Browsing by Author "Teixeira, Cristiana Isabel Almeida"
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- Prática de Ensino Supervisionada e Educação para os Valores: Propostas de atividades para o 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Cristiana Isabel Almeida; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaDevido às transformações na nossa sociedade, torna-se cada vez mais necessário discutir a problemática da Educação para a Cidadania. Nos dias de hoje, as escolas devem assumir novos desafios, estando espelhados na prática pedagógica dos professores. Considerando a escola como um espaço organizado que acompanha a formação de cidadãos, é necessário que a instituição reflita na sua atuação, de modo a promover e desenvolver competências de caráter social. Assim, todos os intervenientes na educação devem incentivar os alunos a socializar, bem como encorajá-los a serem cidadãos ativos, responsáveis e conscientes na convivência com os demais elementos da sociedade. Neste sentindo, o professor desempenha um papel importante na evolução pessoal e social dos alunos. O relatório que se apresenta é composto por duas partes: na primeira, refletimos acerca das práticas supervisionadas que ocorreram no primeiro e segundo ano do mestrado; na segunda parte, damos a conhecer uma investigação-ação realizada com alunos do 4.º ano de escolaridade, que frequentavam uma escola de um concelho do interior da região centro/norte de Portugal. A investigação efetuada visa analisar o contributo de atividades interdisciplinares envolvendo curtas-metragens no desenvolvimento dos conceitos de respeito pela diferença, solidariedade e tolerância, através da implementação um conjunto de atividades pedagógicas planeadas para o efeito. Os dados obtidos permitem concluir que é importante os professores incluírem a educação para os valores na sua prática pedagógica, de modo a contribuírem para o desenvolvimento pessoal dos alunos, formando cidadãos responsáveis e conscientes das suas atitudes. Um dos fatores essenciais na abordagem dos valores nas aulas é que esta surja ligada a outras áreas disciplinares. As atividades interdisciplinares, aliadas à utilização de um recurso didático inovador, como são as curtas-metragens, contribuíram para o desenvolvimento dos conceitos de respeito pela diferença, solidariedade e tolerância, bem como para a melhoria do comportamento dos alunos na interação com os seus pares.