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- Referenciação para cuidados paliativos pediátricos : Utilização da Pediatric Palliative Screening ScalePublication . Preto, Catarina Sofia Rodrigues; Condeço, Luís MiguelEnquadramento: Este relatório resulta do percurso formativo para aquisição de competências, incluindo um estudo sobre a referenciação para cuidados paliativos pediátricos. Estes cuidados destinam-se a crianças e adolescentes com doenças crónicas complexas, limitantes ou ameaçadoras da vida, desde o diagnóstico, ao longo do ciclo de vida e para além da morte, garantindo a sua continuidade. Para facilitar a identificação e referenciação atempada, utilizou-se a versão portuguesa da Pediatric Palliative Screening Scale. Objetivos: Adquirir competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica, através de reflexão crítica nos estágios realizados; desenvolver uma investigação que identifique crianças e adolescentes com doença crónica complexa acompanhados na consulta de desenvolvimento de uma Unidade Local de Saúde, que possam beneficiar de referenciação para cuidados paliativos pediátricos. Metodologia: Realizou-se uma análise reflexiva das competências adquiridas em estágios na urgência pediátrica, cuidados intensivos neonatais e internamento pediátrico, fundamentada na evidência científica. Efetuou-se um estudo exploratório, descritivo, quantitativo e transversal com a aplicação da Pediatric Palliative Screening Scale, aos pais de crianças seguidas na consulta de desenvolvimento. Resultados: Os estágios proporcionaram a aquisição e consolidação de competências específicas em enfermagem pediátrica, com base numa reflexão contínua e fundamentada. A aplicação da escala revelou que 20% das crianças avaliadas poderiam beneficiar da referenciação para cuidados paliativos pediátricos. Conclusão: O percurso realizado permitiu reforçar competências profissionais e científicas. O estudo mostrou que persistem necessidades paliativas não identificadas na população pediátrica portuguesa, existindo instrumentos robustos e eficazes para promover referenciações oportunas e necessárias. Palavras-chave: Adolescente, Criança, Cuidados Paliativos, Doença Crónica, Encaminhamento e Consulta
- Entre laços e perdas : Um olhar dinâmico sobre a perda ambígua psicológica na famíliaPublication . Neves, Ângela Patrícia Ferreira; Chaves, CláudiaIntrodução: A perda ambígua psicológica, comum entre os cuidadores familiares de pessoa com demência (PcD), representa um desafio familiar contínuo marcado pela presença física e pela ausência psicológica do ente querido. Este fenómeno da perda ambígua impõe uma sobrecarga física e emocional considerável aos familiares cuidadores. Objetivo: Analisar a forma como os cuidadores familiares de PcD percecionam a perda ambígua. Metodologia: Estudo de natureza transversal, quantitativa e descritiva, com uma amostra de 10 familiares cuidadores de PcD cujos dados foram acedidos em consulta de enfermagem. Aplicação de um questionário sociodemográfico e da Escala de Limites Ambíguos (ELA), versão portuguesa. Foram considerados os procedimentos ético legais. Resultados: Os fatores da ELA sobre a ambiguidade no cuidar (Fator A) e na ligação com a PcD e rede de apoio (Fator B) sugerem que os familiares cuidadores enfrentam uma perceção moderada de ambiguidade em relação ao seu papel e à sua ligação com a PcD. Conclusão: A ambivalência, a confusão de papéis e a perda de ligação emocional aumentam a carga psicológica dos familiares cuidadores de PcD, a requerer intervenções de apoio adequadas para lidarem com emoções contraditórias e melhorar o seu bem-estar, um dos focos da ESF. Palavras-chave: Família; Demência; Perda ambígua psicológica; Enfermagem de Saúde Familiar
- Perceção de alunos dos Ensinos Básico e Secundário Inclusão escolar dos pares com Necessidades Educativas EspecíficasPublication . Sousa, Matilde Sampaio Araújo dos Santos e; Felizardo, SaraNos tempos atuais, a Educação Inclusiva é percecionada como um referencial importante para as escolas, principalmente, para o desenvolvimento de projetos promotores de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Específicas (NEE) no Ensino Básico (EB) e no Ensino Secundário (ES). É importante ter em consideração certas dimensões, como por exemplo, as perspetivas dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com NEE. Neste sentido, este projeto tem como principal propósito conhecer as perceções de alunos dos EB e ES sobre a inclusão de alunos com NEE em contexto regular de ensino. Foram formulados os seguintes objetivos: i) analisar as perspetivas dos alunos de turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico (3.º CEB) e do ES sobre a inclusão de alunos com NEE nas suas turmas e ii) compreender as perceções dos alunos em relação ao próprio comportamento potenciador da inclusão dos pares com NEE. Foi realizado um estudo de natureza quantitativa, de tipo não experimental, tendo sido utilizado o inquérito por questionário, que integrava a versão portuguesa da escala CATCH (Rosenbaum et al., 1986), adaptado por Alves e Lopes-dos-Santos (2014). A amostra, de conveniência, envolveu 199 alunos participantes de turmas selecionadas do 3.º CEB e ES. Em síntese, os resultados apontam para perceções positivas no que diz respeito à inclusão de alunos com NEE. As análises descritivas sugerem que a maioria dos alunos revela sensibilidade para a inclusão dos pares, mas também sugere constrangimentos. As respostas não estruturadas revelam uma abertura dos alunos para melhorarem as interações com os colegas e perspetivam a inclusão como um direito, fazendo referência a valores fundamentais de respeito e igualdade. As análises inferenciais revelam que existem diferenças significativas nas perceções dos alunos sobre dimensões de inclusão, em função do sexo e nível de escolaridade, o que é congruente com a literatura científica no domínio. Sabemos o papel chave da aceitação e interações entre alunos com e sem NEE na construção de ambientes escolares mais inclusivos. Neste sentido, é necessário dar continuidade a esta linha de investigação e desenvolver projetos de intervenção potenciadores da diversidade e inclusão escolar.
- Perceções dos Professores do Ensino Básico sobre práticas de inclusão de alunos com Necessidades Educativas EspecíficasPublication . Rodrigues, Rui Alberto Mendes; Ramalho, Henrique; Lacerda, CarlaEste trabalho de investigação aborda a temática da educação inclusiva, analisando a sua evolução histórica, conceitos, legislação e políticas públicas, bem como desafios e potencialidades. O estudo faz uma abordagem histórica da educação como um direito, destacando a transição de uma abordagem integrativa para uma abordagem inclusiva. A origem e a evolução do conceito de educação inclusiva são também exploradas, assim como a legislação e as políticas públicas que sustentam essa transição. Nesse encalço, enfatiza a importância da formação de professores para enfrentarem os desafios da inclusão e as suas perceções em relação a essa prática educativa. Do ponto de vista metodológico e empírico, o estudo enquadra-se no paradigma quantitativo, adotando procedimentos de natureza não experimental e exploratória. Em termos de descrição e análise, os dados recolhidos levaram-nos a perceber que uma percentagem bastante elevada, (88,2%) de professores, considera haver dificuldades na implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018. Apontam como constrangimentos a falta de estratégias de intervenção adequadas, a falta de recursos materiais e as falhas na formação contínua de professores. Concluímos que a maioria dos participantes se consideram professores inclusivos, porém uma grande percentagem (66,7%) afirma sentir dificuldades na promoção de atividades específicas. Numa nota conclusiva geral, o estudo sublinha a educação inclusiva como um compromisso contínuo e necessário para a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa. O trabalho enfatiza que, apesar dos avanços legislativos e das políticas públicas, a prática da inclusão ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à formação e perceções dos professores. No entanto, também destaca as potencialidades da inclusão escolar para transformar o ambiente educativo e promover a aceitação da diversidade. Assim, o estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada dos processos e práticas da educação inclusiva, oferecendo informações valiosas para pesquisadores, decisores políticos e profissionais da educação empenhados em melhorar a qualidade e a equidade no sistema educativo.
