Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Modelo machine learning para padrões alimentares de doentes com AlzheimerPublication . Cardoso, Tiago Ribeiro; Cunha, Carlos Augusto da Silva; Duarte, Rui Pedro Monteiro AmaroEste trabalho pretende explorar a aplicação de técnicas de machine learning na análise de padrões de alimentares. A área de machine learning pode ser aplicável a qualquer indústria e que, se corretamente aplicada, poderá trazer benefícios que até agora eram impossíveis de alcançar para a qualidade da vida humana. Por estas razões a utilização de técnicas de machine learning tem vindo nos últimos anos a ganhar importância no âmbito do reconhecimento de padrões para suporte á tomada de decisões. A doença de Alzheimer leva as pessoas a perder a autonomia de exprimir as suas necessidades. Com isto os doentes de Alzheimer tornam-se dependentes de outras pessoas, mesmo para as tarefas mais básicas, nomeadamente a escolha de alimentos. Tornando assim o controlo alimentar destas pessoas uma tarefa bastante importante executada pela pessoa que apoia a sua rotina diária, denominada de Cuidador Informal (CI). Este acompanhamento é sem dúvida um processo que exige do CI uma grande responsabilidade, disciplina e habilidade para lidar com possíveis adaptações circunstanciais, como a substituição de alimentos prescritos no plano alimentar por outros equivalentes ou a combinação cuidadosa de alimentos. A combinação de alimentos é um fator sobretudo ligado à preferência dos próprios doentes, para além das regras de combinação dos alimentos recomendados pelos especialistas da doença, existem padrões particulares a cada indivíduo que podem variar ao longo do tempo. Pretende-se assim, desenvolver um modelo de machine learning para detetar padrões a partir do registo prévio alimentar, podendo substituir o doente nas suas escolhas e auxiliar a pessoa que o acompanha. Pretende-se explorar várias combinações de configurações, adaptando os valores dos diferentes hiperparâmetros na execução do trabalho experimental, para comparar e obter resultados que servirão para retirar conclusões sobre a aplicação destas técnicas neste contexto.
- Reutilização de Materiais em Educação Visuale Educação Tecnológica Como Forma Democrática deAcesso a RecursosPublication . Almeida, Wilson Emanuel Jerónimo; Figueiredo, SofiaO presente relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Viseu, surge no âmbito de mestrado e na consequente obtenção do grau de mestre no Ensino de Educação Visual e Tecnológica no ensino básico. O presente relatório encontra-se organizado em duas partes, onde a primeira é alusiva a todo o percurso do mestrando ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (I, II e III), em contexto sala de aula, no 2º ciclo de ensino com turmas do 5º e 6º ano, onde são abordadas e devidamente refletidas as dificuldades sentidas e observadas na sala de aula ao longo dos três semestres em que a Prática de Ensino Supervisionada assentou. A segunda parte debruça-se sobre a investigação levantada pelo mestrando que pretendeu abordar a Reutilização de materiais em Educação Visual e Educação Tecnológica como forma democrática de acesso a recursos. A problemática partiu inicialmente da experiência e da vivência do mestrando durante o seu percurso escolar, assim como da observação realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada I (PES I). A metodologia aplicada foi o estudo descritivo de carácter misto, com recurso ao inquérito por questionário, tendo como inquiridos os professores de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2º ciclo, e também alguns Encarregados de Educação. De forma a averiguar a problemática levantada, foram estudados artistas que praticam a reutilização de materiais, assim como empresas nacionais e internacionais que dão importância à preservação do meio ambiente. Também foi tido em consideração a forma como os países desenvolvidos incentivam a população a reciclar, e as diferenças do que é praticado em Portugal. Sendo a problemática em estudo direcionada para o ensino, foi realizada uma contextualização sobre a democratização no ensino e de que forma a prática da reutilização de materiais pode colaborar com tudo o que é defendido na escola democrática. Os resultados e discussões apresentados visam dar resposta aos objetivos inicialmente levantados, sendo que, segundo o ponto de visto dos inquiridos, a reutilização de materiais nas aulas e consequente recolha em casa, para além da atenuação nos gastos escolares, apresenta-se como uma mais valia no que diz respeito à descoberta e ao tratamento dos vários tipos de materiais por parte dos alunos. Boa prática da reutilização permite ainda a partilha e a cooperação entre os alunos.
- A Educação Visual e Educação Tecnológica como potenciadores da relação professor-alunoPublication . Silva, Anabela dos Santos; Rodrigues, PaulaO presente Relatório Final de Estágio, foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, contemplando duas partes. A primeira parte é constituída por uma síntese relativa à fase das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III. Desta forma, são abordados contextos, análises e reflexões críticas das práticas desenvolvidas em estágio sendo que os Relatórios de Estágio referentes a cada um dos períodos de Prática Pedagógica se encontram em anexo. A segunda parte diz respeito ao projeto de investigação, que teve como tema “A Educação Visual e a Educação Tecnológica como Potenciadoras da Relação ProfessorAluno”. No que respeita à segunda parte, a investigação procurámos contribuir para o estudo da relação professor aluno no âmbito das Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET). No enquadramento teórico procurámos estudar a problemática apoiados em alguns autores de referência como John Dewey, Carl Rogers, Elliot Eisner e Lev Vigotski. No que respeita ao estudo empírico, optámos por uma abordagem predominantemente qualitativa fazendo um trabalho de investigação junto de alunos de 5.º e 6.º anos e professores da escola de Mundão, onde houve oportunidade de realizar as Práticas de Ensino Supervisionadas II e III. As entrevistas de grupo e questionários foram os métodos escolhidos para o desenvolvimento da recolha de dados. Respondendo aos objetivos iniciais enunciados a partir da questão de partida, os resultados obtidos permitem-nos chegar a algumas conclusões, nomeadamente no que diz respeito à perceção dos alunos face à importância da relação entre Professor Aluno para o desenvolvimento da autoestima, expressividade e criatividade no contexto das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.