Browsing by Issue Date, starting with "2000-01"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- O Hipertexto, texto Electrónico: As Identidades Discursivas na Globalidade das CulturasPublication . Mendes, LuísO texto electrónico, na forma de hipertexto, é um mosaico de todos os discursos possíveis. O seu suporte electrónico e digital permite a maior diversidade de leituras, quer ao nível dos materiais (texto, imagens, som, vídeo; construções diacrónicas e sincrónicas), quer nas interpretações. A globalidade das culturas (identificações étnicas, de grupo, nacionais, de género - gender -, individuais, etc.) encontra aqui a porta para a construção pessoal do discurso de identidade individual. É também de um discurso democrático que se trata.
- Projecto COGITOPublication . Raínho, AvelinaUma das funções das instituições do ensino superior de formação de professores é, ou deveria ser, desenvolver investigação sobre o processo educativo nas escolas e ao serviço das escolas. Cabe neste contexto o desenvolvimento de projectos de investigação que estudem as potencialidades didácticas e formativas de materiais e recursos, a utilizar na prática docente, e a divulgação dos objectos, dos objectivos e dos resultados desses estudos. O Projecto COGITO, em curso na Área Científica de Matemática, visa concretizar a linha de investigação acima referida, o que significa enveredarmos por um projecto multicomponente a todos os níveis. Foi iniciado este ano lectivo, com um estudo parcelar que visa modos de explorar um dos recursos didácticos mais rico e mais disponível, mas também um dos mais ignorado e/ou mal explorado: o manual escolar.
- Programa Sócrates - Acção 5 - MinervaPublication . Instituto Politécnico de ViseuA Acção MINERVA do programa comunitário SÓCRATES procura promover a cooperação europeia nos domínios da Educação Aberta e à Distância ( EAD) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na área da Educação. O objectivo geral desta acção é o de apoiar medidas de natureza transversal, de forma a enriquecer outras áreas de actividade promovidas no seio do mesmo programa. O desenvolvimento da EAD, incluindo a utilização de tecnologias da informação e comunicação na educação, é um factor chave que proporciona aos cidadãos um melhor aproveitamento de uma área europeia aberta para a cooperação na educação.
- Saberes Profissionais de Professores de Matemática: Dilemas e Dificuldades. Realização de Tarefas de InvestigaçãoPublication . Cunha, Helena MariaAs recomendações da Agenda do NCTM (1980), no sentido de se atribuir à resolução de problemas um papel de primeiro plano no ensino da Matemática, têm sido apresentadas com frequência desde essa data por destacadas figuras e por associações profissionais de vários países. No entanto, é a publicação do livro de George Pólya, How To Solve It, em 1945, que marca o início do interesse em relação à resolução de problemas por parte dos educadores matemáticos.
- 19th World Conference on Open Learning and Distance EducationPublication . Barros, João Pedro Antas de; Cunha, Vasco Oliveira eTodos os trabalhos se desenvolveram no Austria Center Vienna, o mais moderno centro de congressos da capital austríaca, adjacente ao complexo das Nações Unidas, na margem esquerda do Danúbio, a menos de quinze minutos de metro do centro da cidade. Com mais de mil e trezentos participantes, na Conferência estiveram representados setenta e nove países, sendo trinta europeus, dezasseis asiáticos, quinze americanos, catorze africanos e quatro da zona do Pacífico. Em termos de representação individual, a Europa, com mais de 57% de presenças, foi a zona do globo mais visível. De salientar, contudo, a presença significativa de um elevado número de representantes de países em busca de desenvolvimento, de todos os continentes, da Letónia à Eslováquia, da Mongólia ao Vietname, da República Dominicana ao Equador, do Botswana à Tunísia, passando pelo Chade e pelo Togo.
- A Concepção Histórico-Social da Relação entre a Realidade e a Produção do Conhecimento MatemáticoPublication . Giardinetto, José Roberto BoettgerEste artigo apresenta algumas considerações relativas ao processo histórico-social de desenvolvimento da matemática. Trata-se de um trecho da tese de doutoramento do autor (GIARDINETTO,1997). A referida tese sofreu alterações e foi publicada em 1999 pela Editora Autores Associados2 (GIARDINETTO,1999). O trecho da tese (com pequenas adaptações) apresentado neste artigo não está presente no livro publicado.
- Asociación de Difusión de Educación a Distancia A.D.E.D.Publication . Sanches de Rebaudi, María Isabel CabezudoConscious of the present needs, we enhance the idea of distance education. First, as a project and then as an educational program, in order to train women and children, bearing family and society in mind. A short and specific training that enables students retake abandoned studies was elaborated as the first step. It has been proved that forming an Executive Assistant on a course of MERCOSUR Secretariat would become an efficient intermediate way to a program which will determine new conducts and promote to undertake higher studies. Having achieved this experience as a distance education centre in the city of Mar del Plata. The following characteristics and results have been evaluated: * It is an ethical and social educational work. * It is an educational offer that responds to regional requirements.* The learning-teaching material and tutelage are plurilingual and in accordance with the needs of the countries in which they will be implemented (Argentia, Bolivia, Brasil, Chile and Uruguay). * It focuses on educational quality and makes use of technology, being adaptable to the students' different levels. * With adequate financing, it has the capacity of continuous growth. * It allows the creation of new distance educational centres in the region, enabling the intervening countries to both emit and receive the program. * It teaches the characteristics and prospects of the common markets, considering their assets and liabilities. * It complies with the principles of the last women's conference in China with the objectives of FIMU1, FLAMU2, UNESCO, OREALC, ADED3, meeting the needs of emerging countries. Besides, it expands educational frontier within the frame of globalization and interconnected present day world fostering job insertion4.
- Recursos Educativos na InternetPublication . Andrade, Maria do Carmo; Gomes, Cristina AzevedoA Internet é, hoje em dia, uma realidade inquestionável que tem vindo a provocar mudanças rápidas e significativas em quase todos os sectores da nossa sociedade. De facto, a possibilidade de aceder e trocar informação de uma forma rápida e global tem vindo a provocar mudanças significativas na forma como vivemos e como trabalhamos.
- The Process of Learning Mathematics: A Fuzzy set ApproachPublication . Voskoglou, Michael G.There are often situations in real life in which definitions do not have clear boundaries; for example this happens when we speak about the "long rivers" or "high mountains" of a country, about the "young people" of a town, about the "tall pupils" of a school, e.t.c.. The fuzzy sets theory was created in response to the need to have a mathematical representation of such kind of situations. Let U denote the universal set of the discourse. Then a fuzzy set A in U, initiated by Zadeh [7], is defined by means of the membership function mA, which assigns to each element of U a real value from the interval [0,1]. More specifically A = {(x,mA(x)) : x Є U} , where mA U ----> [0,1).
- Visita Exploratória ao Wye CollegePublication . Correia, Paula; Martinho, VítorNo seguimento de um conjunto de informações que diariamente chega aos nossos gabinetes tivemos conhecimento da existência de um convénio de cooperação entre o ICCTI (Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional) do Ministério da Ciência e Tecnologia e a British Council, para a realização de visitas exploratórias por docentes e investigadores de Portugal e do Reino Unido. Decidimos, então, aproveitar esta iniciativa, pelo que, iniciámos contactos com o Wye College da Universidade de Londres, onde já tínhamos alguns conhecimentos, para organizarmos uma visita exploratória e conhecermos "in loco" a realidade desta Instituição no domínio científico e pedagógico nas áreas da Economia e das Tecnologias Agro-Alimentares, Rurais e Regionais. Estes contactos foram realizados junto do professor Derek Ray que desde a primeira hora se disponibilizou para nos receber com muito agrado. Feitos os contactos concorremos às bolsas do referido convénio e acertámos a visita com êxito na semana de 20 a 27 de Novembro de 1999.