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- PEACE - Programa para a Cooperação na Educação entre a Palestina, Europa e AméricaPublication . Silva, SóniaÀ semelhança do que vem acontecendo todos os anos, a EAIE (European Association for International Education) incluiu no programa da sua mais recente conferência anual (Barcelona, Novembro 97) algumas sessões dedicadas ao tratamento de questões várias ligadas ao Ensino Superior na Palestina, em particular as formas de cooperação internacional desenvolvidas nesta região, tendo sido abordados os programas criados para o efeito, nomeadamente o programa PEACE. Com base em alguns documentos resultantes das referidas discussões, serão aqui apresentados alguns traços fundamentais da situação vivida pelas instituições de ensino superior nesta região e a acção da comunidade internacional neste contexto, concretamente a proporcionada por PEACE.
- A escola: tipo e objectivosPublication . Pinto, AntónioA Escola Superior Agrária de Viseu ( ESAV) foi criada oficialmente no mês de Dezembro de 1994 (Dec. Lei nº 304/94). Encontra-se integrada no Instituto Politécnico de Viseu e assume-se, a nível nacional, como uma das mais recentes escolas agrárias do país que, conjuntamente com as outras 7, completa a rede nacional do ensino agrário politécnico em Portugal. Em nosso entender, o aparecimento da ESAV tratou-se de uma medida governamental adequada, que veio ao encontro das necessidades e aspirações dos jovens e da população em geral de toda esta vasta região beirã que tem como pólo aglutinador a simpática cidade de Viseu. Esta região apresenta enormes e inegáveis potencialidades nos domínios das indústrias agro-alimentares, da produção agrícola e, da produção florestal.
- A Europa Medieval: Tempo de Copistas, Iluminadores e MiniaturistasPublication . Barros, Teresa Antas desuperfície ocupada pela iluminura num manuscrito é variada. O iluminador pode simplesmente contentar-se com elementos decorativos abstractos ou figurativos cuja disposição possua um papel essencial e funcional na estrutura e divisão do texto, sublinhando o valor e a importância de certas passagens ou parágrafos (método decorativo). Pode, por outro lado, juntar ilustrações que acompanhem o texto para esclarecer ou elucidar do seu conteúdo (método ilustrativo). Estes dois métodos sempre se complementaram de uma forma ou doutra desde os princípios da produção medieval. Certos períodos do final da Idade Média acusam uma preponderância do método ilustrativo sem, no entanto, eliminarem completamente a decoração dos fólios.
- A Aquisição de uma L2 (Algumas Variáveis Cognitivas e Afectivas).Publication . Araújo, Maria de Fátima A. CunhaA investigação mais recente sobre o estudo de uma segunda língua confirma a hipótese de que os processos de aquisição (formulação inconsciente de princípios gramaticais) e de aprendizagem (o estudo consciente, de base cognitiva, da gramática) representam dois sistemas de interiorização do conhecimento da língua. Por outro lado, e de acordo com um corpo de pesquisa cada vez mais volumoso, o grau elevado de insucesso no desenvolvimento da capacidade comunicativa na L2 deve-se fundamentalmente ao facto de as metodologias tradicionais terem considerado o estudo da língua como actividade intelectual, secundarizando (ou não considerando mesmo), entre outras, as variáveis afectivas. Estamos perante uma viragem com implicações metodológicas profundas: a focalização desloca-se da formalização para os sentidos das comunicações genuínas, para as mensagens; a compreensão precede a produção; durante as actividades de aquisição os professores não fornecem feedback directo para os erros, de modo a não inibir a participação dos alunos em interacções comunicativas; nas primeiras fases de aquisição o vocabulário é mais importante para a compreensão do que as estruturas de superfície da sintaxe; as regras de gramática têm um lugar importante apenas na fase de edição. Para além de muitas outras. Tentaremos neste trabalho começar por analisar quatro das hipóteses mais actuais sobre a aquisição de uma L2 formuladas por S. Krashen e por J. W. Oller, e reflectir sobre as principais implicações metodológicas que elas contêm. Confirmadas em grande parte dos estudos de investigação levados já a cabo em contextos culturais bem diversificados, elas justificam uma viragem de orientação que os professores de língua inglesa em Portugal deverão considerar e implementar.
- Situação actual e perspectivas do mercado de trabalho nos Palop’sPublication . Morais, António F. PintoPretende-se com esta curtíssima comunicação estimular a discussão à volta das saídas para o mercado de trabalho que actualmente se encontram à disposição (ou não) dos diplomados do Ensino Superior Agrário em Portugal. Partindo-se das dificuldades crescentes de colocação para os nossos técnicos agrários no país, fundamentados em algumas experiências recentemente registadas em dois Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), e com base em informações amavelmente cedidas por outras instituições de Ensino Superior e ainda em afirmações proferidas por Governantes responsáveis, desenvolvem-se alguns conceitos que possam constituir um contributo para a elaboração de uma estratégia ou estratégias alternativas no sector.
- Palestina: uma história (inacabada) de múltiplas opressõesPublication . Cunha, Vasco Oliveira eSegundo o Atlas Bíblico Oxford (p. 9), a palavra Palestina deriva do grego "Philistia", designação para a zona costeira meridional, do nome dos seus habitantes, os filisteus, ainda que a palavra tivesse designado já toda a região palestina. A designação de Canaan, com o significado original de "púrpura roxa" (a lã tingida de púrpura roxa - a púrpura de Tiro - era um importante artigo de exportação), antes de se aplicar ao país, foi utilizada para referir or mercadores desta indústria. O termo "cananeu" utiliza-se na Bíblia para significar "comerciante". Canaan incluía também, provavelmente, a costa fenícia, uma palavra derivada do grego phoinix - púrpura roxa.
- Valores e Expectativas dos Professores-EstagPublication . Rodrigues, José; Ferreira, VitorEstágio Profissional é um momento de excelência de formação e reflexão. Particularmente corresponde a uma etapa fundamental na formação profissional dos professores. As suas expectativas são por vezes claramente ambiciosas, ou até mesmo desajustadas, pelo que a interferência das variáveis de formação e do contexto assume um papel de crucial importância no enquadramento do professor em estágio. Este momento assume particular interesse na formação dos professores por ser uma etapa de convergência, de confrontação entre os saberes "teóricos" da formação inicial e os saberes "práticos" da experiência profissional e da realidade social do ensino (Piéron, 1996). É necessário sabermos mais sobre as expectativas e os valores que os professores-estagiários revelam antes, durante e após o processo de formação Estágio Profissional. Como entendem o valor do seu desempenho nas diferentes áreas da intervenção profissional. Perceber as suas insuficiências e competências na vida quotidiana do professor-estagiário. Sentir quais são as suas necessidades de formação complementar da formação inicial, reflectindo estas preocupações no quadro da análise e avaliação curricular que continuamente deverá ser efectuada.
- As Concepções de Educação Física no OcidentePublication . Figueiredo, AbelA valorização do projecto educativo formal (intencional) sofreu no ocidente algumas transformações, notando-se muito cedo, e apesar da visão dualista sempre marcante, preocupações profundas com a formação integral do Homem. No entanto, o dualismo equilibrado Helénico teve condições históricas para se tornar em dualismo reducionista até à Idade Média, marcando significativamente, e no Renascimento, o início das abordagens científicas ao estudo da motricidade humana. O aprofundamento de áreas como a Educação Física (ginástica) e o Desporto moderno surgem, pois, num período conceptual em que de uma análise empírica e higiénico-terapêutica se vai passando a uma análise mais científica, inicialmente baseada na mecânica e na anatomia, e, à medida que se vão desenrolando os estudos médicos, na fisiologia geral e muscular. Este percurso emerge de uma episteme que gerava aquilo que hoje se costuma denominar como paradigma da modernidade e que, no âmbito da motricidade humana Manuel SÉRGIO (1989) denomina como paradigma cartesiano. A dicotomização corpo-espírito com desvalorização cultural do corpo e o desenvolvimento da ciência espartilhante face ao renascimento de uma visão limitada do conhecimento (conhecimento científico), envolvem movimentos recentes na sua contradição. É nesta transição de paradigma dominante que emerge o desenvolvimento da EF na escolaridade obrigatória.
- Observação introspectiva de uma tarefa do voleibol em ambiente escolarPublication . Sarmento, P.; Moreira, M.; Preto, P.Parece ser já um lugar comum dizer-se que os professores de educação física e os treinadores desportivos tentam ajudar os praticantes (alunos e atletas) no sentido de melhorar as suas prestações e que, para atingirem tal objectivo, têm de observar criteriosamente as suas execuções motoras de modo a poderem fornecer "feedbacks" apropriados que as facilitem e melhorem. Por outro lado há uma constante necessidade de controlar o envolvimento onde estão inseridos de forma a permitir-lhes uma eficaz intervenção pedagógica. Esse controle é efectuado pela sua competência de observação. Estas são as razões primordiais que nos levam a dizer que a observação é uma tarefa inerente ao ensino e ao treino das habilidades físicas e desportivas, tendo em conta a sua necessidade para supervisionar os mais diversificados aspectos do comportamento dos seus alunos (atenção, disciplina, comportamentos apropriados e inapropriados, fora da tarefa, etc.), como também o desenvolvimento dos comportamentos técnicos, possibilitando corrigir erros de execução e, consequentemente, aperfeiçoá-los.
- O ensino superior nos territórios ocupados da Palestina.Publication . Cunha, Vasco Oliveira eO presente artigo é um documento com características essencialmente de informação sobre uma região singular do mundo - a Palestina. Mais especificamente, os Territórios Ocupados por Israel (excluindo os Montes Golan, uma parcela do território nacional sírio), frequentemente apresentados de forma parcial e, portanto, inquinada.