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- A responsabilidade no terceiro setor: a perceção dos gestores e dos coloboradores de organizações sociais de ÁguedaPublication . Bastos Costa, Daniela Filipa de; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana Maria; Bernardo Guia, Ana TeresaAo nível da responsabilidade social organizacional, deparamo-nos que é uma área de conhecimento remoto e definições diversas, o que originou o interesse pelo estudo em causa. Ao longo deste trabalho vamos analisar diferentes visões, tanto de investigadores científicos, como de trabalhadores de quatro organizações sociais do concelho de Águeda, percebendo como observam a responsabilidade social nas instituições onde trabalham e a forma como a mesma é reconhecida e aplicada. Aliando-se a uma intensa pesquisa bibliográfica, foram endereçados links de acesso ao inquérito por questionário para as Instituições em estudo, com o intuito de obter o máximo de informação, respondendo à questão de partida e aos objetivos propostos. Com a propagação do link entre os colaboradores, conseguimos, até ao fim do mês de novembro, 67 respostas, procedendo à sua análise. Concluímos, então, que a atuação destas Organizações vão de encontro ao esperado para o que é considerado uma Organização socialmente responsável: existem práticas ligadas à fomentação da boa relação entre os trabalhadores; são levadas a cabo ações que promovem o desenvolvimento sustentável; é possível a conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional; são programadas e concretizadas ações de formação; são tidos em conta documentos que garantem o bom funcionamento organizacional, bem como, o respeito pelos direitos humanos, entre outras boas práticas asseguradas pelos respondentes.
- Intervenção Sistémica e Holística, junto das Crianças e suas Famílias, no âmbito do Estágio no NIJPublication . Bugalho, Maria José Lopes; Fonseca, SusanaMediante a concretização do Estágio curricular, realizado na Equipa Multidisciplinar de Assessoria Técnica aos Tribunais (EMAT), substanciou-se o presente relatório de estágio. O referido, visa analisar de forma holística a evolução do Sistema de Promoção e Proteção das Crianças e Jovens em Perigo. A EMAT intervém junto de crianças e jovens em perigo, tendo em vista encetar esforços no sentido de remover situações de perigo que colocam o desenvolvimento integral da criança/jovem em causa. Numa ótica sistémica e sob o superior interesse da criança intervém-se sob o princípio da prevalência familiar (alínea h, do art.4º da LPCJP). De acordo com a literatura, medidas em meio natural de vida, nomeadamente apoio junto dos pais ou o projeto de vida tendo em vista a reunificação familiar, são as opções mais elencadas pelo nosso sistema de promoção e proteção, não obstante, percebemos que a intervenção na parentalidade em contexto de risco no ordenamento jurídico português não se encontra regulamentado. Ao invés disso, o apoio social prestado às crianças e suas famílias em Portugal é caracterizado por uma forte pareceria com o terceiro setor. Analisada a realidade e na medida em que os comportamentos dos progenitores se encontram direta ou indiretamente correlacionados aos comportamentos dos filhos, intervir com as famílias torna-se a variável primordial para o sucesso da intervenção, sendo premente uma intervenção ecológica e sistémica junto da criança/jovem e sua família.
- Relatório de Estágio num Centro de Acolhimento na Região CentroPublication . Santos, Ana Margarida Fonseca; Magalhães, CátiaO presente relatório enquadra-se no Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco no contexto de estágio num Centro de Acolhimento Temporário na Região Centro. Encontra-se organizado em três partes. A prática de supervisão é parte integrante no plano de estudo do mestrado. Ao longo do documento, afere-se a divisão em três partes, onde se refere sobre temáticas e matérias integradas ao período de estágio. Os objetivos do estágio realizado na valência do Centro de Acolhimento Temporário, estão centrados na intervenção e suporte às crianças e jovens, promovendo assim o crescimento individual, emocional e social, contribuindo assim, para suprir as suas necessidades. Para atingir o objetivo geral, apresento os objetivos específicos: Adquirir experiência prática na área de intervenção psicossocial com crianças e jovens em situação de risco; Contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos utentes, promovendo o seu bem-estar psicossocial; Colaborar com a equipa técnica na identificação das necessidades individuais e na criação de planos de intervenção personalizados; Participar ativamente na realização e implementação de atividades que visam promover a autonomia e a integração social; Realizar avaliações e acompanhamentos psicossociais para monitorizar o progresso e identificar áreas de melhoria; Colaborar na criação de relatórios e documentos que registam a evolução e o trabalho desenvolvido durante o estágio; Desenvolver uma compreensão mais profunda das políticas e práticas de intervenção social com crianças e jovens em risco. Os eixos desenvolvidos na prática no contexto de estágio foram a medida/eixo I: Acompanhamento e Intervenção Socioeducativa com as crianças e jovens; medida/eixo II: Colaboração e Realização de Atividades da Instituição; medida/eixo III: Participação em atividades com a comunidade envolvente e rede de parceiros; medida/ eixo IV: Atividades sócio-lúdicas para o período de férias.
- A inteligência emocional nas organizações do terceiro setor: estudo de caso na fundação Luís VicentePublication . Cosme Mesquita, Inês; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana Maria; Pereira Duarte, Filipe AlexandreÉ de conhecimento geral o papel imperativo que as Organizações Sociais possuem no novo panorama vivido em Portugal, devido às constantes alterações tecnológicas, ambientais, sociais, políticas, climatéricas, económico-financeiras e organizacionais. Os colaboradores destas organizações lidam diária e constantemente com emoções e sentimentos, e nesse sentido é crucial que se retenham recursos humanos com valor, que sejam capazes de se adaptar à mudança e consigam gerir corretamente as suas emoções, garantindo o seu bem-estar, assim como o sucesso, estabilidade e sustentabilidade das instituições e dos seus clientes. Neste contexto, a Inteligência Emocional surge como um pilar essencial para qualquer organização, permitindo que estas cumpram, da melhor forma possível, a missão e visão estipuladas, desenvolvendo uma boa vantagem competitiva. Dada a relevância e pertinência deste tema, o objetivo primordial deste trabalho consubstancia-se na análise da importância da Inteligência Emocional nas Organizações do Terceiro Setor, bem como no impacto e influência que este conceito detém na gestão das mesmas. Sendo esta pesquisa um estudo de caso, para essa análise foi adotada uma metodologia qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a administração de uma entrevista à Direção da Fundação Luís Vicente e a aplicação de um questionário aos colaboradores da mesma. Como principais conclusões deste estudo podemos ressaltar o facto de que as emoções dos colaboradores devem ser trabalhadas em seu proveito, bem como da Instituição, de forma a mantê-los satisfeitos e motivados, pois pessoas detentoras de Inteligência Emocional possuem todas as características necessárias para contribuírem para o sucesso das instituições.
- Caracterização Anonimizada de Utilizadores de Twitter com base na Análise de SentimentoPublication . Saraiva, Gonçalo Sebastião Trindade; Pinto, Filipe Marques da Silva Cabral; Guedes, Ana Cristina WanzellerAo longo dos anos, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela constante inovação de serviços, a sociedade tem intensificado substancialmente o uso das redes sociais, alcançando níveis de dependência (SNS, 2020). A rede social X (antigo Twitter) é uma rede social que permite aos seus utilizadores partilhar as suas opiniões. Esta é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente (Martin, 2023) e, quando surgiu, era permitido um máximo de 140 caracteres por tweet, valor que foi aumentado para 280 em 2017. Em Portugal, 2,5 milhões de pessoas usam a rede social X e, mundialmente, esta rede social conta com mais de 330 milhões de utilizadores, o que origina em média a criação de 5 787 tweets por segundo em todo o mundo, o que equivale a quase 500 milhões diariamente (Bacelar, 2022). Estes tweets geram uma quantidade significativa de dados, dados estes que estão a ser cada vez mais importantes na atualidade, pois é possível retirar informações relevantes e/ou ser capaz de identificar perfis. Isto é alcançado através da tecnologia e da descoberta de novas técnicas e algoritmos, sendo estas as principais razões para o desenvolvimento deste projeto. O projeto teve os seguintes objetivos: • Tratar Dados de forma a conseguir obter o melhor resultado possível. • Determinar tópicos para conseguir perceber os assuntos. • Classificar os tweets de modo a determinar se os utilizadores são a favor, contra ou neutros relativamente aos tópicos discutidos nas redes sociais. • Recomendar conteúdos com base no sentimento detetado anteriormente, tendo em conta o tópico abordado. Com o intuito de esclarecer os objetivos deste estudo, propõe-se o seguinte exemplo ilustrativo: Se o Presidente da República for a entidade selecionada, procede-se, assim, à recolha de tweets que façam menção ao perfil "@PresidenteDaRepublica". Em seguida, serão realizadas as etapas necessárias para o tratamento adequado desses tweets, seguido pela identificação dos tópicos mais frequentemente discutidos em relação a essa figura pública. Isso estabelecerá a base de dados fundamental para a condução deste projeto. Uma vez obtida a base de dados, sólida e coesa, realiza-se a análise de sentimento com o objetivo de identificar e classificar os perfis de utilizadores em categorias como "Positivo", "Neutro" ou "Negativo" em relação a diversos temas relacionados com a entidade. Posteriormente, será implementado um sistema de recomendação para enviar conteúdos diferenciados a cada grupo de utilizadores previamente identificados. Esta abordagem permitirá potencialmente influenciar as opiniões das pessoas ou auxiliá-las na formação de opiniões bem fundamentadas e construtivas, independentemente das opiniões serem positivas ou negativas a determinados assuntos.