Browsing by Author "Rodrigues, Vanessa Sofia Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Prática de ensino supervisionada : a influência da formação dos professores em TIC nas suas práticas de ensino : Trabalho final de mestradoPublication . Rodrigues, Vanessa Sofia Almeida; Gomes, Cristina AzevedoRESUMO Este trabalho encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte contém o relatório final de estágio, com a caracterização dos contextos onde realizei a prática de ensino supervisionada, bem como a reflexão da mesma. Na segunda parte do trabalho, encontra-se o trabalho de investigação, onde queremos perceber de partida, se a formação dos professores nas TIC influência as suas práticas de ensino aprendizagem. Hoje em dia as TIC são ferramentas essenciais na sociedade em que vivemos, e cada vez mais exige competências aos indivíduos relacionadas com as tecnologias da informação e da comunicação. Nem todos estão preparados e por vezes a própria sociedade não se encontra preparada. A tecnologia é vista como algo benéfico mas também como algo mau, que trouxe mudanças a vários níveis para as quais a maioria das pessoas não estão preparadas ou não querem estar. A escola tem tentado sempre acompanhar a evolução da sociedade, para isso é necessário criar condições para uma integração das TIC nas escola e, sendo preciso, ultrapassar muitas barreiras. O nosso estudo aborda a temática da formação dos professores em TIC, para que desta forma consigamos perceber se a mesma influência, ou não os processos de ensino e aprendizagem. Numa abordagem qualitativa entrevistámos nove docentes, três do ensino privado, três do ensino público urbano e três do ensino público rural, tendo como objectivo perceber a formação dos professores na área das TIC e verificar o seu impacto nas práticas pessoais e profissionais.