Browsing by Issue Date, starting with "2008-09"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Tomada de decisões éticas em prematuros: experiências de médicos e enfermeirasPublication . SILVA, ErnestinaOs profissionais de saúde têm-se mostrado muito empenhados no progresso do tratamento dos prematuros havendo, contudo, necessidade de se investir na reflexão sobre os aspectos éticos. Realizamos um estudo qualitativo, entrevistando médicos e enfermeiras e percebemos as preocupações e conflitos com a tomada de decisões difíceis, face ao dever de reanimar no limite da viabilidade, no inquestionável respeito pela vida humana e, também, o dever ético e moralmente justificado de limitar ou suspender cuidados, como resposta ao critério de "melhor interesse da criança". Sublinhamos alguma ambiguidade do assumir a suspensão de cuidados, em face de um prognóstico infausto, compreensível pela atitude eticamente fundamentada no respeito pela vida. Destacamos a importância de protocolos, critérios que orientam a prática clínica, mas que não existem fixadas nos serviços.
- Sistemas de ventilação natural e mistos em edifícios de habitaçãoPublication . Pinto, ManuelA qualidade do ambiente interior de edifícios é uma preocupação que acompanha o Homem desde há séculos. Contudo, o aumento do tempo de permanência em edifícios (cerca de 90% das nossas vidas acontece no seu interior) e as novas práticas construtivas, geradoras de potenciais deficiências de carácter higrotérmico, têm vindo a provocar um crescente interesse por esta problemática. A publicação da recente regulamentação portuguesa na área da térmica de edifícios e qualidade do ar veio incrementar os níveis de exigência relativamente ao comportamento higrotérmico da envolvente dos edifícios e as condições de ventilação do ar interior. Em Portugal a maioria dos edifícios de habitação recorre a um sistema de ventilação misto (ventilação mecânica na cozinha e ventilação natural na instalação sanitária). Em face dos potenciais problemas apresentados por este sistema, nomeadamente, a sua intermitência e a possibilidade de inversão de fluxo nas condutas com ventilação natural, levou à prossecução do presente trabalho de investigação que tem como objectivo principal medir o desempenho de um sistema misto de ventilação e propor recomendações práticas. A vasta campanha experimental realizada permitiu realizar, nomeadamente, a caracterização experimental dos dispositivos usados no sistema de ventilação ensaiado e a aplicação do método do gás traçador, com especial ênfase na técnica PFT, ao estudo das renovações horárias do sistema de ventilação proposto. A execução do trabalho experimental permitiu definir exigências de ventilação adaptadas às condições reais do clima interior dos edifícios portugueses e estabelecer regras claras a cumprir por um projecto de ventilação, de forma a satisfazer essas exigências.
- A Valoração Económica de Bens Culturais: Uma Aplicação a Monumentos da Cidade de TomarPublication . Guia, Ana; Rebelo, JoãoA Economia da Cultura é uma das áreas do conhecimento que tem sido alvo de desenvolvimento nos últimos tempos. Esta situação resulta da consciencialização da importância que este sector tem na sociedade, nomeadamente, na formação pessoal e na integração social, assim como nos impactes económicos que proporciona pela crescente procura de bens culturais. Dado que estamos perante bens não transaccionáveis, ou seja, no caso em estudo, de bens públicos ou de clube, cuja valoração se torna impossível, via mercado, é necessário o recurso a métodos de valoração indirecta. Os bens culturais em análise (Convento de Cristo, Museu dos Fósforos e Sinagoga), situados na cidade de Tomar, foram valorados com recurso ao cálculo do excedente do consumidor. Para tal, socorremo-nos do Método do Custo de Viagem com a aplicação do Modelo Regressivo de Poisson para a determinação da curva da procura destes bens e, consequentemente, do cálculo do excedente. Para proceder ao desenvolvimento deste estudo foram considerados dois grupos de questões. O primeiro visava a obtenção de informação que possibilitasse determinar o custo de viagem a cada um dos locais em estudo e, também, a experiência cultural dos consumidores. O segundo grupo de questões tinha em vista obter as características socioeconómicas dos indivíduos inquiridos, nomeadamente o género, a idade, o local de residência, as habilitações literárias e o rendimento mensal familiar auferido e que no seu conjunto funcionam como variáveis de controlo. Os resultados obtidos, tendo em conta o Modelo de Poisson, quando os parâmetros associados às variáveis são significativos, confirmam o contemplado noutros estudos, ou seja, podemos dizer que o custo de viagem, o género e a idade influenciam negativamente a procura de visitas, enquanto que os hábitos culturais, as habilitações literárias e o rendimento a influenciam positivamente. No que concerne à comparação entre os três itens culturais considerados verificamos que, segundo o excedente do consumidor, o bem mais valorado foram as visitas ao Convento, seguindo-se as efectuadas à Sinagoga e, por último, as realizadas ao Museu dos Fósforos.
- As letras no pequeno ecrã: adaptação literária para televisãoPublication . Sobral, Filomena AntunesA história tem testemunhado ao longo dos tempos inúmeras adaptações literárias para veículos distintos. A televisão, como proeminente meio de comunicação de massas com evidentes capacidades para veicular mensagens à escala global, também se apropriou dos conteúdos da literatura como forma de diversificar as suas grelhas de programação. Consequentemente estabeleceu-se indubitavelmente uma ponte entre a cultura dita erudita e um público de massas. Procuramos neste texto apresentar uma reflexão sobre a adaptação literária para televisão, com especial incidência no contexto da ficção nacional portuguesa – uma coexistência bem sucedida entre a cultura escrita e a tecnologia da imagem.
