Browsing by Author "Santos, Catarina Mendes Lopes dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Método multissensorial para a aprendizagem da leitura e escrita em crianças com perturbações neurodesenvolvimentaisPublication . Santos, Catarina Mendes Lopes dos; Amante, Maria João; Silva, Ana IsabelAs dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita são uma constante nas escolas nos dias de hoje. É, portanto, urgente investigar metodologias de ensino que permitam, às nossas crianças, atingir o sucesso académico. Este projeto de investigação pretende, através da construção e aplicação de um programa de ensino baseado na metodologia multissensorial, documentar e compreender as alterações nas aprendizagens de leitura e escrita. Adotando uma metodologia de natureza qualitativa, estudo de caso múltiplo, foram selecionados cinco participantes, por conveniência, com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), Perturbações Fonológicas (PF) e dificuldades severas de aprendizagem. A metodologia multissensorial agrega, na sua estrutura, estratégias que contemplam um maior número de ajudas sensoriais, como as visuais e auditivas, tradicionalmente utilizadas, como também as cinestésicas e táteis. O aumento destas ajudas funciona como uma técnica compensatória, possibilitando à criança maior probabilidade de sucesso. Recorrendo a instrumentos, como o Infant/ Toddler Sensory Profile (ITSP) e Avaliação das Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (ACLLE), foi possível respetivamente caraterizar o perfil sensorial de cada participante e analisar a evolução das suas aprendizagens durante o programa, nas áreas da consciência fonológica, leitura e escrita. Após quatro meses de intervenção, semanal, com o programa multissensorial foi possível constatar que surgiram melhorias nas aprendizagens de leitura e da escrita. É ainda de referir que apesar de não ter sido um dos objetivos deste estudo, também se registaram melhorias na consciência fonológica de todos os participantes.