Browsing by Author "Soares, Gillene de Lisboa"
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- Vulnerabilidade ao estresse laboral nos gestores educacionaisPublication . Soares, Gillene de Lisboa; Cabral, Lídia do RosárioEnquadramento: A vulnerabilidade ao estresse, conjunto de fatores que levam a suscetibilidade ao adoecimento psicosocial. A vulnerabilidade ao estresse laboral, processo em que os indivíduos percebem demandas de trabalho como estresseores, as quais podem exceder sua habilidade de enfrentamento e provocar desequilíbrio no organismo. Objetivo Geral: Avaliar a vulnerabilidade ao estresse laboral nos gestores educacionais. Objetivos Específicos: Determinar a relação das variáveis sóciodemográficas (idade, sexo, estado cívil, escolaridade) influenciando a vulnerabilidade ao estresse e analisar as variáveis profissionais (concurso público ou privado, contrato, carga horária e salário) que se enquadram na vulnerabilidade ao estresse laboral. Metodologia: A pesquisa é descritiva, quantitativa e qualitativa. Na análise descritiva os dados categóricos são apresentados por tabelas e gráfico por frequência absoluta e relativas, enquanto que os dados quantitativos são apresentados por média e desvio-padrão. Estas últimas foram, inicialmente, submetidas ao teste de normalidade, comparando-as com a curva normal por meio do teste de Kolimogorov-Sminirnov (K-S), sendo todas classificadas como paramétricas. Em seguida, para comparar as médias das variáveis em relação ao escore total do QVS-23, foi realizado o Teste T de Student para amostras independentes ou análise de variância. Para analisar a associação entre as variáveis e a presença de vulnerabilidade ao estresse foi utilizado o teste do qui-quadrado de Peason (X2). Resultados: Na análise de regressão linear múltipla foi ajustada as variáveis escolaridade e situação funcional. Quanto a escolaridade, tomando como base os indivíduos com mestrado, aqueles que tinham apenas ensino superior e especialização estavam em situação de pior percepção de estresse, ou seja, aparentemente uma maior escolaridade pode significar um efeito protetor quanto a maior vulnerabilidade ao estresse. Neste sentido, considerando o valor do coeficiente de determinação (ß), o fato de ter especialização ou apenas ensino superior faz com que o escore da Escala QVS-23 seja elevado, na média em nove pontos. Em relação à situação funcional, encontrou-se que apenas a categoria contratado foi fator preditivo do escore total da Escala QVS-23; sugerimos que essa categoria tem, em média sete pontos mais do escore QVS-23 que os indivíduos quem são efetivados. Conclusão: Os resultados analisados da amostra constatou que, a ocorrência a vulnerabilidade ao estresse laboral é, de (36,3%), considerando o ponto de corte de 43 pontos, conforme a escala 23 QVS. Concluimos, portanto, a vulnerabilidade ao estresse laboral esteve estatisticamente associada à variável socio demográfica (escolaridade) e profissional (situação funcional) identificando essas variáveis como fator de risco, no ambiente de trabalho. Contudo, o número de observação não impede afirmar com certeza o fenômeno observado. A condição de trabalho vivenciada pelos profissionais no contexto escolar implica em considerável prevalência pelos gestores de estresse laboral, com repercussões biopsicossociais. Espera-se com os resultados deste estudo, possa beneficiar os trabalhadores. Palavras-chave: Vulnerabilidade, Vulnerabilidade ao Estresse, Estresse, Estresse Laboral, Gestores Educacionais.