Browsing by Author "Sequeira, Carlos"
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- Attachment patterns and suicidal behaviours on higher education studentsPublication . Gonçalves, Amadeu; Duarte, João; Sequeira, Carlos; Cabral, Lídia; Freitas, PaulaIntroduction: Every individual has a necessity to establish affective relationships throughout life in order to feel comfort and support. This need is called attachment and allows the human being to explore the world, acquiring knowledge about himself and everyone else(1) There are several changes that occur on students’ lives when enrolling and attending university, a period that is known to include a set of situational and academic transitions which might lead to mental health problems, and thus making students more vulnerable and more prone to develop suicidal behaviours. Objectives: To determine the prevalence of suicidal ideation on higher education students and to assess its relationship with attachment patterns. Methods: Quantitative, descriptive and correlational study, applied on a sample of 1074 students from a Portuguese higher education institution. Data collection was possible through an online platform that included a survey with questions regarding sociodemographical and academic profiling, the Portuguese version of the Adult Attachment Scale (EVA)(2) and the Suicidal Ideation Questionnaire(3) Results: Students’ age varies between the 17 and 49 ( = 23,9 years old ± 6,107 Sd), the vast majority (64.7%) are females. Results show that the presence/severity of suicidal thoughts is low ( = 13.84; ± 20.29 Sd) on a scale from 0 to 180 and cut-off point > 41 for values that suggest potential suicidal risk, and based on that, 84 students were identified (7,8%). We verified significant relationships between suicidal ideation and anxiety and attachment (r=0.314 p=0.000). Conclusions: Although there is not a high prevalence of suicidal ideation on students, we found 84 students in our sample (7,8%) that reveal a potential risk for suicide. The results also show that young students with safe attachment patterns display less suicidal ideation. Safe attachment patterns are essential on interpersonal and social relationships and play an important role during the academic period. We cannot be indifferent towards this issue due to its individual, familiar and social repercussions. Every higher education institution should then establish student support offices and develop mental health promotion programs as well as suicide prevention campaigns.
- Ideação Suicida em Estudantes do Ensino Superior Politécnico: Influência de Algumas Variáveis Sociodemográficas, Académicas e ComportamentaisPublication . Gonçalves, Amadeu; Sequeira, Carlos; Duarte, João; Freitas, PaulaResumo Introdução: Este artigo procede à divulgação de alguns resultados obtidos, a partir de um estudo mais alargado, desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências de Enfermagem, e nele se pretende avaliar a prevalência da ideação suicida em estudantes do ensino superior politécnico e conhecer quais os fatores, eventualmente associados, com o intuito de definir o perfil de risco para a presença de elevada ideação suicida/risco suicida. Durante a frequência do ensino superior ocorrem múltiplas mudanças na vida dos estudantes, pois trata-se de um período marcado por um conjunto de transições desenvolvimentais e académicas que podem originar algumas crises situacionais e problemas de saúde mental, tornando estes estudantes potencialmente mais vulneráveis e com risco aumentado para os comportamentos suicidários. Os comportamentos suicidários constituem, atualmente, um problema de saúde pública, sendo o suicídio a segunda causa de morte na população jovem na maioria dos países europeus. Objetivos: Determinar a prevalência da ideação suicida nos estudantes do ensino superior politécnico e analisar a sua relação com algumas variáveis sociodemográficas, académicas e comportamentais. Métodos: Estudo quantitativo, descritivo e correlacional, realizado numa amostra do tipo não probabilístico intencional, constituída por 1074 estudantes de uma instituição de ensino superior da região centro de Portugal. A colheita de dados foi efetuada através de uma plataforma online e teve por base um questionário com questões relativas à caracterização sociodemográfica e académica dos estudantes e um Questionário de Ideação Suicida (QIS) de (Ferreira & Castela, 1999). Resultados: A idade dos estudantes da amostra oscila entre os 17 e os 49 ( = 23,9 anos ± 6,107 dp), a grande maioria (64.7%) é do sexo feminino. Os resultados mostram que a presença/gravidade de pensamentos suicidas é de ( = 13.84; ± 20.29 Dp) numa escala de 0 a 180 e ponto de corte > 41 para valores sugestivos de potencial risco suicida, com base no qual foram identificados 84 estudantes (7,8%). As variáveis que produziram significância estatística com a ideação/risco de suicídio nos estudantes foram: Sexo (feminino); Estado civil (solteiro); Coabitação em tempo de aulas (viver sozinho); Desempenho académico (reprovações); Comportamentos aditivos (consumo de drogas e psicofármacos). Conclusões: Embora a prevalência de ideação suicida nos estudantes não seja elevada, encontramos na nossa amostra 84 estudantes (7,8%) com potencial risco de suicídio. Não poderemos ficar indiferentes a esta problemática pelas suas repercussões individuais, familiares e sociais. Todas as instituições de ensino superior deveriam possuir gabinetes de apoio aos estudantes e desenvolver programas de promoção da saúde mental e prevenção do suicídio em meio académico.
- Temas a Incluir num Programa Psicoeducativo para Familiares Cuidadores de Pessoas com Demência, a Residir no DomicílioPublication . Sousa, Lia; Sequeira, Carlos; Ferré-Grau, CarmeIntrodução: A família, na maioria dos casos, assume os cuidados às pessoas com demência, a residir no domicílio. Os programas psicoeducativos visam ensinar um conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais aos cuidadores familiares para lidarem com as dificuldades diárias e com o stress.Objetivo: Identificar os temas a incluir num programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência a residir no domicílio.Métodos: revisão integrativa da literatura, focus groups e estudo Delphi.Resultados: Os temas-chave validados para integrarem um programa psicoeducativo foram: a demência; comunicação e comportamento; atividades básicas e instrumentais de vida diária; estratégias de coping e de resolução de problemas; saúde física e mental do cuidador e utilização de recursos na comunidade.Conclusões: Este trabalho permitiu identificar um conjunto de temas-chave a integrar um programa psicoeducativo para familiares cuidadores de pessoas com demência, o que pode ser uma mais-valia para a uniformização destas intervenções pelos profissionais de saúde.