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- A Satisfação e a Qualidade de Serviços e de Vida nas Instituições para Seniores. O modelo ServQual (adaptado à Servperf) e as dimensões de Rosaline Kane. Caso de estudo: Lares do concelho de ViseuPublication . Pereira, Vânia Isabel Ferreira; Antunes, Joaquim; Malva, Maria Madalena de FreitasO aumento da esperança média de vida alterou o paradigma de vida das sociedades ocidentais. Muitos idosos vivem mais de 85 anos, a já chamada 4ª idade, e precisam cada vez mais de respostas sociais adequadas às suas necessidades, numa época em que as famílias se desresponsabilizam gradualmente dos cuidados aos seniores. As respostas sociais mais conhecidas no nosso país são Instituições com denominações de Misericórdias, Lares Privados, Fundações e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que têm vindo a assumir um papel de cada vez mais relevância na sociedade. Este estudo procurou saber se estas Instituições estão capazes de alcançar a satisfação dos seus residentes. Considerámos que a satisfação era passível de ser medida através de dois construtos, nomeadamente a Servqual (adaptada ao modelo ServPerf) para a Qualidade dos serviços prestados e a Qualidade de Vida da investigadora Rosaline Kane. Para que esta pesquisa fosse o mais fidedigna possível optamos por inquirir os residentes de Instituições para Seniores. A recolha dos dados aconteceu através de questionários presenciais em 17 das 20 Instituições que em 2012 eram referenciadas na Carta Social, para o concelho de Viseu, e foram realizados durante dois meses. A análise dos resultados deste estudo permitiu perceber alguns dados estatísticos da população residente em Lares de Idosos no concelho e qual a perceção que os mesmos têm relativa à satisfação das suas necessidades. Com este estudo procuramos ajudar as Direções e Corpos Gerentes das Instituições a melhor avaliarem e valorizarem o tipo de serviços que disponibilizam e a atenção às necessidades sentidas pelos residentes, nomeadamente no que respeita a dimensões como a sua Dignidade. Conhecer o que cada cliente valoriza e o que sente falta pode transformar-se numa vantagem competitiva para estas organizações.