Browsing by Author "Silva, Carlos Filipe Almeida"
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- Marketing de Influência e seus Digitais InfluencersPublication . Silva, Carlos Filipe Almeida; Antunes, Joaquim GonçalvesNo decorrer dos anos têm-se presenciado uma evolução enorme nos temas ligados às tecnologias e ao marketing. Neste momento vive-se num “mundo” completamente diferente de o que se vivia há 10 anos atrás. O marketing foi evoluindo moldando-se à realidade atual, com o aparecimento das tecnologias, internet e por consequência tudo o se que associa como as redes sociais e os influenciadores digitais também foram surgindo. Estes, os influenciadores, são vistos como referências pelos consumidores, pessoas capazes de avaliar, julgar e determinar se um determinado produto atende aos requisitos necessários com base nas necessidades de cada um. São, hoje em dia, uma das principais fontes de informação dos consumidores e por consequência em determinados momentos podem ser determinantes no momento da compra. Por este mesmo motivo, esta dissertação foi realizada com o objetivo de determinar o poder de influência dos influenciadores digitais sobre os consumidores e quais as principais características que devem ter de forma a criar maior impacto. O marketing de influência e os influenciadores digitais são um dos temas mais abordados na atualidade, e nesse sentido, este estudo visa contribuir com informações úteis sobre o tema. Na revisão da literatura, são abordados os principais conceitos associados ao marketing digital e Marketing de Influência com o objetivo direcionado aos influenciadores digitais. A metodologia incluiu a realização de um questionário online obtendo-se um total de 155 respostas, maioritariamente mulheres com idades compreendidas entre os 19 e 29 anos, trabalhadoras e com ensino superior residentes em Portugal. Na análise, foram realizadas análises descritivas e fatoriais para interpretação dos dados. Em relação às redes sociais, concluiu-se que o mais utilizado é o Instagram e a categoria onde mais ocorrem as compras é Vestuário, principalmente para mulheres. As características dominantes dos influenciadores digitais para os consumidores nesta amostra são Interatividade, Proximidade, Credibilidade e Popularidade. Por último, são apresentadas as principais conclusões e as limitações do estudo.