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- Intervenções não farmacológicas no controlo da dor em urgência pediátrica em crianças dos 2 aos 12 anosPublication . Pimentel, Sara Isabel Marques; Costa, Maria da Graça Ferreira AparícioEnquadramento: O processo de desenvolvimento de competências neste período de formação avançada teve como temática central a dor, considerada uma das mais importantes causas de sofrimento mundial, devendo a sua gestão ser encarada como uma prioridade de todos os enfermeiros. Esta exige competências especializadas e autónomas, com abordagem e recurso de forma sistemática a técnicas não farmacológicas. Estas são intervenções autónomas e seguras, sendo da responsabilidade do enfermeiro a sua prescrição, execução e avaliação, permitindo uma melhoria da qualidade dos cuidados e um reconhecimento da importância do enfermeiro especialista para uma prática diferenciadora. Objetivos: Descrever o percurso formativo realizado em contexto de prática clínica; refletir sobre as competências científicas, técnicas e humanas desenvolvidas à luz de referenciais teóricos de enfermagem e da temática central definida; identificar boas práticas não farmacológicas no alívio da dor em contexto de urgência pediátrica, pela realização de uma revisão scoping. Metodologia: Foi efetuada uma scoping review, baseada no modelo do Instituto Joanna Briggs® (2017). Os motores de busca científica utilizados foram PubMed, B-ON e CINAHL Complete. Para limitar a procura de estudos, foram selecionados os idiomas em português, inglês e espanhol com data de publicação entre 1 janeiro de 2015 e maio de 2021. Dos 62 estudos foram incluídos 5 tendo por base os critérios de inclusão previamente estabelecidos. Resultados: Os estudos evidenciam que a avaliação e tratamento da dor em contexto de urgência pediátrica não é efetuado de forma sistemática. Como estratégias mais utilizadas, destacaram-se as técnicas de distração diversas, tais como a música, o Buzzy, o shotbloker, os exercícios de respiração, as técnicas de soprar bolhas de sabão; respeitar a presença e o envolvimento dos pais, nomeadamente no pegar ao colo ou nas carícias; o posicionamento; uso da hipnose; dos doutores palhaços; o ambiente físico e o uso da amamentação e da sacarose e o uso de sacos de calor e frio. Conclusão: A prática dos enfermeiros deve assentar em evidências científicas e em recomendações para a prática atuais. Este trabalho mapeou estudos afim de sintetizar as estratégias não farmacológicas de alívio da dor mais utilizadas em contexto de urgência pediátrica. Não sendo um estudo para avaliar a eficácia das mesmas, pretende despertar para a necessidade de se criarem protocolos de utilização, como forma de uniformizar cuidados nesta área e melhorar a qualidade dos cuidados com vista a uma prática de excelência. Palavras-Chave: Prática baseada na evidencia; Conhecimento; Especialização; Cuidados de Enfermagem; Dor; Criança; Criança em idade pré-escolar; Emergência Pediátrica.
- Prática de Ensino Supervisionada e Educação para os Valores: Propostas de atividades para o 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Cristiana Isabel Almeida; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaDevido às transformações na nossa sociedade, torna-se cada vez mais necessário discutir a problemática da Educação para a Cidadania. Nos dias de hoje, as escolas devem assumir novos desafios, estando espelhados na prática pedagógica dos professores. Considerando a escola como um espaço organizado que acompanha a formação de cidadãos, é necessário que a instituição reflita na sua atuação, de modo a promover e desenvolver competências de caráter social. Assim, todos os intervenientes na educação devem incentivar os alunos a socializar, bem como encorajá-los a serem cidadãos ativos, responsáveis e conscientes na convivência com os demais elementos da sociedade. Neste sentindo, o professor desempenha um papel importante na evolução pessoal e social dos alunos. O relatório que se apresenta é composto por duas partes: na primeira, refletimos acerca das práticas supervisionadas que ocorreram no primeiro e segundo ano do mestrado; na segunda parte, damos a conhecer uma investigação-ação realizada com alunos do 4.º ano de escolaridade, que frequentavam uma escola de um concelho do interior da região centro/norte de Portugal. A investigação efetuada visa analisar o contributo de atividades interdisciplinares envolvendo curtas-metragens no desenvolvimento dos conceitos de respeito pela diferença, solidariedade e tolerância, através da implementação um conjunto de atividades pedagógicas planeadas para o efeito. Os dados obtidos permitem concluir que é importante os professores incluírem a educação para os valores na sua prática pedagógica, de modo a contribuírem para o desenvolvimento pessoal dos alunos, formando cidadãos responsáveis e conscientes das suas atitudes. Um dos fatores essenciais na abordagem dos valores nas aulas é que esta surja ligada a outras áreas disciplinares. As atividades interdisciplinares, aliadas à utilização de um recurso didático inovador, como são as curtas-metragens, contribuíram para o desenvolvimento dos conceitos de respeito pela diferença, solidariedade e tolerância, bem como para a melhoria do comportamento dos alunos na interação com os seus pares.
- Estratégias pedagógicas para a inclusão de crianças com necessidades de saúde específicas: perspetivas dos professoresPublication . Lopes, Alexandra Cristina Almeida; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, CarlaA inclusão de alunos com Necessidades de Saúde Específicas (NSE) no ensino regular é um dos desafios que se colocam às escolas enquanto instituições educativas, aos professores enquanto agentes de mudança e atores estratégicos de todo o processo e aos demais profissionais que atuam na área da educação (Correia, 2008). Neste sentido, torna-se fundamental que as escolas do ensino regular conheçam as capacidades e necessidades dos alunos com NSE e a elas respondam da forma mais adequada possível, pois, só assim, atingiremos o sucesso de todos. Com esta investigação, procurámos compreender se os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) têm a perceção das suas práticas consonantes com a filosofia da escola inclusiva. Para tal, foi realizada uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a professores titulares de turma do 1.º CEB de três agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que, em geral, os professores têm a perceção de que as suas práticas são inclusivas e de que as respostas à diversidade estão a ser desenvolvidas com recurso à diferenciação pedagógica. Contudo, os docentes inquiridos destacam a falta de recursos e o número elevado de alunos por turma, como as principais dificuldades que encontram para promover a inclusão, principalmente, no contexto da pandemia Covid19. Não obstante, os professores acreditam no processo da escola inclusiva, afirmando, na maioria, que “a escola é de todos e para todos”.
- Conhecimento dos pais sobre recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolaresPublication . Duque, Marta Alexandra Antunes; Aparício, GraçaEnquadramento: O presente relatório de estágio é o culminar de um percurso de formação que reflete a aquisição e o desenvolvimento de competências especializadas, que tiveram como tema central a higiene do sono em crianças pré-escolares, com foco no conhecimento dos pais. Enquanto necessidade humana básica, o sono é vital para o crescimento e desenvolvimento infantil, uma vez que é durante o sono que ocorrem vários processos metabólicos necessários ao equilíbrio do organismo a curto, médio ou longo prazo. Objetivos: Descrever objetivamente as experiências e atividades desenvolvidas durante os diversos contextos de estágio para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; Analisar criticamente os contributos deste percurso, tendo como base o tema central sobre as recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolares; Identificar os conhecimentos dos pais sobre as recomendações para a higiene do sono em crianças pré-escolares, através da realização de um estudo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) neste âmbito. Metodologia: sobretudo descritiva e reflexiva centrada nas atividades realizadas no percurso formativo para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Integra um estudo de Revisão Sistemática da Literatura segundo o protocolo do Instituto Joanna Briggs®, tendo por base uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE e CINAHL via EBSCOhost, de estudos publicados entre 2017 e 2021 nos idiomas inglês, português e espanhol. Os estudos foram posteriormente avaliados com base em critérios de inclusão definidos previamente e avaliados quanto à sua qualidade metodológica por dois investigadores. Dos 448 estudos iniciais foram incluídos 5, cuja meta-agregação permitiu realizar a síntese das evidências. Resultados: As competências desenvolvidas, enquanto futura enfermeira especialista, serão um subsídio para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à criança/família nos diversos contextos onde se encontra. Dos cinco estudos incluídos na RSL foram extraídos 12 achados, sintetizados em três categorias. As evidências sugerem que há pais que demonstram conhecer algumas estratégias/ recomendações para uma boa higiene do sono e aplicam rotinas de dormir. Contudo, há os que que referem nunca ter tido ensinos sobre o tema; os que desvalorizam as rotinas para uma boa higiene do sono na idade pré-escolar e, ainda, os que não têm conhecimento e não aplicam estratégias/recomendações para a boa higiene do sono. Conclusão: O desenvolvimento de competências permitiu criar evidências sobre a temática central em estudo e responder à questão de partida, apurando-se conhecimentos diversos no âmbito do papel parental para uma boa higiene do sono. Os enfermeiros necessitam, frequentemente, realizar ensinos sistemáticos neste âmbito, no sentido de desenvolver habilidades parentais, neste domínio, com repercussões na saúde e qualidade de vida da criança e da família. Palavras-Chave: Crianças pré-escolares; Conhecimento; Estratégias; Pais; Higiene do sono; Perceção; Recomendações