Browsing by Author "Soares, Ana Raquel de Pinho"
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- Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em famíliaPublication . Soares, Ana Raquel de Pinho; Figueiredo, Maria PachecoO Relatório Final de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, explicita o percurso desenvolvido no decorrer das diferentes Práticas de Ensino Supervisionadas e evidencia o trabalho de investigação de conceção e avaliação de propostas didáticas ligadas à área de Arqueologia e destinadas a crianças em idade pré-escolar. O foco na Arqueologia surgiu da importância que esta pode assumir na Educação Pré-Escolar (Haddad, 2014), na medida em que que se prevê que as crianças identifiquem e reconheçam acontecimentos em diferentes períodos de tempo, com vista à compreensão da humanidade (Ministério da Educação, 2016). O acesso à cultura é, ainda, um dos direitos reconhecidos às crianças na Convenção dos Direitos da Criança (Nações Unidas, 2019). O estudo realizado foi de índole qualitativa, com o recurso à metodologia DesignBased Research. Seguindo o processo previsto pela metodologia utilizada, foi desenvolvido um conjunto de atividades e de informação complementar. Estas propostas foram avaliadas por parte de profissionais da área de Arqueologia e da Educação. Finalmente, as propostas revistas foram implementadas em contexto familiar pelos pais/encarregados de educação de seis crianças. O conjunto de dados recolhidos foi analisado em termos de critérios de avaliação das propostas: relevância, consistência, praticidade e efetividade (Nieveen & Folmer, 2018). Para cada critério considerou-se a perspetiva da especialista em Arqueologia, da especialista em Educação de Infância e dos pais, a partir da sua experiência de implementação das propostas. Os resultados revelam o potencial educativo das propostas, com apreciação positiva nos vários critérios por parte dos vários participantes. Pelo desenho da investigação, as apreciações das duas especialistas focam mais os critérios relevância e consistência, enquanto a experiência de pais e crianças foi mais relevante para os critérios praticidade e efetividade. A combinação das diferentes perspetivas foi significativa para a avaliação das propostas.