Browsing by Author "Silva, Andreia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Cultural Indicators as a Tool for Assessing Sustainable Development in the Alto Douro Wine RegionPublication . Mota, Miguel Ângelo Sousa Dias Ferreira da; Silva, Andreia; Vieira, Isabel; Fernandes, Didiana; Rodrigues, AnaCulture has been particularly emphasised over the years in discussions about sustainable development, being considered as one of its fundamental pillars alongside the environmental, economic, and social dimensions. The measurement of the impact of culture on sustainable development is still very incipient, so the purpose of this study is to study how culture can influence the sustainable development of the Alto Douro Wine Region, using the tool designed by UNESCO, the UNESCO Thematic Indicators for Culture in the 2030 Agenda. The methodology adopted was based on the collection of secondary, qualitative, and quantitative data. It was intended to propose a specific methodological tool, by selecting a set of 6 indicators, among the 22 proposed by the UNESCO tool, which were considered the most relevant considering the effort and cost of obtaining them. The results obtained revealed that there was a positive evolution of the cultural sector in the territory, after its integration by UNESCO in the World Heritage List, capable of promoting
- Perspetivas sobre os Trabalhos Para Casa em Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Andreia; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, I.O presente trabalho aborda um estudo que procurou compreender as perspetivas dos professores e alunos sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) em Ciências Naturais, no 2.º Ciclo do Ensino Básico e que foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Para o efeito, recorreu-se ao inquérito por questionário e à entrevista na modalidade de focus group. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 13 professores do 5.º e 6.º anos de escolaridade do concelho de Viseu e a 369 alunos, na sua grande maioria, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. A entrevista, subsequente a uma atividade experimental como TPC, foi realizada a quatro grupos de alunos de uma turma do 5.º ano. Os resultados revelaram que os professores solicitam semanalmente TPC nesta disciplina, considerando-os muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a maioria dos TPC tem origem no manual escolar, em consonância com o que sucede noutras disciplinas. Os profissionais revelaram estar cientes de que os seus alunos estão a perder o entusiasmo e interesse pelos TPC, mas a grande pressão causada pelos programas e até pelos próprios pais, que tendem a avaliar o professor pela quantidade de TPC que solicitam, tem prejudicado o modo, o tipo e a quantidade de TPC que requerem. Relativamente aos alunos, na sua maioria, apurou-se que realizam os TPC e também os consideram importantes, uma vez que os ajudam a estudar, aumentam a curiosidade e melhoram os seus hábitos de estudo. As tarefas que realizam com maior frequência e aquelas que os professores também solicitam mais vezes são as fichas do manual escolar. Contudo, através da entrevista, pudemos constatar que os alunos reagem com mais entusiasmo e motivação a TPC inovadores, fora do contexto tradicional. Como se evidenciou, os discentes preferem TPC em que desempenhem um papel ativo, que façam sentido e impliquem uma maior iniciativa e protagonismo da sua parte, no processo de ensino-aprendizagem.