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- Avaliação do conforto térmico em salas de aulaPublication . Coelho, Daniel António Soares; Almeida, RicardoOs edifícios escolares desempenham, hoje em dia, um papel importante na sociedade, constituindo um dos fundamentos do desenvolvimento cívico e intelectual das crianças, jovens e adolescentes. Tanto os jardins-de-infância, que albergam a educação pré-escolar, como as escolas, são espaços que necessitam de atenção especial na conservação do bem-estar e saúde dos seus alunos, permitindo que estes mantenham um elevado desempenho na sua aprendizagem. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar as condições interiores de conforto térmico, de salas de aula e salas de biblioteca, de algumas escolas do centro urbano de Viseu, aplicando para tal, os modelos sugeridos pelas normas mais usadas atualmente a nível internacional e o modelo desenvolvido a nível nacional pelo LNEC. Nesse sentido foram realizadas duas campanhas de estudos de campo a edifícios da préescola, do 1º ciclo e do ensino superior, onde foram avaliados os parâmetros ambientais que influenciam diretamente o conforto térmico através de medições e as perceções dos ocupantes através de inquéritos elaborados para o efeito. Finalizadas as campanhas foram analisadas as perceções térmicas dos alunos, assim como os resultados dos parâmetros registados utilizando a abordagem analítica. Todo este processo não poderia ser realizado sem antes corrigir o valor da taxa de metabolismo de adultos para crianças. Por fim foram realizadas as avaliações de cada sala seguindo os princípios das abordagens analítica e adaptativa. Verificou-se que o modelo que se fundamenta nos princípios da primeira abordagem é mais exigente do que os modelos que seguem os princípios da segunda. Globalmente, na comparação entre campanhas, verificaram-se melhores resultados na segunda, evidenciando de forma generalizada maior capacidade por parte das salas em garantir conforto térmico nas épocas de meia-estação.
- Termografia na avaliação do desempenho higrotérmico de edifícios - análises de sensibilidadePublication . Soares, Tânia Cristina Rodrigues; Almeida, RicardoA crescente utilização da termografia de infravermelhos na construção civil está intrinsecamente relacionada com o facto de se tratar de um ensaio não destrutivo, permitindolhe apresentar-se como uma ótima ferramenta de diagnóstico, utilizada na manutenção e na reabilitação, possibilitando desenvolver estudos relacionados com o desempenho térmico dos elementos construtivos, assim como identificar anomalias construtivas e áreas degradadas. Neste trabalho abordam-se os princípios fundamentais da termografia de infravermelhos, os seus procedimentos, as suas principais vantagens e desvantagens, bem como as suas aplicações em diversas áreas, assim como os principais fatores que influenciam as medições aquando da utilização desta técnica. A elaboração desta dissertação incidiu essencialmente na realização de duas campanhas experimentais, uma com o intuito de avaliar o processo de secagem e outra com o intuito de efetuar uma análise de sensibilidade. A avaliação do processo de secagem consistiu na utilização da câmara termográfica e do humidímetro, para monitorizar a evolução da secagem de quatro fachadas de um edifício, recorrendo à captação de termogramas “dinâmicos” e ao registo de leituras efetuadas com o humidímetro, ao longo de cinco períodos do dia, durante seis dias. Os resultados termográficos foram comparados com os do humidímetro, permitindo avaliar qualitativamente a evolução da secagem dos elementos construtivos. A análise de sensibilidade consistiu na utilização de três equipamentos de medição de temperaturas superficiais, sendo eles a câmara termográfica, o termómetro de infravermelhos e termopares do tipo T, com o objetivo de comparar o valor de temperatura por eles obtidos quando sujeitos a diferentes condições de ensaio.