Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Hábitos de Consumo Sustentável em Contexto de Pandemia COVID-19: um estudo de caso com estudantes de ensino superiorPublication . Pinto, Diana Sofia Almeida Filipe; Gomes, Cristina AzevedoEste estudo apresenta os hábitos de consumo sustentável dos estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu lESEV) durante a pandemia da COVID-19. desde o mês de março de 2020 até 30 mês de março de 2022. A pandemia da COVID-19 desafiou as pessoas em múltiplas perspetivas. levando a preocuparem-se mais com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Nesse sentido, é importante estudar e perceber qual a relação entre a pandemia da COVID-19 com as atitudes das pessoas sobre a sustentabilidade. Este estudo teve como objetivo perceber se a pandemia da COVID-19 impulsionou ou não o consumo sustentável nos estudantes da ESEV. analisando o nivel de preocupação dos estudantes com o desenvolvimento sustentável e tentando compreender se as preocupações com a sustentabilidade influenciam a intenção de compra dos estudantes e se a maior informação sobre a sustentabilidade divulgada pelos meios de comunicação social influencia os estudantes a consumir. de forma sustentável. Utilizando o método descritivo. numa abordagem metodológica quantitativa. aplicou-se um inquérito por questionário online a 261 alunos da ESEV. Os resultados desta investigação indicam que a pandemia da COVID-19 impulsionou o consumo sustentável nos estudantes da ESEV.
- Enoturismo: A Região do Dão e o Trabalho em RedePublication . Meneses, Juliana Maria Almeida; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Pato, Maria Lúcia de JesusAo longo do tempo, o Enoturismo tem-se expressado como um veículo de desenvolvimento económico das regiões. Na ótica dos turistas, as regiões mais afamadas em Portugal são o Douro e o Alentejo. Contudo, também outras regiões vitivinícolas iniciam o caminho para a sua projeção além-fronteiras, como é o caso da Região do Dão (RD). É neste contexto que nos deparamos com o imprescindível trabalho em rede desenvolvido pelas Rotas de Vinhos; centrado não só na dinamização do infindável mundo dos vinhos, bem como no posicionamento diferenciador num mercado cada vez mais competitivo. A presente Dissertação de Mestrado é desenvolvida no âmbito do Projeto de Investigação TWINE - “Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas”. Esta investigação surgiu da necessidade de preencher algumas lacunas detetadas na revisão de literatura sobre o Enoturismo na RD e para perceber os benefícios subsequentes do trabalho em rede acordado entre os aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD) e a relação entre estes últimos e outros players do mercado, no sentido de ampliar o valor da RD. Além da revisão de literatura sobre enoturismo e trabalho em rede, esta investigação recai sobre a análise de 42 entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos aderentes da RVD. Aliada a esta abordagem, as respetivas páginas web e redes sociais serão examinadas através de um conjunto de indicadores assentes na revisão de literatura. Este trabalho de investigação permitirá analisar o estado de evolução do enoturismo na RD e observar o trabalho em rede desenvolvido entre os aderentes. Concluiu-se que a maioria dos aderentes apenas partilha a informação base sobre a sua entidade nas suas páginas web, não apresentando grande informação sobre a RD. Após a avaliação dos resultados das várias variáveis pode afirmar-se que grande parte dos aderentes trabalha por si e para si, não existindo grande cooperação em rede.
- A estratégia da informação na rádio em Portugal: um estudo de caso comparativo entre a emissora de serviço público Antena 1 e a rádio de serviço privado RenascençaPublication . Silva, Ana Isabel Fernandes e; Midões, MiguelHá muito que se fala do possível desaparecimento da rádio, desde o aparecimento da televisão, à chegada da internet e das redes sociais. A verdade é que tem vindo a constatar-se uma evolução deste meio de comunicação tradicional e uma adaptação aos novos tempos. Numa altura em que é tão fácil divulgar e chegar a mais pessoas ao mesmo tempo, torna-se importante perceber de que forma são produzidas as notícias, tentando perceber a credibilidade dos órgãos de comunicação social, nomeadamente a rádio, durante a rotina produtiva, independentemente do setor em que se enquadram, público ou privado. Este trabalho pretende analisar e perceber quais as estratégias utilizadas pela rádio de serviço público na construção do seu serviço de informação, mais especificamente o caso da sua rádio principal, a Antena 1, comparando com a construção noticiosa desenvolvida pela emissora privada, Rádio Renascença. Esta pesquisa envolve uma metodologia mista, estruturada com base numa análise quantitativa a quinze dias de noticiários de ambas as rádios, suportada depois com uma análise qualitativa, fundada em quatro entrevistas a elementos das emissoras, nomeadamente editores e diretores de informação, bem como de observação participante realizada ao longo de dois estágios curriculares presenciais nas respetivas redações. Neste estudo comparativo tenta-se perceber quais as diferenças na escolha das temáticas abordadas e no género jornalístico usado para a sua divulgação, assim como em que medida é que as fontes podem influenciar a rotina produtiva das notícias. A pesquisa foca-se ainda a tentar perceber se uma rádio gerida com financiamento do Estado (Antena 1) e uma rádio detida pela Igreja Católica (RR) transparecem no seu serviço noticioso o peso destas instituições e se a estratégia informativa das emissoras é moldada por esta realidade.