Browsing by Author "Rodrigues, Rui Alberto Mendes"
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- Perceções dos Professores do Ensino Básico sobre práticas de inclusão de alunos com Necessidades Educativas EspecíficasPublication . Rodrigues, Rui Alberto Mendes; Ramalho, Henrique; Lacerda, CarlaEste trabalho de investigação aborda a temática da educação inclusiva, analisando a sua evolução histórica, conceitos, legislação e políticas públicas, bem como desafios e potencialidades. O estudo faz uma abordagem histórica da educação como um direito, destacando a transição de uma abordagem integrativa para uma abordagem inclusiva. A origem e a evolução do conceito de educação inclusiva são também exploradas, assim como a legislação e as políticas públicas que sustentam essa transição. Nesse encalço, enfatiza a importância da formação de professores para enfrentarem os desafios da inclusão e as suas perceções em relação a essa prática educativa. Do ponto de vista metodológico e empírico, o estudo enquadra-se no paradigma quantitativo, adotando procedimentos de natureza não experimental e exploratória. Em termos de descrição e análise, os dados recolhidos levaram-nos a perceber que uma percentagem bastante elevada, (88,2%) de professores, considera haver dificuldades na implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018. Apontam como constrangimentos a falta de estratégias de intervenção adequadas, a falta de recursos materiais e as falhas na formação contínua de professores. Concluímos que a maioria dos participantes se consideram professores inclusivos, porém uma grande percentagem (66,7%) afirma sentir dificuldades na promoção de atividades específicas. Numa nota conclusiva geral, o estudo sublinha a educação inclusiva como um compromisso contínuo e necessário para a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa. O trabalho enfatiza que, apesar dos avanços legislativos e das políticas públicas, a prática da inclusão ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à formação e perceções dos professores. No entanto, também destaca as potencialidades da inclusão escolar para transformar o ambiente educativo e promover a aceitação da diversidade. Assim, o estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada dos processos e práticas da educação inclusiva, oferecendo informações valiosas para pesquisadores, decisores políticos e profissionais da educação empenhados em melhorar a qualidade e a equidade no sistema educativo.