Browsing by Author "Santos, Magda"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- The importance of using social networks and relationship marketing in hotel management: A study with tourists in the Autonomous Region of MadeiraPublication . Antunes, Joaquim; Santos, Magda; Morais, Nídia SaloméNeste artigo expõem-se e discutem-se alguns dos resultados obtidos no âmbito de um estudo sobre a gestão hoteleira, realizado na Região Autónoma da Madeira. Este estudo procurou perceber a importância das técnicas de marketing relacional e a identificação dos fatores mais importantes para os hóspedes no relacionamento com o hotel. A investigação adquiriu um carácter descritivo, o que permitiu perceber o que os turistas pretendem e como atuam nas suas decisões. Através de uma metodologia mista que passou pela realização de três entrevistas a responsáveis de hotéis e de 188 questionários aos turistas foi possível verificar que o Facebook é a rede social mais utilizada para o planeamento de uma viagem, tal como é a eleita pelos hotéis para possuírem um perfil. Durante a análise foi possível, também, constatar que os consumidores consideram importante que os hotéis tenham em conta os pacotes de desconto para futuras estadias, os agrados no check-in e durante a estadia, a personalização dos serviços, o tratamento personalizado, como ser reconhecido pelo seu próprio nome, sendo importantes para o melhoramento e manutenção da relação. O estudo realizado permitiu também concluir que nem todos os hotéis utilizam ainda de forma mais eficaz as ferramentas de marketing digital.