Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Implementação e certificação de um sistema de gestão da qualidade numa microempresaPublication . Reguenga, Diana Alexandra Queirós; Lopes, Maria Odete Monteiro; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesCada vez é mais evidente o quadro competitivo no qual as empresas fazem valer as suas estratégias. A decisão de certificar um Sistema de Gestão da Qualidade é uma decisão estratégica, aplicável a qualquer organização incluindo microempresas que, se encarada como uma mais valia, pode conduzir a vários benefícios. O objetivo do trabalho de projeto foi o de planear e implementar o Sistema de Gestão da Qualidade, e acompanhar o processo de auditorias e certificação, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos - numa microempresa de prestação de serviços de manutenção. Como ponto de partida do projeto, foi necessário efetuar um diagnóstico inicial para avaliar a situação da empresa face ao referencial normativo. Feito o diagnóstico, foram identificadas, planeadas e implementadas as ações necessárias ao desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, tendo esta parte do trabalho culminado com a realização da auditoria interna. O trabalho de projeto ainda incluiu o acompanhamento da auditoria de concessão para a obtenção da certificação, bem como a elaboração e execução do plano de ações corretivas e de melhoria que decorreram das auditorias. Por último, é apresentada uma proposta de metodologia para futuras implementações de Sistemas de Gestão da Qualidade pela norma de referência, baseada na experiência do presente projeto e em métodos e ferramentas de gestão de projetos aplicáveis à implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em microempresas.
- Marketing de Influência e seus Digitais InfluencersPublication . Silva, Carlos Filipe Almeida; Antunes, Joaquim GonçalvesNo decorrer dos anos têm-se presenciado uma evolução enorme nos temas ligados às tecnologias e ao marketing. Neste momento vive-se num “mundo” completamente diferente de o que se vivia há 10 anos atrás. O marketing foi evoluindo moldando-se à realidade atual, com o aparecimento das tecnologias, internet e por consequência tudo o se que associa como as redes sociais e os influenciadores digitais também foram surgindo. Estes, os influenciadores, são vistos como referências pelos consumidores, pessoas capazes de avaliar, julgar e determinar se um determinado produto atende aos requisitos necessários com base nas necessidades de cada um. São, hoje em dia, uma das principais fontes de informação dos consumidores e por consequência em determinados momentos podem ser determinantes no momento da compra. Por este mesmo motivo, esta dissertação foi realizada com o objetivo de determinar o poder de influência dos influenciadores digitais sobre os consumidores e quais as principais características que devem ter de forma a criar maior impacto. O marketing de influência e os influenciadores digitais são um dos temas mais abordados na atualidade, e nesse sentido, este estudo visa contribuir com informações úteis sobre o tema. Na revisão da literatura, são abordados os principais conceitos associados ao marketing digital e Marketing de Influência com o objetivo direcionado aos influenciadores digitais. A metodologia incluiu a realização de um questionário online obtendo-se um total de 155 respostas, maioritariamente mulheres com idades compreendidas entre os 19 e 29 anos, trabalhadoras e com ensino superior residentes em Portugal. Na análise, foram realizadas análises descritivas e fatoriais para interpretação dos dados. Em relação às redes sociais, concluiu-se que o mais utilizado é o Instagram e a categoria onde mais ocorrem as compras é Vestuário, principalmente para mulheres. As características dominantes dos influenciadores digitais para os consumidores nesta amostra são Interatividade, Proximidade, Credibilidade e Popularidade. Por último, são apresentadas as principais conclusões e as limitações do estudo.
- A influência da Embalagem na Compra de Águas EngarrafadasPublication . Lopes, Cátia Alexandra Rodrigues; Antunes, Joaquim GonçalvesAs empresas estão cada vez mais competitivas, daí um dos principais objetivos para alcançar o sucesso é a diferenciação perante as restantes. Não se pode dar por garantida a venda de um produto, é necessário saber diferenciá-lo. Por isso, o ponto principal começa quando este se consegue destacar dos restantes na prateleira do local de venda. Esta investigação tem por base perceber como é que a embalagem das águas engarrafadas comunica com o consumidor, pois de nada serve apresentarmos uma bebida em que sugerimos elevada qualidade se depois essa qualidade não é transmitida. Assim, o principal objetivo é perceber como é que a embalagem das águas engarrafadas influência na compra nomeadamente através da importância do packaging das águas engarrafadas quanto ao marketing e através os aspetos que levam à interação da embalagem com o consumidor. O packaging é, por isso, um elemento diferenciador, pois é através dele que se desperta o interesse e a curiosidade do ser humano. No caso das águas engarrafadas estas têm sofrido muitas alterações desde o seu formato da embalagem, até à sua composição, isto porque têm surgido cada vez mais concorrentes no mercado. Até há algum tempo a água era considerada como um produto que servia apenas para beber, não interessando a sua embalagem. Hoje em dia, essa abordagem mudou e a água engarrafada é vista como um produto igual aos outros, sujeita também a diferenciação. Podemos atualmente encontrar as marcas brancas e as marcas premium em que é valorizada a diferenciação da embalagem. A embalagem premium era geralmente encontrada em restaurantes e lojas gourmet. Hoje já se consegue encontram em qualquer superfície comercial. Com o surgimento de todas as diversas marcas de água engarrafada, a água deixou de ser vista apenas como um bem, passando assim a ter outro destaque quando é encontrada numa prateleira de supermercado. Assim, os principais resultados mostram que efetivamente a embalagem influência na compra onde as características destacadas são embalagens Recicláveis e Reutilizáveis em que ocorrem algumas diferenças no género feminino e masculino. Consequentemente, percebeu-se que existem características que são vistas pelos consumidores como mais importantes do que outras para a influência da compra. Por último são apresentadas as conclusões, as limitações do estudo e as pistas para investigações futuras.