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- As estratégias de comunicação das marcas criadas em contexto online na rede social instagramPublication . Rodrigues, Ana Filipa Pinho; Silva, Paulo Alexandre Pires Pinto daTendo a produção em massa possibilitado uma maior variedade de escolha, os estilos de vida tornaram-se cada vez mais dependentes do consumo, sendo caracterizados por este. O apelo a um consumo constante tornou-se recorrente, fazendo-se para isso uso ao apelo da satisfação de desejos e necessidades de índole material e emocional. As escolhas do individuo em relação ao que adquire determinam assim o seu estilo de vida, o seu estatuto social e a sua própria identidade. O final do século XX confirmou a tecnologização do mundo, surgindo deste modo o marketing digital. Esta forma mais recente de marketing combina as técnicas do marketing tradicional com as ferramentas oferecidas pela tecnologia e pela internet, que se tornou num dos maiores veículos comunicativos e publicitários dos tempos atuais. Com isso, surgiram também as marcas criadas e difundidas especificamente na web, passando todo o seu processo de comunicação por esta rede. Este processo baseia-se em estratégias ligeiramente diferentes, criadas no contexto do marketing digital e baseando-se, sobretudo, em redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat, YouTube…), permitindo às marcas criar uma relação mais próxima com os seus clientes. O objetivo deste estudo passou por compreender as estratégias de comunicação que as marcas nascidas em contexto online adotam na rede social Instagram, observando-se as suas preferências no que diz respeito a publicações nesta plataforma e registando-se a evolução das mesmas ao longo do tempo. Pretendeu-se também entender as motivações das marcas para a escolha do meio online ao invés do meio físico e perceber a importância por elas atribuída às redes sociais, assim como quais as que consideram mais relevantes. Recorreu-se assim a uma metodologia mista (que reuniu instrumentos qualitativos e quantitativos), baseada numa entrevista a seis marcas nascidas em contexto online e a um social media manager, seguindo-se a análise de 293 publicações das referidas marcas na rede social Instagram. Procurou-se deste modo contribuir para o aumento do conhecimento sobre as marcas criadas na internet e as suas formas de comunicar nas redes sociais, assim como refletir sobre o crescente domínio e importância do meio online e das suas plataformas.
- Quality management systems in European social service organizations: A survey of EQUASS Assurance pioneer adoptersPublication . Melão, Nuno; Amorim, Marlene; Marimon, Frederic; Alegre, InésPurpose – The purpose of this paper is to analyze from an adopters’ perspective the European Quality in Social Services (EQUASS) Assurance standard, a certification program to implement a quality management (QM) system specifically tailored to European social service organizations (SSO). Specifically, it analyzes the motives, internalization, impacts, satisfaction, and renew intentions of this standard. Design/methodology/approach – The research uses a cross-sectional, questionnaire-based survey methodology with both closed and open-ended questions. Of the 381 organizations contacted, 196 responses from eight different European countries were considered valid (51.4 percent). Descriptive statistical techniques and content analysis were employed to analyze closed- and open-ended questions, respectively. Findings – The results show that SSO typically implement the certification for internal reasons, internalize EQUASS Assurance principles and practices in daily usage, obtain mainly operational and customer benefits, and consider main pitfalls such as increased workload and bureaucracy. Around 85 percent of the respondents are very satisfied or satisfied with the standard, which suggests that it meets their needs. The intention to renew the certification is also encouraging, but the final decision may be contingent on several aspects. Overall, the results reveal a rather optimistic picture, though there are some reasons for concern. Originality/value – Recent years have seen many social services implementing QM systems, but there have been few studies investigating this phenomenon. Social service managers, consultants, auditors, and the EQUASS certification body can find in this work valuable information to make their practice