Browsing by Author "Santos, Ana Margarida Fonseca"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio num Centro de Acolhimento na Região CentroPublication . Santos, Ana Margarida Fonseca; Magalhães, CátiaO presente relatório enquadra-se no Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco no contexto de estágio num Centro de Acolhimento Temporário na Região Centro. Encontra-se organizado em três partes. A prática de supervisão é parte integrante no plano de estudo do mestrado. Ao longo do documento, afere-se a divisão em três partes, onde se refere sobre temáticas e matérias integradas ao período de estágio. Os objetivos do estágio realizado na valência do Centro de Acolhimento Temporário, estão centrados na intervenção e suporte às crianças e jovens, promovendo assim o crescimento individual, emocional e social, contribuindo assim, para suprir as suas necessidades. Para atingir o objetivo geral, apresento os objetivos específicos: Adquirir experiência prática na área de intervenção psicossocial com crianças e jovens em situação de risco; Contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos utentes, promovendo o seu bem-estar psicossocial; Colaborar com a equipa técnica na identificação das necessidades individuais e na criação de planos de intervenção personalizados; Participar ativamente na realização e implementação de atividades que visam promover a autonomia e a integração social; Realizar avaliações e acompanhamentos psicossociais para monitorizar o progresso e identificar áreas de melhoria; Colaborar na criação de relatórios e documentos que registam a evolução e o trabalho desenvolvido durante o estágio; Desenvolver uma compreensão mais profunda das políticas e práticas de intervenção social com crianças e jovens em risco. Os eixos desenvolvidos na prática no contexto de estágio foram a medida/eixo I: Acompanhamento e Intervenção Socioeducativa com as crianças e jovens; medida/eixo II: Colaboração e Realização de Atividades da Instituição; medida/eixo III: Participação em atividades com a comunidade envolvente e rede de parceiros; medida/ eixo IV: Atividades sócio-lúdicas para o período de férias.