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- A estratégia da informação na rádio em Portugal: um estudo de caso comparativo entre a emissora de serviço público Antena 1 e a rádio de serviço privado RenascençaPublication . Silva, Ana Isabel Fernandes e; Midões, MiguelHá muito que se fala do possível desaparecimento da rádio, desde o aparecimento da televisão, à chegada da internet e das redes sociais. A verdade é que tem vindo a constatar-se uma evolução deste meio de comunicação tradicional e uma adaptação aos novos tempos. Numa altura em que é tão fácil divulgar e chegar a mais pessoas ao mesmo tempo, torna-se importante perceber de que forma são produzidas as notícias, tentando perceber a credibilidade dos órgãos de comunicação social, nomeadamente a rádio, durante a rotina produtiva, independentemente do setor em que se enquadram, público ou privado. Este trabalho pretende analisar e perceber quais as estratégias utilizadas pela rádio de serviço público na construção do seu serviço de informação, mais especificamente o caso da sua rádio principal, a Antena 1, comparando com a construção noticiosa desenvolvida pela emissora privada, Rádio Renascença. Esta pesquisa envolve uma metodologia mista, estruturada com base numa análise quantitativa a quinze dias de noticiários de ambas as rádios, suportada depois com uma análise qualitativa, fundada em quatro entrevistas a elementos das emissoras, nomeadamente editores e diretores de informação, bem como de observação participante realizada ao longo de dois estágios curriculares presenciais nas respetivas redações. Neste estudo comparativo tenta-se perceber quais as diferenças na escolha das temáticas abordadas e no género jornalístico usado para a sua divulgação, assim como em que medida é que as fontes podem influenciar a rotina produtiva das notícias. A pesquisa foca-se ainda a tentar perceber se uma rádio gerida com financiamento do Estado (Antena 1) e uma rádio detida pela Igreja Católica (RR) transparecem no seu serviço noticioso o peso destas instituições e se a estratégia informativa das emissoras é moldada por esta realidade.