ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
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- Programa de estimulação cognitiva com recurso a novas tecnologias (tablets) para pessoas idosas em serviço de apoio domiciliárioPublication . Silva, Vera; Araújo, Lia; Ribeiro, OscarPerante uma sociedade cada vez mais envelhecida, e em permanente avanço tecnológico, justifica-se cada vez mais que a animação sociocultural aposte em novas formas de capacitar os mais velhos. O presente estudo avalia os benefí- cios da participação de pessoas idosas do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) num Programa de Estimulação Cognitiva com recurso a novas tecnolo- gias ao nível do bem-estar e solidão. Oito pessoas (idade média 78 anos) par- ticiparam em doze sessões individualizadas em que desenvolviam jogos de es- timulação em tablet. Os resultados demonstram que entre o início e o final do programa, existiu uma melhoria ao nível do ânimo, da valoração da vida e diminuição da solidão. Em conclusão, considera-se que a intervenção na área da estimulação cognitiva com recurso às novas tecnologias em pessoas idosas do SAD demonstrou ter benefícios na percepção sobre questões fulcrais para a qualidade de vida.
- O Significado Actual do Karaté - Arte Marcial / Desporto de Combate?Publication . Figueiredo, AbelAnalisando sumariamente os suportes conceptuais dos significados dos conceitos de "arte" e "marcial", desconstruindo o significado do conceito de técnica na base da pedagogia do ensino nos desportos de combate e artes marciais com destaque para o Karaté, passa pelo significado do desporto humanizante. Conclui-se que não há razão para dicotomizar divergentemente o karaté em arte marcial ou desporto de combate, utilizando argumentações ideológicas ou desequilibradas pela ignorância cultural em um dos significantes, pelo que elogia a urgência permanente de comunicação entre partes.
- Quantitative study of the effects of setting changes on the LTASPublication . Delplancq, Véronique; Harmegnies, Bernard; Esling, JohnSeveral experiments have suggested that deliberate changes of the speaker's voice quality result in modifying the LTAS of his speech production. The purpose of our experiment is to combine Nolan'a approach, allowing to control the introduced vocal variability, with a quantitative technique allowing to measure the resulting spectral variability.
- Social distribution of long-term average spectral characteristics in vancouver englishPublication . Delplancq, Véronique; Harmegnies, Bernard; Esling, JohnThis project examines differentiation in voice quality setting across varieties of english in urban Vancouver, Canada. Two different techniques of long-term average spectral (LTAS) analysis are used to investigate extended samples of continuous text across groups collected in a sociolinguistic survey.
- A receptividade dos professores à inovação pedagógica na perspectiva da educação permanentePublication . Cardoso, Ana PaulaFoi examinada uma amostra representativa de professores de três Escolas Superiores de Educação do país (Castelo Branco, Coimbra e Viseu)a respeito das suas atitudes face aos novos papéis preconizados na perspectiva da Educação Permanente. Verificou-se que as variáveis, formação continuada, formação pedagógica-profissional, tempo de serviço no ensino e percepção da liberdade de acção, enquanto docente, conjuntamente consideradas, evidenciavam uma correlação significativa, embora não muito elevada, com as atitudes dos professores à inovação pedagógica.
- Pressupostos epistemológicos da Ciência: Implicações em alguns domínios - Psicologia e PsicopedagogiaPublication . Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, Esperança JalesDestacamos dois grandes objectivos que presidiram à elaboração do presente documento de reflexão: 1. Evidenciar a relatividade do conhecimento científico e, consequentemente, de todas as eventuais "teses" dadas como certezas ou verdades absolutas, quer relativamente ao Homem quer relativamente ao Mundo. 2. Reflectir sobre as implicações que a alteração dos pressupostos epistemológicos da ciência trouxe para vários domínios, nomeadamente social, psicológico e psicopedagógico. Esperamos que este contributo possa de alguma forma, ainda que modestamente, suscitar a reflexão e a problematização de algumas das questões decorrentes dos referidos objectivos.
- As atitudes dos professores e a inovação pedagógicaPublication . Cardoso, Ana PaulaNeste artigo delimitamos os conceitos de atitude (professores) e de inovação pedagógica e relacionamo-los.
- A educação face às exigências inovadoras do presentePublication . Cardoso, Ana PaulaNeste artigo procuramos reflectir sobre a educação e as presentes exigências inovadoras dos sistemas educativos, perspectivando-as em termos de passado (análise retrospectiva) e futuro (análise prospectiva).
- A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico e a Formação de ProfessoresPublication . Figueiredo, AbelSe com a reforma do sistema educativo inicialmente se chegou a veicular a previsão de coadjuvação de especialistas na leccionação de áreas como a Educação Física, oficialmente nada de concreto se assumiu que nos permita assegurar essa coadjuvação. Assim, o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico continua a ser o primeiro mediador oficial da alfabetização motora na escolaridade pública. Com a oficialização dos programas de Educação Física, e principalmente para o 1º Ciclo, lançaram-se linhas orientadoras sobre algumas competências que à partida devem ser desenvolvidas pelos professores que vão intervir neste ciclo de ensino. O ponto de partida nesta comunicação será a apresentação do modelo de Prática Pedagógica de Educação Física do 1º ciclo em vigor na ESE de Viseu, desenvolvido no currículo de formação de professores do ensino básico na variante em Educação Física. Como se verá, este modelo não respeita de forma estanque o enquadramento actual da Educação Física no 1º Ciclo, mas acutila um determinado sentido, manifestando uma preocupação com a modificação do actual estado.
- “Mora mortis”: os caminhos do sofrimento e da liberdade nas “Troades” de SénecaPublication . Balula, João Paulo; Medeiros, Walter de, Orient.Leitura crítica da tragédia “Troades”, de Séneca, desenvolvida em três momentos: síntese comentada da peça, estudo dos vencedores (Pirro, Aganémnon, Ulisses, Aquiles e Helena) e estudo dos vencidos (Hécuba, Andrómaca, Heitor, Astíanax e Políxena). Omite-se a apreciação de questões relativas às fontes, em particular o paralelo com as tragédias de Eurípides, por se entender que este assunto foi tratado por outros autores. Omitem-se ainda, no tratamento dos vencedores, as figuras de Taltíbio, do Mensageiro e de Calcas, porquanto a sua aparição, mais ou menos fugaz, não consente um juízo aprofundado. No tratamento dos vencidos omitem-se o Ancião, que funciona como uma espécie de “alter ego” de Andrómaca apreensiva, e o Coro que tem importância desigual nas suas intervenções e cujos sentimentos mais significativos se expõem no capítulo de abertura. A “mora” constitui, para vencidos (“mora mortis”) e para vencedores (“mora maris”), o mecanismo fundamental da peça. O homem é um ser adiado. A vida, prolongada no sofrimento, torna-se um impedimento da libertação. Por isso, as cativas - que dão o nome à peça - estão, desde há muito, preparadas para morrer.