Browsing by Issue Date, starting with "2011-11"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Modelos de avaliação de empresas - Análise comparativa: Estudo de casoPublication . Tavares, Ana Patrícia Gomes; Pinto, António Pedro Martins SoaresEste trabalho tem por objetivo determinar o valor de uma empresa, com o recurso a diferentes modelos de avaliação. Como metodologia adotou-se o estudo de caso, com o propósito de avaliar as insuficiências e as limitações inerentes às diferentes abordagens. Os valores obtidos sugerem que não existe um procedimento único ou formulação exata, dada a multiplicidade de elementos que os podem condicionar, nomeadamente os procedimentos contabilísticos (critérios e normas de valorização), valor aleatório, importância relativa de algumas variáveis e subjetividade no ato de valorização. Estas imprecisões dificultam o consenso em torno das estimações efetuadas. Os maiores constrangimentos na implementação das diferentes abordagens de avaliação numa empresa de média dimensão decorrem de uma incorreta aplicação dos critérios contabilísticos, da ausência de uma remuneração explícita dos capitais próprios e da inexistência de estratégias explícitas que permitam determinar os fluxos de rendimento futuros.
- The role of teaching institutions to prepare and promote social entrepreneursPublication . Marques Dos Santos, Paula; Guedes, Anabela; Silva, MarisaThis research intends to analyse how Universities must have an important role in social entrepreneurship promotion and in the regional and social sustainable development itself. In fact, it's our opinion that students must be advised how can they start up their professional careers in social area and how they can be competitive in the professional world. Thus, academic curricula and teaching methodologies must give them the basic tools so they can have entrepreneurial spirit and to develop innovative programmes/organizations as well as, at the same time, to contribute for a more inclusive society.
- Da página ao(s) ecrã(s): tecnologia, educação e cidadania digital no século XXIPublication . Melão, DulceNa atual sociedade em rede, a relação entre literacia e tecnologia tem vindo a estreitar-se, abrindo um amplo debate sobre as vantagens da utilização das TIC em contexto escolar, para acompanhar o ritmo das gerações quotidianamente rodeadas de ecrãs que as convidam a explorar novas formas de “ler” o mundo. Partindo deste pressuposto, os objetivos do artigo são: 1) fazer uma revisão de literatura sobre a evolução conceptual da literacia digital, sublinhando a pluralidade das suas facetas e a sua relevância em contexto escolar; 2) refletir sobre o modo como tal evolução alimenta e consolida o exercício da cidadania digital, tendo como objetivo a promoção da e-inclusão; 3) indagar o modo como a escola tem sido desafiada a integrar as TIC em contexto de sala de aula, a partir de uma seleção de estudos que, por um lado, configuram um retrato possível da atual “geração digital” e, por outro lado, incidem sobretudo em exemplos concretos de atividades realizadas no ensino básico, enfatizando as perceções e atitudes de professores e alunos nelas envolvidos. Finalmente, conclui-se que os avanços conseguidos são um incentivo para repensar a implementação sistemática de processos de utilização pedagógica das TIC no ensino e aprendizagem enquanto um dos pilares do futuro digital da educação.
- A sustentabilidade do plano de pensões do Montepio Geral no século XIX. O contributo do matemático Daniel Augusto da SilvaPublication . martins, ana patríciaDos montepios de sobrevivência portugueses que no século XIX operavam em Lisboa, o Montepio Geral era, sem dúvida, o mais próspero. Criado em 1840, sob o nome Montepio Literário, propõe-se socorrer os sócios em caso de perda de emprego, sendo a mais significativa das assistências o proporcionar pensões de sobrevivência às famílias após o seu falecimento. Ao longo do século XIX mantiveram-se esses fins, acrescentando-se outras abrangências que de igual modo observavam os princípios de mutualidade característicos dessas associações. Em meados da década de 1860 afirmam-se receios sobre a sua estabilidade financeira, duvidando-se da capacidade de garantir os encargos futuros apesar do prodigioso crescimento verificado por um quarto de século.
- Estudo sobre o conhecimento da população portuguesa acerca de fibras alimentaresPublication . Martinho, Célia Assunção Costa; Guiné, Raquel; Correia, Ana Cristina; Gonçalves, FernandoA associação entre fibra alimentar, benefícios para a saúde e alimentação saudável tem sido objecto de estudo nos últimos anos. A indústria alimentar, para acompanhar o forte interesse demonstrado pelos consumidores, tem colocado cada vez mais à disposição do consumidor novos produtos, ricos em fibra alimentar. De modo a ir de encontro deste enorme interesse e da procura por estes produtos, foi elaborado este trabalho, que teve como principal objectivo avaliar o grau de conhecimento da população portuguesa sobre fibras alimentares e sobre os seus efeitos para a saúde, bem como avaliar os seus hábitos de consumo no que respeita a fibras. Para tal foi efectuado um inquérito por questionário misto 'on-line' tendo sido recebidos um total de 182 inquéritos respondidos válidos. Após o tratamento dos resultados conclui-se que o nível de conhecimento da população acerca das fibras alimentares bem como a quantidade consumida são baixos, tendo em conta a grande importância atribuída às fibras no que respeita ao tratamento e prevenção de diferentes tipos de doenças.
- Sistemas de Ventilação Natural em Edifícios de Habitação. Requisitos para a sua ModelizaçãoPublication . Pinto, Manuel; Viegas, João; Freitas, VascoA ventilação constitui uma parcela significativa das perdas térmicas, no período de Inverno, o que conduz a uma necessidade de minimizar os caudais, no entanto, é absolutamente necessária para garantir a qualidade do ar interior, a segurança dos utilizadores e o controlo dos riscos de condensações. Em Portugal, tem-se evoluído no sentido de melhorar a permeabilidade ao ar das caixilharias e da instalação de dispositivos de extração de ar nas cozinhas e instalações sanitárias que, muitas vezes, não garantem o número mínimo de renovações de ar necessárias. Recentemente realizaram-se, entre outros, ensaios de caraterização da permeabilidade ar dos componentes do sistema de ventilação e obtenção dos coeficientes de pressão de um edifício multifamiliar. Estes dados são necessários para, nomeadamente, conceber tendências de melhoria da envolvente (ex.: janelas e caixas de estores) e realizar simulações com dados fiáveis.
- Conversor DC/DC para Interligação de Armazenamento e Produção de Energia com Origem em Fontes RenováveisPublication . Santos, Fernando; Cruz, Sérgio; Jorge, Humberto Manuel MatosO trabalho de investigação aqui reportado tem como objectivo último a integração de diferentes módulos de produção e armazenamento de energia, com várias cargas eléctricas, por intermédio de um barramento DC, estando este interligado com a rede eléctrica de forma a optimizar, do ponto de vista económico, as trocas de energia entre esta e tal barramento. Em concreto, este trabalho de investigação centra-se nos conversores de potência necessários à interligação dos diferentes módulos produtores e de armazenamento de energia eléctrica ao barramento. De forma a compatibilizar os equipamentos de diferentes fabricantes, com diferentes tensões de funcionamento, torna-se necessário implementar conversores DC/DC que permitam a ligação destes ao barramento DC, com elevado rendimento e possibilitando a gestão da energia eléctrica fornecida/pedida por cada módulo. Este artigo expõe o dimensionamento e explica o funcionamento dos conversores DC/DC que serão usados no sistema laboratorial implementado para o efeito. Após o bom dimensionamento destes será possível interligar o barramento DC à rede, através de um rectificador PWM, sendo possível gerir de forma eficiente o fluxo de energia entre o barramento DC e a rede de distribuição de energia eléctrica. A partir desse ponto pode ser feita uma análise económica do mercado da energia e do impacto destes sistemas no diagrama de carga da rede.