Browsing by Issue Date, starting with "2014-12"
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Prática de ensino supervisionada e o impacto das atividades de enriquecimento curricular no 1º CEBPublication . Carugati, Antonella Belen; Ramalho, HenriqueRESUMO O relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Numa primeira parte, apresentamos uma reflexão das vivências das práticas no estágio, que teve lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte deste relatório está destinada ao trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres. Apresentamos, assim, um estudo intitulado “Prática de Ensino Supervisionada e o impacto das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, através das perspetivas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a execução da primeira parte do relatório, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo quantitativo, onde usámos o inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Com a nossa análise de dados, podemos concluir que os professores consideram que as Atividades de Enriquecimento Curricular influenciam nas atividades curriculares. Consideram, também, que as Atividades de Enriquecimento Curricular são importantes na formação global dos alunos e ainda que os alunos gostam destas atividades aderindo às mesmas. Relativamente à opinião dos pais, estes demonstram uma apreciação positiva das atividades, segundo a informação dada pelos professores.
- Fissure sealants: A review of their importance in preventive dentistryPublication . Veiga, Nélio J.; Ferreira, Paula C.; Correia, Ilidio J.; Pereira, Carlos M.Background: For the prevention of dental caries, fissure sealants application is recommended if pits and fissures are very deep and narrow, creating a physical barrier for the plaque's accumulation, in these specific anatomical areas of the tooth. Aim: This review article about fissure sealant aims to address the main properties, indications, advantages and limitations of fissure sealants that are used in order to acquire a higher level of knowledge about what is known today about this biomaterial and how and when it should be applied by clinicians. Review Results: Studies have shown that fissure sealants applied both in clinics and in schools, are highly effective in preventing dental caries, reducing caries in pits and fissures up to 60% for 2 to 5 years after its implementation. The application of fissure sealants has specific indications, such as: newly erupted teeth, with deep fissures and clinically free of dental caries; patients who present physical and mental disabilities; adult patients that are under medical treatment that involves a significant decrease of the salivary flow. Several studies analyzed do not clarify which type of fissure sealant, if a resin-based or glass ionomeric fissure sealant, has higher retention rate and effectiveness. Conclusion: The application of sealants is a recommended procedure to prevent or control dental caries. However, the relative effectiveness of different types of sealants has yet to be established. Clinical Significance: Fissure sealants are recommended to be applied soon after tooth eruption, mainly at the level of the first permanent molars. However, health professionals should always take into account that fissure sealants, currently used, have limitations such as microleakage. Regular reassessment, in order to avoid the development of dental caries, on teeth with partial or total loss of fissure sealants is recommended.
- Match analysis in football: a systematic reviewPublication . Sarmento, H.; Marcelino, R.; Anguera, MT.; Campaniço, J.; Matos, N.; Leitão, J.The main focus of this paper was to review the available literature on match analysis in adult male football. The most common research topics were identified, their methodologies described and the evolutionary tendencies of this research area systematised. A systematic review of Institute for Scientific Information (ISI) Web of Knowledge database was performed according to PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-analyses) guidelines. The following keywords were used: football and soccer, each one associated with the terms: match analysis, performance analysis, notational analysis, game analysis, tactical analysis and patterns of play. Of 2732 studies initially identified, only 53 were fully reviewed, and their outcome measures abstracted and analysed. Studies that fit all inclusion criteria were organised according to their research design as descriptive, comparative or predictive. Results showed that 10 studies focused predominantly on a description of technical, tactical and physical performance variables. From all comparative studies, the dependent variables more frequently used were “playing position” and “competitive level”. Even though the literature stresses the importance of developing predictive models of sports performance, only few studies (n = 8) have focused on modelling football performance. Situational variables like game location, quality of opposing teams, match status and match half have been progressively included as object of research, since they seem to work as effective covariables of football performance. Taking into account the limitations of the reviewed studies, future research should provide comprehensive operational definitions for the studied variables, use standardised categories and description of activities and participants, and consider integrating the situational and interactional contexts into the analysis of football performance.
- Sobre Daniel Augusto da Silva, por ocasião do bicentenário do seu nascimentoPublication . martins, ana patríciaDaniel Augusto da Silva (1814-1878) é reconhecidamente um dos mais importantes matemáticos portugueses do século XIX. Por ocasião do bicentenário do seu nascimento, contribuímos para um maior conhecimento das actividades desta figura singular, referindo-nos a diferentes facetas – matemático, professor, académico. Nasceu em Lisboa, em 16 de Maio de 1814. Casou-se aos 44 anos com Zeferina d’Aguiar (?-1891), natural da ilha da Madeira, e juntos tiveram um filho, Júlio Daniel da Silva (1866-1891). Pretendendo candidatar-se a um lugar de lente na Escola Politécnica, Júlio foi aconselhado por Francisco Gomes Teixeira (1851-1933) a estudar assuntos de Astática, reivindicando para seu pai um lugar na fundação dessa área. Faleceu sem cumprir esse projeto. A formação académica de Daniel da Silva foi diversificada, em Ciências Físico-Matemáticas, Ciências Militares e Filosofia Natural. Ingressou na Academia Real de Marinha no ano de 1829, com 15 anos, onde completou o Curso Mathematico de três anos, tendo obtido prémios pelo seu mérito. Pediu admissão à Companhia dos Guardas Marinhas no mesmo mês, apresentando-se em Outubro seguinte. Ingressou na Academia Real dos Guardas Marinhas no posto de Guarda-Marinha, com 19 anos, terminando o curso em Agosto de 1835. Em Setembro obteve licença para cursar na Faculdade Mathematica da Universidade de Coimbra, onde estudou às expensas da Marinha. Ainda em Novembro solicitou permissão para ingressar no recém-criado Instituto das Ciências Físicas e Matemáticas de Lisboa mas logo em Dezembro foi anulada a lei que o havia criado. Matriculou-se na Faculdade Mathematica no ano letivo de 1835-36, obteve prémios por mérito e terminou o curso em Julho de 1839, com 25 anos, obtendo o grau de bacharel.
- Implications of literacy for health for body mass indexPublication . Cunha, Madalena; Gaspar, Raquel; Fonseca, Sónia; Almeida, Dina; Silva, Mónica; Nunes, LuísIntrodução: A literacia para a saúde (LS) pode ser considerada como um conjunto de competências em que as pessoas se apropriam, compreendem, avaliam e utilizam informação e conhecimento para a saúde para fazer escolhas informadas, reduzir riscos para a sua saúde, manter o estado nutricional sadio e aumentar a qualidade de vida. Objetivos: avaliar o nível de literacia para a saúde; analisar a relação das variáveis sociodemográficas com a LS; classificar o Índice de Massa Corporal (IMC) e determinar o efeito da LS no IMC. Desenho: Estudo de natureza quantitativa com enfoque descritivo e corte transversal, realizado na zona centro e norte de Portugal. Participantes: Amostra não probabilística de 508 participantes portugueses com 44,48 anos como média de idade (DP=21 anos). Instrumentos de Medida: A LS foi avaliada através do Questionário Europeu de Literacia para a Saúde (HLS-EU-PT) validado em português por Saboga-Nunes e Sorensen (2013) 1 e a classificação do IMC seguiu os referenciais da WHO aceites por Portugal, DGS (2013). 2 Resultados: Apurou-se que no global, 73,62% dos participantes apresentam um nível de literacia para a saúde inadequado e problemático, sendo este significativamente mais baixo nas mulheres (p=0,000). Os participantes com inadequada LS, são os que apresentam maior índice de IMC (x^2= 78,09; p=0,000), logo correndo riscos para um estado de saúde optimizado. Conclusões: Os resultados sugerem uma relação significativa entre a LS e o IMC. Verifica-se que, quanto melhor for o LS, mais adequado é o IMC. Estas evidências reforçam a importância da promoção da literacia para a saúde nos portugueses.
- Knowledge and attitudes regarding dietaryfibres: a consumer survey in Portuguese populationPublication . Guiné, Raquel; Martinho, Célia; Barroca, Maria João; Viseu, ClaraFibre is a collective term for a group of compounds, which differ in their chemical structure and physical properties and is related with a variety of physiological effects. Some health benefits such as the reduced risks of certain diseases like cancer, coronary heart disease, obesity and possibly diabetes are linked with dietary fibre consumption. Given this importance, the knowledge, attitudes and perceptions of the Portuguese population regarding dietary fibre were investigated by undertaking a consumer survey by means of a questionnaire that would allow understanding the level of knowledge and attitudes towards fibre and how this could help to inform educational or agricultural policies to improve public health. The results obtained showed that most of the population had a general knowledge about fibre and individuals who tend to eat out frequently or who show little concern for fibre are more likely to lack knowledge of the connection between foods and fibers. Also, individuals who were less concerned with fibre tended to eat less fibre in the form of fruit, vegetables and whole cereals. A factor analysis was performed to group the knowledge about food fibres, and it revealed that the most appropriate solution involved three factors (health effect, food and fibres, and general knowledge), explaining 76% of the variance in the original data. Furthermore, three clusters, with similar sample percentage, were identified through a cluster analysis: people that can be considered as practising a healthy diet, people who eat out, and people who do not concern about fibre and its effects. Consumers from all three clusters have a general knowledge about dietary fibres and their benefits for health. Yet only the food and fibres factor is a significant differentiator between the three consumer segments. The socio-demographic factors age, level of education, and location had no effect on quality perception of dietary fibres between the segments, but the women perceived dietary fibres as being healthy more than men did. Finally, the cluster of healthy diet has an attitude more responsible towards the food labels when compared to the other two clusters members.
- As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John DeweyPublication . Festas, Ana Cristina da Silva; Gomes, António Ferreira; Souto e Melo, Ana LuísaNa presente investigação, pretendemos estudar as finalidades da Educação Tecnológica no âmbito da pedagogia desenvolvida por John Dewey. Este autor deixou um legado educacional muito amplo na pedagogia contemporânea, no qual procurou estabelecer as bases para a educação ativa, onde a aprendizagem experiencial e o compromisso ativo entre o aluno e o seu meio ambiente são aspetos fundamentais. Neste sentido, pretendemos com o presente trabalho saber de que forma as finalidades da Educação Tecnológica se enquadram nos ideais pedagógicos impulsionados por John Dewey e que atividades desenvolvidas nesta disciplina se enquadram na pedagogia de Dewey. Por forma a alcançar os objetivos delineados para este trabalho, recorremos a uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, cujo instrumento de recolha de dados utilizado foi o questionário com perguntas de resposta aberta e fechada, aplicado a uma amostra de trinta e dois professores de Educação Tecnológica pertencentes a quatro Agrupamentos de Escolas do distrito de Viseu. Os resultados obtidos demonstram que os professores inquiridos evidenciam uma estreita relação entre as Finalidades da disciplina de Educação Tecnológica e a pedagogia de Dewey. Contudo, as alterações implementadas pela nova Reforma Curricular, no que diz respeito a esta disciplina, nem sempre permitem adequar os princípios pedagógicos de Dewey ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Educação Tecnológica.
- Avaliação e acompanhamento de projetos de I&D numa empresa de telecomunicaçõesPublication . Fialho, Joana; Godinho, Pedro; Costa, João Paulo; Afonso, RicardoNeste capítulo, apresenta-se uma solução para a avaliação e seleção de projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de uma empresa de telecomunicações (a PT Inovação), bem como o processo que a ela conduziu. A empresa dedica-se, por excelência, à inovação, investigação e desenvolvimento, pelo que uma correta alocação de recursos, baseada num modelo de avaliação das diferentes propostas com que a empresa se depara, é fundamental para que possa prosperar. No entanto, a avaliação deste tipo de projetos apresenta dificuldades específicas de índole diversa, e deve também ser devidamente enquadrada na política da empresa, pelo que se entendeu ser desejável definir uma solução de raiz, em vez de se optar por modelos predefinidos. A solução resulta de um processo iterativo que envolveu, por um lado, um conjunto de investigadores das áreas das finanças e investigação operacional e, por outro, vários elementos da empresa. A solução tem por base a avaliação comparativa das propostas com que a empresa se depara, e parte daí para a alocação de recursos entre os projetos selecionados. Os recursos mais importantes desta empresa são as pessoas, e a solução definida permite orientar os decisores relativamente à alocação das pessoas aos projetos
- O impacto da institucionalização no desempenho académico no 1º ciclo do ensino básico : a perceção dos futuros professoresPublication . Martins, Filipa Daniela dos Santos Ferreira; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaResumo O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e inclui duas partes distintas. A primeira parte incide numa reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas, no segundo e terceiro semestre desta unidade curricular. Esta reflexão abarca a caraterização dos contextos, a análise das práticas concretizadas e a análise das competências e conhecimentos profissionais desenvolvidas durante o percurso da Prática de Ensino. Na segunda parte do trabalho, efetuámos uma investigação, tendo como instrumento de recolha de dados, o inquérito por entrevista, que se enquadra no âmbito do paradigma qualitativo. Foi elaborado um guião de entrevista semiestruturado, tendo por objetivo conhecer, analisar e compreender as perspetivas dos futuros professores do 1º CEB relativamente ao desempenho académico de crianças institucionalizadas. O estudo teve como amostra um total de 10 alunos do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, sendo que os 10 alunos eram do sexo feminino com idades compreendidas entre os 22 e os 42 anos. Os resultados permitiram concluir que, para os futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, fatores relacionados com as carências afetivas, psicológicas, emocionais, familiares e ainda a singularidade de cada criança são aspetos condicionantes que provocam diferenças acerca do desempenho escolar entre crianças institucionalizadas e crianças em contexto familiar. Relativamente às dificuldades sentidas em relação às áreas de conteúdo, as conclusões recolhidas incidem em duas áreas, a de Português e em nenhuma área. Em torno das razões das dificuldades evidenciaram-se as vivências e história/experiências de vida de cada uma das crianças institucionalizadas. Por último, no que diz respeito a estratégias de ensino salientaram-se as estratégias gerais de intervenção de acordo com as necessidades da criança.
- Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : ensino/ aprendizagem de português língua não maternaPublication . Alves, Marta Isabel Moreira; Matos, Isabel Aires deResumo O presente Relatório Final de Estágio decorre de um processo de estágio e de percurso, que foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, em instituições públicas do distrito de Viseu. Ao longo dos dois semestres de estágio, encontrámos algumas realidades existentes nas nossas escolas, como, por exemplo, a existência de alunos cuja língua materna não é o português e a dificuldade que eles sentem ao aprender uma nova língua. Partindo deste problema, formulámos a seguinte questão: “Quais as dificuldades sentidas pelos alunos e professores no processo de ensino/aprendizagem de Português Língua Não Materna?”. O objetivo principal deste estudo foi compreender como é feita a integração destes alunos na escola portuguesa e perceber como é implementado o ensino/aprendizagem de Português a estas crianças. Optámos por uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada num estudo de caso. Para isso foram utlizados vários instrumentos de recolha de dados, como a observação não-participada, entrevistas semiestruturadas e inquéritos sociolinguísticos a alunos, professoras da turma e ao professor de apoio; foram também construídas tarefas para os alunos com maior dificuldade. Os dados obtidos nesta investigação, permitiram-nos conhecer melhor a realidade escolar dos alunos de PLNM e perceber as suas maiores dificuldades.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »