Browsing by Author "Sanches, Carlos Miguel Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comportamentos de consumo de vinho : envolvimento, estilos de vida, riscos e atributosPublication . Sanches, Carlos Miguel Pereira; Abrantes, José Luís; Seabra, CláudiaO objetivo central deste trabalho é apresentar uma visão genérica do estudo do comportamento do consumidor no que ao vinho diz respeito, desenvolvendo diferentes dimensões para um melhor entendimento desse comportamento. Foi, para esse efeito, desenvolvida a base teórica de comportamento do consumidor e de seguida especificamente do processo de tomada de decisão e compra de vinho. Desenvolveu-se uma pesquisa empírica, assente num questionário online que permitiu retirar elações relativamente às questões de estudo levantadas. A partir de uma amostra de 311 indivíduos este estudo identifica as principais ocasiões de consumo de vinho, todas elas situações com público (amigos, família, em festas), estando-lhes associado o consumo de vinho tinto, como tipo de vinho mais consumido. É ainda possível aferir que o consumidor se baseia na sua experiência e em amigos e família para tomar as suas decisões, efetuando a sua compra de vinho essencialmente em hipermercados, supermercados e restaurantes, por esta ordem de importância. Ainda de referir o sabor, região de origem e tipo de vinho como atributos mais valorizados no vinho, por um consumidor com um envolvimento moderado mas a considerar muito importantes as escolhas de vinho. Este trabalho encontra a sua originalidade no facto de explorar o comportamento do consumidor em vinhos de forma global e abrangente e, não existindo muitos trabalhos de investigação nesta área específica, sobre o consumidor português, poderá ser uma valiosa base para estratégias de marketing tanto para regiões produtoras, como para produtores e outros agentes envolvidos, bem como para o desenvolvimento de outros estudos.