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- As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira: uma análise temporal (1999-2017)Publication . Barreto Ramos, Adriano; Carvalho, Cláudia; Antunes, JoaquimO número de clientes nas termas em Portugal não tem parado de crescer nos últimos anos, pese embora se assista a uma diminuição no segmento designado como “clássico”. Saber o que procuram os clientes termais, quais são as suas expectativas e como se estruturam é um objetivo de todos os gestores, para fornecer serviços cada vez mais ajustados às preferências dos clientes. A legislação publicada em 2004 remete-nos também para dois conceitos aparentemente distintos: termalismo de cura/terapêutico e termalismo de bem-estar, alegadamente uma nova forma de termalismo. Depois de encontrado o conceito de termalismo e procuradas as relações entre termalismo, saúde e turismo, foi realizada a pesquisa no terreno para conhecer as expectativas dos consumidores. De forma a termos uma perspetiva de evolução, foi usado, nas Caldas da Felgueira, o mesmo questionário que tinha sido aplicado no final da década de 90, com o mesmo objetivo de pesquisa. A evolução do setor, enquadrando as Caldas da Felgueira onde se realiza o estudo de campo, é analisada num período de tempo alargado e a análise dos dados é feita em dois momentos cronológicos, sendo feita a comparação entre eles. As ilações retiradas permitirão à empresa ajustar ou reposicionar a sua oferta, de acordo com as preferências evidenciadas e definir melhor as mensagens e canais de comunicação.
- Modelling the phenological development of cv. Touriga Nacional and Encruzado in the Dão Wine Region, PortugalPublication . Rodrigues, Pedro; Pedroso, Vanda; Henriques, Carla; Matos, Ana; Reis, Samuel; Santos, João A.The grapevine vegetative cycle, which is morphologically described by its phenological stages, is strongly determined by weather conditions. Phenological models are widely applied in viticulture and are based on the assumption that air temperature is the preponderant environmental factor which determines vine development. In this study, phenological development models (PDMs) were calibrated and validated to simulate several intermediate stages between budbreak and veraison for cv. Touriga Nacional (TN) and cv. Encruzado (EN) winegrape varieties, which are widely grown in the Dao Wine Region, Portugal. These are thermal models, with which the daily sum of the rate of forcing (R) was calculated using a sigmoid function. For this purpose, a high-quality and comprehensive dataset was used which combines phenology data and weather station data in several vineyard sites spread over the region. The model showed an overall high performance (global RMSE of 5.4 days for EN and 5.0 days for TN), although it depended on the phenological stage and variety. The RMSE ranged from 3.2 to 6.2 for TN, and from 3.9 to 6.8 for EN. For both varieties and in all phenological stages, the RMSE was significantly lower than the standard deviation of the phenological observations. For TN, the model efficiency was greater than 0.71 for all phenological stages. In future studies, these models will be combined with specific models that simulate the evolution of winegrape berry quality indicators commonly used for harvest decision support. The relatively low complexity of the selected PDMs enables their use as a crop management and decision support tool. To our knowledge, no previous studies have been carried out on either of these two varieties and their intermediate phenological timings. The present study is an illustration of conceivable model development under diverse environmental conditions, thus allowing similar approaches to be adopted in other wine regions on a worldwide scale.
- Avaliação de hábitos de consumo de alimentos para desportistas em utilizadores de ginásios: estudo preliminarPublication . Rocha, Maria Daniela Alves; Lemos, Edite Teixeira de; Correia, Ana Cristina Vilas BoasO uso de alimentos para desportistas (AD) e de suplementos alimentares (SA) pelos praticantes de exercício físico em ginásios/health clubs tem vindo a aumentar constituindo a maior parte deste grupo como clientes na aquisição destes produtos. Conhecer o seu perfil de prática de exercício, de motivações e de consumo desses produtos permitirá desenvolver estratégia de acompanhamento de forma a racionalizar a sua utilização. Assim, numa tentativa de contribuir para esse conhecimento, desenvolveu-se o presente trabalho cujo objetivo principal foi o de perceber o perfil de frequentadores de ginásio e o seu comportamento face ao consumo de AD. Desenvolveu-se um estudo qualitativo observacional transversal e descritivo. Foi aplicado um questionário (autopreenchimento) a frequentadores de cinco ginásios/health clubs situados na região de Coimbra, abordando questões dirigidas à sua caracterização sociodemográficos, hábitos de treino, utilização, prevalência e o tipo de alimentos para desportistas utilizados bem como o perfil de consumo. Aceitaram participar no estudo 352 indivíduos de ambos os sexos, a maioria eram jovens (30 anos), do sexo masculino, com grau de instrução elevado, solteiros e empregados por conta de outrem. Apresentavam um consumo elevado de AD (50%). Neste grupo foi possível verificar não só uma relação entre o peso, a prática de exercício feita há mais tempo e com maior frequência, os motivos para a sua prática e o consumo de alimentos para desportistas como também se evidenciou que são os homens os maiores consumidores de alimentos para desportistas e suplementos alimentares preferindo bebidas, proteína, aminoácidos de cadeira ramificada (BCAA), creatina e ómega-3 com objetivo de aumentar a massa muscular e a performance. Já as mulheres preferiam consumir barras e suplementos multivitamínicos. Constatou-se a existência de duas tipologias diferentes de frequentadores de ginásios/health clubs: os que efetuavam exercício pela saúde e os que praticavam apenas pelo exercício/desporto. Quando comparados verificou-se que o grupo “Desporto” pratica exercício há mais tempo, que o faz para manter a forma e que está satisfeito com o peso. Esse grupo consome mais bebidas, preferindo as bebidas para aumento da massa muscular e proteína, BCAA, creatina e ómega-3. O motivo pelo qual procura o consumo de AD é para melhorar a performance. Já o grupo “Saúde”, está insatisfeito com o peso, pratica exercício para perder o peso que atribui a motivos comportamentais e/ou de saúde e tendem a consumir AD para a dieta/forma. O presente estudo mostrou a existência de um consumo elevado de alimentos para desportistas em frequentadores de ginásio A perceção do perfil de utilizadores de ginásios/health clubs permitirá desenvolver estratégias de promoção de programas de exercício e de divulgação de conhecimentos sobre os alimentos e suplementos para desportistas.