Browsing by Author "Prata, Paula"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Gerir a febre em crianças: Conhecimentos e práticas dos paisPublication . Santos, Margarida; Casanova, Celina; Prata, Paula; Bica, I.Introdução: a febre é um dos sintomas mais comuns na infância e uma das queixas e razões mais habituais na procura de serviços de saúde.Objetivo: analisar os conhecimentos e as práticas dos pais, com filhos menores de seis anos, na gestão de sintomas da febre.Métodos: Estudo quantitativo, exploratório e descritivo, com uma amostra de conveniência. Colheita de dados por questionário, no norte de Portugal.Resultados: amostra constituída por 145 pais, com idades entre 21 e 47 anos, 46.9% tinham o ensino superior. A maioria usava termómetro eletrónico associado ao toque para avaliar a febre e considerava valores abaixo de 38ºC como febre, 31.2% assumiram dar antipiréticos, ao filho, com valores entre 37ºC e 37.8ºC. A medicação antipirética era a intervenção preferida pela maioria dos pais. Em associação recorriam a intervenção não farmacológica, sendo a mais utilizada a diminuição da quantidade de roupa. Os pais acreditavam que a febre não tratada era capaz de causar meningite, coma, atraso mental e até mesmo morte.Conclusões: os resultados mostram uma clara falta de conhecimento dos pais sobre como cuidar de uma criança com febre: consideram valores relativamente baixos de temperatura corporal como febre e como valor de referência para a administração de antipirético e têm crenças erróneas sobre as consequências da febre na saúde das crianças. As intervenções de educação para a saúde dirigidas aos pais são necessárias para os ensinar a gerir eficazmente os sintomas da febre em crianças.
- Web application for the analysis of assessment testsPublication . Prata, Paula; Duarte, Luís; Ferrão, MariaIntroduction: An assessment test enables the evaluation of an individual’s competence or ability. Such tests are important for both teaching and professional training institutions, as well as for the recruiting of human resources in the enterprise. Objectives: The present paper introduces the “Evaluate” web application, for the analysis of assessment tests. Methods: The design and implementation of the application is described, which allows the management of assessment items, used to constitute evaluation tests, upon which results the main descriptive statistic values used under the classical test theory in the analysis of assessment tests are calculated. The application was developed in Python, within the Django framework, and tested with real assessment tests. Results: Scores are assigned to each assessment item, and various statistics — such as difficulty and discrimination index, point-biserial correlation, test internal consistency coefficient — can be obtained upon the answers of the subjects, as well as a graphic analysis of the performance of each subject on each assessment item, as well as on the test as a whole. Conclusions: The “Evaluate” application makes a meaningful contribution to a better knowledge of assessment tools used in competence evaluation, by allowing the detection of inconsistencies and the consequent improvement in the process.