Browsing by Author "Rocha, Maria Daniela Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de hábitos de consumo de alimentos para desportistas em utilizadores de ginásios: estudo preliminarPublication . Rocha, Maria Daniela Alves; Lemos, Edite Teixeira de; Correia, Ana Cristina Vilas BoasO uso de alimentos para desportistas (AD) e de suplementos alimentares (SA) pelos praticantes de exercício físico em ginásios/health clubs tem vindo a aumentar constituindo a maior parte deste grupo como clientes na aquisição destes produtos. Conhecer o seu perfil de prática de exercício, de motivações e de consumo desses produtos permitirá desenvolver estratégia de acompanhamento de forma a racionalizar a sua utilização. Assim, numa tentativa de contribuir para esse conhecimento, desenvolveu-se o presente trabalho cujo objetivo principal foi o de perceber o perfil de frequentadores de ginásio e o seu comportamento face ao consumo de AD. Desenvolveu-se um estudo qualitativo observacional transversal e descritivo. Foi aplicado um questionário (autopreenchimento) a frequentadores de cinco ginásios/health clubs situados na região de Coimbra, abordando questões dirigidas à sua caracterização sociodemográficos, hábitos de treino, utilização, prevalência e o tipo de alimentos para desportistas utilizados bem como o perfil de consumo. Aceitaram participar no estudo 352 indivíduos de ambos os sexos, a maioria eram jovens (30 anos), do sexo masculino, com grau de instrução elevado, solteiros e empregados por conta de outrem. Apresentavam um consumo elevado de AD (50%). Neste grupo foi possível verificar não só uma relação entre o peso, a prática de exercício feita há mais tempo e com maior frequência, os motivos para a sua prática e o consumo de alimentos para desportistas como também se evidenciou que são os homens os maiores consumidores de alimentos para desportistas e suplementos alimentares preferindo bebidas, proteína, aminoácidos de cadeira ramificada (BCAA), creatina e ómega-3 com objetivo de aumentar a massa muscular e a performance. Já as mulheres preferiam consumir barras e suplementos multivitamínicos. Constatou-se a existência de duas tipologias diferentes de frequentadores de ginásios/health clubs: os que efetuavam exercício pela saúde e os que praticavam apenas pelo exercício/desporto. Quando comparados verificou-se que o grupo “Desporto” pratica exercício há mais tempo, que o faz para manter a forma e que está satisfeito com o peso. Esse grupo consome mais bebidas, preferindo as bebidas para aumento da massa muscular e proteína, BCAA, creatina e ómega-3. O motivo pelo qual procura o consumo de AD é para melhorar a performance. Já o grupo “Saúde”, está insatisfeito com o peso, pratica exercício para perder o peso que atribui a motivos comportamentais e/ou de saúde e tendem a consumir AD para a dieta/forma. O presente estudo mostrou a existência de um consumo elevado de alimentos para desportistas em frequentadores de ginásio A perceção do perfil de utilizadores de ginásios/health clubs permitirá desenvolver estratégias de promoção de programas de exercício e de divulgação de conhecimentos sobre os alimentos e suplementos para desportistas.