagem, desenvolveu-se um estudo sobre a utilização de ferramentas da Web 2.0 assim como as implicações destas na aprendizagem, no desenvolvimento da literacia digital, na medida em que verifica-se, cada vez mais, que as crianças têm uma relação de proximidade com as tecnologias. Aparece assim, a necessidade de usar as tecnologias e as ferramentas que estas possuem, como fontes emergentes de motivação em contexto sala de aula e no processo ensino aprendizagem. Assim sendo, convidámos uma turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico a criarem histórias em banda desenhada através de uma ferramenta da Web 2.0 sobre conteúdos da área do estudo do meio. Numa abordagem metodológica qualitativa, foram analisados 12 alunos, tendo como base na análise a observação participante, os inquéritos por questionários, diários de bordo, as entrevistas, portefólios digitais e os produtos desenvolvidos pelos alunos.
- Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVTPublication . Constâncio, Catarina Vasconcelos; Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.; Rodrigues, Paula Azevedo, co-orient.Esta investigação tem como objetivo primordial analisar como os professores exploram e utilizam vários recursos didáticos em circunstância de aprendizagem, nas áreas da Educação Artística, especificamente no contexto de docência da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica. O nosso enquadramento teórico aborda as competências essenciais, solicitadas na área de educação artística, o conceito de recursos didáticos e as Tecnologias de Informação e Comunicação na disciplina supra citada. Em termos metodológicos, o estudo adotou a perspetiva de uma investigação descritiva, onde se privilegia o método quantitativo de recolha e análise de dados. Começamos por realizar um questionário a nível nacional aos docentes, tendo em conta a sua experiência na utilização de recursos didáticos convencionais e outros recursos didáticos recorrendo a tecnologias para o desenvolvimento de Competências Essenciais e Metas de aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos docentes tem formação nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, embora nem todos as utilizem. Concluímos no nosso estudo, que as ferramentas desta área podem auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento de competências, funcionando como um bom veículo para motivar os alunos.
- Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré - Escolar e 1º Ciclo com enfoque investigativo sobre a perspetiva dos professores acerca da relação entre motivação e (in) sucesso na aprendizagemPublication . Almeida, Francisca Joana Henriques; Ribeiro, Esperança Jales; Ramalho, HenriqueO processo de ensino – aprendizagem tem sido ao longo dos tempos, alvo de vários estudos com o intuito de criar condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Mas para que estas condições surtam os devidos efeitos é necessário conhecer os múltiplos fatores que as podem influenciar. Neste sentido, é de extrema importância averiguar de que forma os docentes podem ajudar os seus alunos no decorrer das práticas letivas. A motivação tem sido referenciada, como sendo um conceito multifacetado que engloba um conjunto de fatores que podem influenciar a aprendizagem dos alunos, existindo deste modo, um ramo particular de motivação, designada por motivação escolar. Esta pode ajudar ou não, os alunos no seu rendimento escolar. Atualmente tem-se ouvido muito falar do (in) sucesso escolar dos alunos, e que este provém também de muitos fatores, nomeadamente a motivação, quer por parte dos alunos como por parte dos docentes. Assim, o presente estudo tem como intuito avaliar a relação entre a motivação e o sucesso escolar na aprendizagem de alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e de que forma a motivação pode potenciar ou não o sucesso escolar dos alunos. Para a concretização do presente estudo foram realizadas entrevistas a nove professores do 1º ciclo do ensino básico, a fim de averiguar as suas opiniões acerca do tema em questão. A grande parte das entrevistas têm pontos em comum que nos faz concluir que a motivação é sem dúvida um aspeto muito importante a ter em conta para um bom rendimento escolar dos alunos.
- A importância das motivações, emoções e conhecimento subjectivo no processo de escolha do vinhoPublication . Guia, Ana; Marques, CarlosA decisão de consumo de vinho tem sido associada a diversas variáveis, das quais salientamos o envolvimento com o produto, a ocasião, as características socioeconómicas, as motivações e emoções. A ocasião, definida por Thach (2012) como o local e a hora em que o vinho é consumido, está associada às características socioeconómicas e às motivações do seu consumo. A relação da ocasião com o género tem surgido na literatura, nomeadamente por Nicholson (1990) e Barber, Dodd, e Kolyesnikova (2009). Os primeiros referem o facto de as mulheres escolherem vinho predominantemente para refeições servidas em casa, em detrimento dos homens que escolhem o vinho para refeições em ocasiões especiais. O segundo estudo refere que as fontes de informação são percebidas de forma distinta pelos dois géneros consoante a ocasião de consumo. Tach (2012) salienta a característica género associada à ocasião como sendo de extrema relevância no consumo de vinho. Homens e mulheres têm comportamentos de consumo diferentes, pois possuem motivações diferentes, dado que os homens estão mais interessados em discutir os aspectos técnicos do vinho, exibindo o seu conhecimento, ao passo que as mulheres querem relaxar e socializar com os amigos, sendo comum a ambos os géneros beber vinho para melhorar a alimentação/refeição, porque gostam do sabor e o facto de quererem relaxar. Dodd et al (2005) salientam no seu estudo a importância do conhecimento (conhecimento objectivo, subjectivo e as necessidades de recurso a fontes externas de informação) na tomada de decisões de consumo de vinho associado às características socioeconómicas. O objectivo deste estudo foi analisar o processo de decisão e verificar como é que as motivações e emoções diferem consoante a ocasião de consumo e o género. Para tal foram definidas várias dimensões motivacionais: intelectual (estímulos intelectuais, trocas de conhecimentos); sensorial (despertar de sensações, prazer, gosto); social (o consumo como facilitador da interacção com o outro e da aprovação social). Utilizou-se também uma medida de intensidade das emoções associadas ao consumo de vinho e uma outra relativa ao conhecimento subjectivo dos consumidores. Os dados obtidos pela inquirição de 600 indivíduos em Lisboa e Porto, no acto de compra, foram analisados com recurso a modelos de equações estruturais. Os resultados indicam que a motivação sensorial e o conhecimento subjectivo predominam na aquisição de vinho para consumir numa refeição normal. A maior intensidade das emoções está presente na aquisição de vinhos espumantes. Este trabalho evidencia ainda significativas diferenças de género no que concerne à importância relativa das variáveis estudadas: os homens atribuem maior relevância às motivações intelectual e sensorial e declaram um maior conhecimento subjectivo dos vinhos e dos processos de compra. Por outro lado, as mulheres revelam maior intensidade de emoções associadas ao consumo de vinhos. Estes resultados sugerem que o género é um importante factor a ter em conta no marketing de vinhos.
- Online Travel Purchasing. A Literature ReviewPublication . Amaro, Suzanne; Duarte, PauloOver the past two decades, there has been an increasing focus on the development of Information and Communication Technologies (ICTs), as well as the impact that they have had on the tourism industry and on travelers’ behaviors. However, research on what drives consumers to purchase travel online has typically been fragmented. In order to better understand consumers’ behavior toward online travel purchasing, this article offers a review of articles that were published in leading tourism and hospitality journals, the ENTER proceedings, and several articles from other peer-reviewed journals, found on the main academic search databases. The antecedents of online travel shopping found are classified into three main categories: Consumer Characteristics, Perceived Channel Characteristics, and Website and Product Characteristics. Finally, this study identifies several gaps and provides some orientation for future research.
- Acoustics evaluation of school buildingsPublication . Pinho, Paulo; Pinto, Manuel; Almeida, Ricardo; Lemos, LuísThis paper presents results of the acoustic evaluation of eight school buildings in urban and peri-urban areas of the city of Viseu. Acoustics evaluation of school buildings was made by measurements of: reverberation time in classrooms, sound insulation between classrooms and between classrooms and corridors; impact sound insulation of floors and airborne sound insulation of façade. The sound insulation of façade was made with all elements closed and with natural ventilation conditions (banners or windows tilt mode). It was found that only two studied school buildings meet, for the performed tests, the legal requirements established in Portugal. The remaining six school buildings revealed disabled constructive aspects in relation to the acoustic requirements of school buildings compromising the quality of education.
- Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City SchoolsPublication . Pinto, Manuel; Almeida, Ricardo; Pinho, Paulo; Lemos, LuísOs edifícios devem ser projetados e construídos de modo a proporcionarem condições de iluminação natural e artificial adequadas para que as tarefas e atividades visuais que neles decorrem possam ser efetuadas em segurança, de modo preciso, em conforto, sem fadiga visual para os ocupantes e em condições de eficiência energética. Um dos principais critérios para uma caracterização adequada dos requisitos visuais nos edifícios, na perspetiva da satisfação das necessidades de conforto visual dos ocupantes e da utilização racional da energia, são os níveis de iluminância. No presente artigo apresentam-se os primeiros resultados de uma campanha experimental em curso (projeto QUAMIS) levada a feito em salas de aula de oito escolas da cidade de Viseu, pertencentes a diferentes níveis de ensino e épocas de construção. Deste modo, poderão comparar-se os níveis médios de iluminâncias e a distribuição espacial das mesmas com valores normativos existentes.
- Avaliação da técnica imunohistoquímica como método de deteção da apoptose a nível celularPublication . Garcia, Carla Sofia Pires; Vala, HelenaA apoptose constitui um processo fisiológico de morte celular, caracterizado por alterações morfológicas distintas e mecanismos bioquímicos e moleculares bem definidos. O seu papel de destaque em numerosos eventos biológicos e importantes processos patológicos conduziu a um crescente interesse na investigação dos mecanismos celulares que regulam o processo apoptótico. A aplicação de metodologias capazes de identificar células apoptóticas despoletou um enorme desenvolvimento de técnicas. No entanto, as propriedades demonstradas por estes ensaios nem sempre se aplicam ao estudo de amostras tecidulares, pelo que a escolha dos diferentes métodos deverá ser criteriosamente avaliada, tendo em conta a aplicação pretendida e as alterações morfológicas que se pretendem detetar. Das várias técnicas disponíveis para deteção da apoptose em tecidos, muitos investigadores recomendam o método TUNEL, o qual se baseia na marcação de produtos endonucleossómicos resultantes da fragmentação do DNA. Outros métodos histoquímicos também disponíveis incluem a deteção do citocromo c, libertado da mitocôndria ou a deteção das proteínas pró e anti-apoptóticas, Bax, Bidm e Bcl-2, envolvidas nos mecanismos intrínsecos da apoptose. Mais recentemente, a marcação de produtos específicos resultantes da clivagem de proteínas alvo pelas caspases, tem vindo a ser considerada uma abordagem promissora. Como principal objectivo deste trabalho pretendeu-se avaliar a técnica imunohistoquímica como método de deteção da apoptose a nível celular, em tecidos animais, tendo por base o método TUNEL, o qual permite a deteção de fragmentos de DNA. Os resultados obtidos permitiram concluir que, apesar do método TUNEL possuir as suas limitações ao nível da sensibilidade e especificidade, o mesmo constitui um mecanismo imunohistoquímico útil na deteção de células apoptóticas. Contudo, segundo opinião de vários autores, adverte-se para a necessidade da aplicação de pelo menos dois métodos imunohistoquímicos como forma de validar a ocorrência do processo apoptótico, razão pela qual se optou pela deteção do citocromo c citosólico como método complementar, uma vez que a sua libertação para o espaço citosólico se encontra implicada na ativação da apoptose.
