Browsing by Author "Tavares, Catarina Isabel Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Jogos didáticos para desenvolver a noção de conjunto na área da matemática com crianças que frequentam a educação pré-escolarPublication . Tavares, Catarina Isabel Almeida; Martins, Ana PatríciaEste Relatório Final de Estágio (RFE) surge no âmbito do Mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação, integrada no Instituto Politécnico de Viseu. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, faz-se uma análise e reflexão sobre as práticas adotadas nos estágios que decorreram no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III, destacando-se o que foi feito em ambos os níveis de ensino e as competências pedagógicas adquiridas. A oportunidade de poder estagiar em dois contextos distintos fez com que eu adquirisse competências profissionais, as quais me prepararão para o futuro. Estas remontam-se a vários níveis, pois tive de aprender a fazer as coisas de forma profissional, como por exemplo elaborar os materiais e as estratégias a adotar para as dinamizações, na comunicação e comportamento com os docentes e crianças/alunos. Também ao utilizar as competências durante o estágio, podia melhorar o meu autoconhecimento e perceber onde precisava melhorar. A segunda parte do Relatório refere-se ao desenvolvimento de uma investigação que procura compreender em que medida o uso de jogos didáticos em Matemática promove o desenvolvimento da noção de conjunto em crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar, designadamente crianças entre os 4 e os 5 anos de idade de um Agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os resultados dessa investigação, de natureza qualitativa, apontam no sentido de que o recurso a jogos didáticos em Matemática, nesse contexto, é relevante para a construção do conceito de conjunto e para a compreensão das operações entre conjuntos, assim como para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e da comunicação matemática. Com este Relatório de Estágio eu melhorei e adquiri algumas competências profissionais, tais como: sentido de responsabilidade, espirito de autonomia e iniciativa, capacidade de observação e de análise. As capacidades de planeamento, organização e cumprimento de tarefas, típicas do ensino e da investigação, também melhoraram com a realização deste relatório. As capacidades de redação e síntese, assim como a precisão, ordem e rigor foram outras competências que adquiri neste percurso formativo.