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- Vinagres comercializados em Portugal: avaliação da capacidade antioxidante e da composição fenólicaPublication . Cruz, Miguel António Marcelino da; Jordão, António Manuel dos Santos Tomás, orient.; Gonçalves, Fernando Jorge Andrade, co-orient.; Correia, Ana Cristina Vilas Boas, co-orient.Este estudo teve como principal objectivo efectuar uma caracterização antioxidante de vinagres comercializaados no mercado português. Foram estudadas 21 amostras de vinagres comerciais, das quais 7 foram de vinagres de vinho tinto, 2 de vinagres balsâmicos, 8 de vinagres de frutas e ainda uma amostra de vinagre de arroz. Para o efeito, recorreu-se aos métodos de Folin-Ciocalteau e IPT para a determinação dos teores em compostos fenólicos totais. A identificação e quantificação das antocianinas individuais e dos ácidos fenólicos foi efectuada por HPLC-UV/Vis. Para a avaliação da actividade antioxidante total dos vinagres estudados, recorreu-se a 2 métodos: DPPH e ABTS. Foi efectudado ainda um estudo da composição fenólica e da actividade antioxidante total em 3 das principais fracções fenólicas (F1, F2 e F3) existentes nos vinagres. Os vinagres elaborados a partir de vinho tinto foram os que apresentaram teores em compostos fenólicos mais elevados, em particular os vinagres balsâmicos, comparativamente aos restantes vinagres estudados (vinagres de vinho branco, de frutas e de arroz). Verificou-se por outro lado, uma correlação elevada entre a composição fenólica e a actividade antioxidante total dos vinagres estudados. No caso dos vinagres de vinho tinto, a fracção fenólica constituída pelas antocianinas, proantocianidinas poliméricas e outros compostos poliméricos, foi a que mais contribuiu para a actividadade antioxidante total.
- Configuração televisual da metrópole: Lisboa em O Crime do Padre Amaro do século XXIPublication . Sobral, Filomena AntunesA adaptação televisiva atualizada de textos clássicos é uma prática que proporciona conhecimento cultural com interesse coletivo ou narrativas que contribuem para refletir acerca de temáticas vigentes no social. Este texto, ao tomar como objeto de estudo a transposição televisual de O Crime do Padre Amaro de Eça de Queirós, propõe analisar como esta reinterpretação televisiva reproduz imageticamente a cidade de Lisboa e, ao mesmo tempo, como retrata a sociedade e a identidade portuguesa. Neste sentido, o texto foca essencialmente a configuração da capital de Portugal no século XXI, uma cidade estendida para a periferia, onde se destaca a multiplicação de bairros sociais que fazem emergir diversas problemáticas. Lisboa surge, neste âmbito, como um cenário privilegiado que nos possibilita repensar aspectos reais a partir da mediação da ficção.
- Quantificação da biomassa consumida nos últimos 20 anos de fogos florestais no Norte PortugalPublication . Aranha, José; Calvão, Ana; Lopes, Domingos; Viana, HelderA análise estatística relativa aos fogos florestais ocorridos, nos últimos 20 anos (1990-2009), em Por-tugal continental, mostra que ocorreram 22380 fogos, que consumiram 2 443 350ha. Analisando ape-nas a região Norte de Portugal (distritos da Guarda, de Viseu, do Porto, do Minho, de Vila Real e de Bragança), verificou-se que a tendência foi a mesma, com 15 339 ocorrências e 1 209 976ha ardidos. Com o objectivo de analisar a dinâmica da vegetação arbustiva, que coloniza as áreas ardidas, esta-beleceu-se um sistema de amostragem de campo, sobre as áreas ardidas nos últimos 10 anos, com-posto por 5 amostras por data. Em cada uma destas amostras, quantificou-se a biomassa arbustiva em pé e determinou-se o peso verde e o peso seco. Com estes dados, estabeleceu-se um sistema de equações que permitiu analisar a dinâmica vegetal das espécies arbustivas e quantificar a biomassa consumida pelos fogos. Os resultados mostram que, nos últimos 20 anos arderam, aproximadamente e só no Norte de Portu-gal, 749500ha de matos. Considerando um valor médio de 9 t/ha de biomassa (30% de humidade), estima-se que tenham ardido 6 745 500 toneladas de mato.
- Valoração e procura de património cultural : o museu de LamegoPublication . Fonseca, SusanaA presente dissertação integra-se numa área de conhecimento económico, relativamente recente em Portugal e, que se encontra numa fase de difusão e expansão - na área da Economia da Cultura. Pretendemos descrever os métodos de valoração e estimação da procura de património cultural, nomeadamente o bem cultural Museu de Lamego. O nosso estudo recai sobre a participação como visitante de um museu, ou seja, como consumidores de arte e não como produtores. A aproximação económica para entender e analisar a participação nas artes é baseada na assumpção de que os indivíduos maximizam a sua utilidade, com restrição orçamental. Quando um indivíduo decide se vai ou não visitar um museu, tem em consideração o preço, o tempo dispendido, usos alternativos e factores similares. Este estudo visa contextualizar economicamente património cultural, apresentar os métodos utilizados na estimação da procura de bens culturais e especificamente de museus e estimar uma função procura para o património cultural “Museu de Lamego”. Este situa-se no centro da cidade de Lamego, sendo o eclectismo da sua colecção a sua característica mais marcante. Como a maioria dos locais considerados património cultural, o Museu de Lamego pode ser classificado como possuindo as características típicas dos bens públicos e, sendo assim, para a estimação do excedente do consumidor devemos utilizar as técnicas de valoração para os bens não transaccionáveis. Neste estudo emprega-se o método das preferências declaradas, nomeadamente o método do custo de viagem, para estimar o excedente do consumidor. Os resultados do estudo confirmam o previsto na teoria, ou seja, utilizando o modelo Poisson concluímos que o número de visitas ao Museu é influenciado positivamente pela escolaridade, pelo número de visitas realizadas a outros museus e pelo género e negativamente pelo custo da viagem.
- Valoração e Procura de Património Cultural O Museu de LamegoPublication . Fonseca, Susana