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- Estudo experimental sobre a influência de diferentes tipos de peletes de Acacia e Cytisus (spp.) na eficiência térmica de uma caldeira doméstica de 20 kWPublication . Ferreira, Tânia Vanessa de Jesus; Pinho, Carlos Manuel Coutinho Tavares de; Paiva, João Luís Monney de SáO presente trabalho teve como objetivo o estudo da influência de diferentes tipos de peletes de Cytisus multiflorus, Cytisus scoparius e Acacia dealbata no rendimento térmico de uma caldeira doméstica a peletes. Previamente, a caldeira foi testada recorrendo a peletes comerciais de Pinus pinaster, que foram utilizados como comparação com os peletes referidos anteriormente. Os peletes de Cytisus e Acacia foram produzidos especificamente para este trabalho, enquanto os de pinho foram adquiridos a duas empresas de produção de peletes (pinho A e pinho B), sendo atualmente comercializados em Portugal. Numa primeira fase, realizaram-se as várias etapas necessárias à produção dos peletes das espécies Cytisus e Acacia, sendo posteriormente efetuada a sua peletização. Foram realizados testes de qualidade aos peletes produzidos e aos peletes comerciais com vista à avaliação das suas características. De modo a ser possível a realização dos ensaios de queima foi necessário proceder à montagem da instalação experimental, que incluiu, para além da caldeira, vários componentes imprescindíveis nas medições necessárias durante os ensaios. Avaliou-se o desempenho da caldeira para os cinco tipos de peletes, em três cargas térmicas distintas: “reduzida”, “média” e “alta”. O rendimento térmico da caldeira foi determinado pelo método direto e avaliado durante a fase de regime estacionário. As emissões de poluentes (O2, CO, NOx e CO2) foram medidas na fase de arranque e também em regime estacionário. O aumento do caudal mássico de peletes levou a um aumento do rendimento térmico da caldeira e a uma diminuição das emissões de monóxido de carbono, constatando-se assim melhores condições de combustão na carga “alta”, quando comparada com as restantes. Em média, o rendimento térmico da caldeira foi muito semelhante com os cinco tipos de peletes. Relativamente às emissões, verificou-se que as emissões de CO foram extremamente elevadas na carga “reduzida” e em média, inferiores no caso dos peletes de pinho. As emissões de NOx foram significativamente superiores no caso dos ensaios realizados com as espécies Cytisus e Acacia, tendo-se verificado que estas emissões são muito dependentes do conteúdo de azoto dos peletes. Concluiu-se que o excesso de ar utilizado nas três cargas pré-definidas pelo fabricante era demasiado elevado pelo que, se estudou a influência da diminuição do excesso de ar no desempenho da caldeira no caso dos peletes de pinho A e giesta branca. Os resultados obtidos demonstraram que a diminuição do excesso de ar, para aproximadamente a mesma quantidade de combustível, permite um aumento do rendimento térmico da caldeira e uma significativa redução das emissões de poluentes.
- ViaWeb – Informação Online da ViaturaPublication . Angélico, Celina Carvalho; Tomé, Paulo Rogério PerfeitoNos dias de hoje, torna-se crucial ter dados informatizados. Muitas empresas investiram em sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), pela necessidade de adotar uma atitude de otimização em relação à utilização que se faz dos recursos disponíveis dentro das empresas, ao nível de simplificação de fluxos de informação, rapidez no acesso a dados e otimização dos processos de tomada de decisões. Quer seja, por uma questão financeira ou funcional as entidades ou empresas começaram a preocupar-se com a forma como gerem e disponibilizam dados. O aparecimento da internet, deu resposta à necessidade de disponibilizar informação em qualquer lugar, especialmente em dispositivos móveis. Esta crescente tendência mundial reflete-se numa oportunidade de negócio que não passou despercebida. No setor das Oficinas Multimarca, existem várias soluções de gestão, mas não disponibilizam informação online. Do ponto de vista operacional, as Oficinas e os seus Clientes necessitam de informação relativa ao histórico da viatura. Existem várias Software Houses com soluções para gestão de viaturas. No entanto, algumas destas soluções poderão não ser acessíveis para as PME’s (Pequenas e Médias Empresas) do setor, devido aos elevados custos de aquisição, tempos de configuração e adaptação. Muitas vezes, são soluções independentes das aplicações de gestão, não interligando os dados entre aplicações, levando a um esforço extra do sector administrativo devido a algum trabalho duplicado. Este projeto tem por base solucionar dois problemas na gestão das viaturas. Pretende-se desenvolver uma aplicação Web, de modo a disponibilizar o histórico de todas as operações realizadas nas viaturas e um sistema que permita a consulta de problemas já resolvidos em viaturas idênticas, seguindo regras de pesquisa de relacionamentos padrão, com base nas intervenções partilhadas pelas várias oficinas. A consulta do histórico tem por objetivo auxiliar algumas tarefas como a marcação de manutenções, com possibilidade de configurar alertas de modo a recordar a execução de tarefas, como por exemplo a inspeção. A pesquisa de problemas já solucionados auxilia a tomada de decisão para o novo problema, diminuindo tempos de resposta, esta área encaminha-nos para os sistemas RBC (Raciocínio Baseado em Casos). Tendo em conta o ambiente económico que as PME’s enfrentam, pretende-se com este projeto aproveitar os recursos existentes e disponibilizar informação online quer para a empresa quer para os seus clientes.