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- Contributo do enfermeiro na literacia em saúde sobre primeiros socorros nos cuidadores de crianças em contexto escolar : estudo do impacto de uma intervenção formativaPublication . Gonçalo, Rosa Maria Cordeiro da Silva; Costa, Maria da Graça Ferreira AparícioEnquadramento: O percurso realizado neste período de formação académica e as compe tências especializada adquiridas são o espelho de um processo que teve como tema central a Literacia em saúde e capacitação de cuidadores de crianças, na prestação de primeiros socorros em contexto escolar. A promoção da saúde em meio escolar, assente nos princípios Escolas Promotoras de Saúde (EPEs), contribui para elevar o nível de “literacia em saúde” da comunidade educativa (crianças, pessoal docente/ não docente, pais/mães). Em Portugal, o instrumento orientador destes princípios é o Programa Nacional de Saúde Escolar (DGS, 2015b), cujo primeiro eixo estratégico é a “capacitação” e uma das áreas de intervenção, a promoção de um ambiente escolar seguro. Paradoxalmente, a formação académica dos do centes e os cursos de formação dos não docentes, raramente aborda e aprofunda esta temá tica. Objetivos: Descrever as experiências e atividades desenvolvidas nos diversos contextos de estágio; Analisar criticamente os contributos deste percurso para a formação especializada, Caraterizar os conhecimentos dos cuidadores (educadores, auxiliares e pais) sobre primeiros socorros a crianças do ensino pré-escolar; Avaliar o efeito da intervenção formativa no nível de conhecimentos dos cuidadores; Analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas e o conhecimento dos cuidadores. Metodologia: Estudo de análise quantitativa, do tipo longitudinal em painel antes e depois de curta duração. realizado numa amostra não probabilística por conveniência, composta por 50 cuidadores (98% sexo feminino) de crianças que frequentam a creche e infantário de uma instituição de solidariedade social. Aplicado questionário para caracterização da amostra e avaliação do nível de conhecimentos antes e depois de uma intervenção formativa realizada em formato de workshop em life streaming e presencial. Os dados obtidos foram analisados com recurso ao programa estatístico SPSS versão 26.0 para Windows, tendo sido adotado o nível de significância de 5%. Resultados: No global da amostra, a média de idades era de 47,9 anos, a maioria eram auxiliares educativos (54%) e educadores de infância (24%), 50% tinham dois ou mais filhos, 86% tinham já realizado formação em PC, porém 84% não tinha experiência prática. Antes da intervenção, o nível de conhecimentos era moderado para 38% dos cuidadores, seguidos de 36% com conhecimentos fracos, sem diferenças significativas face à idade. O teste-t indicou haver impacto positivo e significativo nos conhecimentos, contudo, o teste McNemar (amos tras emparelhadas), indicou diferenças entre os dois momentos, mas apenas significativas em algumas questões. Não se apurou influência de qualquer das variáveis sociodemográficas nos conhecimentos dos cuidadores. As questões relacionadas com a prioridade no atendi mento e a criança inconsciente, obtiveram aumento de respostas incorretas após a interven ção, indicando a necessidade de melhorar alguns aspetos metodológicos da intervenção. Conclusão: O estudo teve impacto positivo e significativo nos conhecimentos dos cuidadores após a intervenção formativa e não se apurou influência das variáveis sociodemográficas no nível de conhecimentos. Estudos semelhantes, realizados em condições menos adversas e sobretudo em formato presencial, alargados a outras populações de cuidadores serão um importante contributo para a melhoria da literacia em primeiros socorros da população escolar, que é frequentemente a primeira linha no atendimento das crianças vítimas de acidente ou doença súbita. O enfermeiro, dada a sua formação em primeiros socorros e considerando que a educação para a saúde faz parte das suas competências, é o profissional privilegiado para estabelecer parcerias entre a escola e a saúde. Palavras-Chave: Literacia em Saúde; Saúde Escolar; Primeiros Socorros; Cuidadores de Crianças; Capacitação; Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
- O impacto da endometriose na qualidade de vida da mulher em idade fértilPublication . Pinheiro, Bárbara Sofia Martins; Nelas, Paula; Santos, EduardoIntrodução: A endometriose é uma doença inflamatória crónica que afeta a saúde da mulher, a reprodução, aumenta o risco de depressão, traz limitações nas atividades de vida diárias e consequente redução da atividade social e laboral, devido à sintomatologia que lhe é tão característica. Esta patologia afeta sobretudo adolescentes e mulheres em idade fértil. Objetivos: Mapear a investigação científica sobre a influência que a endometriose exerce na qualidade de vida da mulher que se encontra em idade fértil. Material e métodos: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados: PubMed, CINAHL, Rcaap, Scielo no mês de novembro de 2021, utilizando como descritores, os termos: endometriose e qualidade de vida, mais propriamente a fórmula de pesquisa: endometriosis and quality of life. Concluindo na elaboração de uma Scoping Review. Resultados: A qualidade de vida é afetada pela sintomatologia manifestada de forma diferente de mulher para mulher, da mesma forma pode-se afirmar que mulheres com a mesma sintomatologia podem relatar diferentes níveis de qualidade de vida. Conclusões: A mulher diagnosticada com esta patologia incapacitante e crónica, deve ser abordada através de uma visão biopsicossocial, tendo em consideração os seus contextos de vida (pessoais, familiares, sociais e laborais) uma vez que esta afeta a sua qualidade de vida. Deve, da mesma forma ser orientada em termos de diagnóstico e tratamento por uma equipa multidisciplinar (enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica, ginecologista, psicólogo, psiquiatra e sexólogo), devendo ter o enfermeiro especialista um lugar de destaque. Descritores em Português: endometriose; qualidade de vida.
- A importância dos digital influencers na decisão de compra do consumidorPublication . Viegas, Ana Sofia Henriques; Pinto, Maribel Santos MirandaO tema abordado é “A importância dos digital influencers na decisão de compra do consumidor”, que consiste na análise do comportamento do consumidor e dos digital influencers de moda no Instagram e compreender de que modo os digital influencers de moda afetam a intenção de compra dos seguidores. A maioria dos seguidores passa mais de uma hora por dia no Instagram, sendo que o tipo de posts que lhes desperta mais atenção são fotografias e stories e consideram que a frequência ideal de posts é de um por dia ou um de dois em dois dias. O interesse por um determinado perfil aumenta se houver uma presença ativa no Instagram. Os seguidores consideram que existe alguma proximidade entre eles e os digital influencers.
- Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em famíliaPublication . Soares, Ana Raquel de Pinho; Figueiredo, Maria PachecoO Relatório Final de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, explicita o percurso desenvolvido no decorrer das diferentes Práticas de Ensino Supervisionadas e evidencia o trabalho de investigação de conceção e avaliação de propostas didáticas ligadas à área de Arqueologia e destinadas a crianças em idade pré-escolar. O foco na Arqueologia surgiu da importância que esta pode assumir na Educação Pré-Escolar (Haddad, 2014), na medida em que que se prevê que as crianças identifiquem e reconheçam acontecimentos em diferentes períodos de tempo, com vista à compreensão da humanidade (Ministério da Educação, 2016). O acesso à cultura é, ainda, um dos direitos reconhecidos às crianças na Convenção dos Direitos da Criança (Nações Unidas, 2019). O estudo realizado foi de índole qualitativa, com o recurso à metodologia DesignBased Research. Seguindo o processo previsto pela metodologia utilizada, foi desenvolvido um conjunto de atividades e de informação complementar. Estas propostas foram avaliadas por parte de profissionais da área de Arqueologia e da Educação. Finalmente, as propostas revistas foram implementadas em contexto familiar pelos pais/encarregados de educação de seis crianças. O conjunto de dados recolhidos foi analisado em termos de critérios de avaliação das propostas: relevância, consistência, praticidade e efetividade (Nieveen & Folmer, 2018). Para cada critério considerou-se a perspetiva da especialista em Arqueologia, da especialista em Educação de Infância e dos pais, a partir da sua experiência de implementação das propostas. Os resultados revelam o potencial educativo das propostas, com apreciação positiva nos vários critérios por parte dos vários participantes. Pelo desenho da investigação, as apreciações das duas especialistas focam mais os critérios relevância e consistência, enquanto a experiência de pais e crianças foi mais relevante para os critérios praticidade e efetividade. A combinação das diferentes perspetivas foi significativa para a avaliação das propostas.