Browsing by Author "Silva, Anabela dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Educação Visual e Educação Tecnológica como potenciadores da relação professor-alunoPublication . Silva, Anabela dos Santos; Rodrigues, PaulaO presente Relatório Final de Estágio, foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, contemplando duas partes. A primeira parte é constituída por uma síntese relativa à fase das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III. Desta forma, são abordados contextos, análises e reflexões críticas das práticas desenvolvidas em estágio sendo que os Relatórios de Estágio referentes a cada um dos períodos de Prática Pedagógica se encontram em anexo. A segunda parte diz respeito ao projeto de investigação, que teve como tema “A Educação Visual e a Educação Tecnológica como Potenciadoras da Relação ProfessorAluno”. No que respeita à segunda parte, a investigação procurámos contribuir para o estudo da relação professor aluno no âmbito das Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET). No enquadramento teórico procurámos estudar a problemática apoiados em alguns autores de referência como John Dewey, Carl Rogers, Elliot Eisner e Lev Vigotski. No que respeita ao estudo empírico, optámos por uma abordagem predominantemente qualitativa fazendo um trabalho de investigação junto de alunos de 5.º e 6.º anos e professores da escola de Mundão, onde houve oportunidade de realizar as Práticas de Ensino Supervisionadas II e III. As entrevistas de grupo e questionários foram os métodos escolhidos para o desenvolvimento da recolha de dados. Respondendo aos objetivos iniciais enunciados a partir da questão de partida, os resultados obtidos permitem-nos chegar a algumas conclusões, nomeadamente no que diz respeito à perceção dos alunos face à importância da relação entre Professor Aluno para o desenvolvimento da autoestima, expressividade e criatividade no contexto das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.