Browsing by Author "Rodrigues, Ana Filipa Pinho"
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- As estratégias de comunicação das marcas criadas em contexto online na rede social instagramPublication . Rodrigues, Ana Filipa Pinho; Silva, Paulo Alexandre Pires Pinto daTendo a produção em massa possibilitado uma maior variedade de escolha, os estilos de vida tornaram-se cada vez mais dependentes do consumo, sendo caracterizados por este. O apelo a um consumo constante tornou-se recorrente, fazendo-se para isso uso ao apelo da satisfação de desejos e necessidades de índole material e emocional. As escolhas do individuo em relação ao que adquire determinam assim o seu estilo de vida, o seu estatuto social e a sua própria identidade. O final do século XX confirmou a tecnologização do mundo, surgindo deste modo o marketing digital. Esta forma mais recente de marketing combina as técnicas do marketing tradicional com as ferramentas oferecidas pela tecnologia e pela internet, que se tornou num dos maiores veículos comunicativos e publicitários dos tempos atuais. Com isso, surgiram também as marcas criadas e difundidas especificamente na web, passando todo o seu processo de comunicação por esta rede. Este processo baseia-se em estratégias ligeiramente diferentes, criadas no contexto do marketing digital e baseando-se, sobretudo, em redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat, YouTube…), permitindo às marcas criar uma relação mais próxima com os seus clientes. O objetivo deste estudo passou por compreender as estratégias de comunicação que as marcas nascidas em contexto online adotam na rede social Instagram, observando-se as suas preferências no que diz respeito a publicações nesta plataforma e registando-se a evolução das mesmas ao longo do tempo. Pretendeu-se também entender as motivações das marcas para a escolha do meio online ao invés do meio físico e perceber a importância por elas atribuída às redes sociais, assim como quais as que consideram mais relevantes. Recorreu-se assim a uma metodologia mista (que reuniu instrumentos qualitativos e quantitativos), baseada numa entrevista a seis marcas nascidas em contexto online e a um social media manager, seguindo-se a análise de 293 publicações das referidas marcas na rede social Instagram. Procurou-se deste modo contribuir para o aumento do conhecimento sobre as marcas criadas na internet e as suas formas de comunicar nas redes sociais, assim como refletir sobre o crescente domínio e importância do meio online e das suas plataformas.