Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Prevalência de perturbações músculo-esqueléticas no adolescentePublication . Teixeira, Ana Cristina Ferreira; Martins, Rosa Maria LopesIntrodução: As perturbações músculo-esqueléticas constituem na atualidade uma das queixas mais frequentes, causando grande impacto na saúde dos indivíduos. Vários estudos epidemiológicos realizados em adolescentes sugerem que a prevalência e a incidência têm aumentado nos últimos anos, podendo evoluir para a cronicidade. Assim investigar estas patologias na infância e adolescência, reconhecer os fatores que contribuem para o seu aparecimento e avaliar o impacto de medidas de promoção e prevenção, constitui-se um desafio para quem trabalha em cuidados de saúde primários. Objetivos: O presente estudo pretende identificar a prevalência das perturbações músculo-esqueléticas nos adolescentes e analisar a sua relação com as variáveis sociodemográficas, antropométricas e circunstanciais. Método: Trata-se de um estudo não experimental, transversal, descritivo-correlacional e de caráter quantitativo, que envolveu 158 adolescentes da EB 2/3 General Serpa Pinto - Cinfães. Para o efeito foi construído um questionário que engloba variáveis sociodemográficas, antropométricas e circunstanciais. Integra ainda o “Questionário Nórdico Músculo-Esquelético” para avaliar as perturbações músculo-esqueléticas. Resultados: Os dados mostram que a maioria (80,8%) dos adolescentes referiram perturbações músculo-esqueléticas nos últimos três meses, sobretudo aos níveis dos ombros(27,8%), zona dorsal(25,3%), coxa/anca(25,3%), pescoço(23,4%) e a zona lombar(22,8%). Verifica-se ainda que as perturbações músculo-esqueléticas são mais prevalentes nos adolescentes do género feminino, naqueles que gastam mais tempo por dia a ver televisão, nos que se deslocam a pé e bicicleta e ainda naqueles que percecionam problemas de saúde. Conclusão: As perturbações músculo-esqueléticas estão de facto presentes em grupos significativos de adolescentes, têm uma origem dinâmica, multifacetada e multidimensional, o que reforça a pertinência de uma melhor compreensão do problema nos diferentes contextos, a importância dum trabalho preventivo e ainda da sua deteção e tratamento precoce.
- Concepção de um equipamento para teste de caneleirasPublication . Sousa, Sérgio Manuel Rodrigues de; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesEste documento pretende demonstrar a importância do uso de equipamentos de protecção durante a prática de futebol, bem como a importância do desenvolvimento de novas e melhores protecções, denominadas caneleiras. Para se obterem melhores protecções são necessários estudos que envolvam equipamentos de testes. Neste documento são apresentados os testes básicos para o desenvolvimento e certificação de caneleiras, baseados na Norma Europeia (EN 13061:2009), que regulamenta este tipo de protecção. A referida Norma serviu de base para o desenvolvimento de um equipamento de teste de caneleiras. Para dimensionar o desenvolver o equipamento de teste, foi usado o software Autodesk's Inventor 3D Cad. Este programa permitiu o desenvolvimento do equipamento em ambiente tridimensional, bem como o dimensionamento estrutural dos elementos que o constituem. No final obtém-se um equipamento que cumpre todos os requisitos na Norma Europeia (EN 13061:2009), podendo ser usada para testar, certificar e desenvolver produtos comercializados por uma empresa da região.
- Proposta para um equipamento de ensaio de compressão para ampolas de vidroPublication . Tavares, António Miguel de Lima; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesNeste projeto procura-se, numa primeira fase, desenvolver um equipamento e um ensaio para medir a força de rutura de ampolas de vidro usadas na indústria farmacêutica, fazendo posteriormente a análise e tratamento estatístico dos dados. Numa segunda fase, pretende-se conceber um equipamento que, no seu conjunto, permita executar testes com precisão elevada e consequentemente encontrar resultados com elevada fiabilidade. Deverá, ao mesmo tempo, ter flexibilidade para a realização de ensaios em diversos formatos e tamanhos de ampolas, a um custo competitivo. O equipamento de carregamento manual que foi construído permitiu, obter os dados necessários ao estudo do problema. Foi também estabelecido um procedimento de ensaio para o efeito, que foi cumprido com rigor. Seguiu-se o estudo estatístico dos dados obtidos no ensaio. Foi acrescentada a este trabalho, uma análise ao comportamento mecânico do vidro da ampola, com base em simulação e modelação de elementos finitos. Com apoio em toda a informação obtida, dimensionou-se um equipamento de teste de compressão para ampolas de vidro que teve em linha de conta os mais diversos fatores, fossem eles de natureza técnica ou económica. Recapitulando, em primeiro lugar, este trabalho foi capaz de produzir, em tempo útil, informação relevante. Foi rapidamente idealizado um procedimento de ensaio e um equipamento de carregamento manual, que permitiu a realização dos testes necessários. A nova proposta indica um equipamento que tem os componentes suficientes e necessários para quebrar ampolas de vidro Open-funnel ampoules (Form C), de forma precisa e fiável. Para além disso, grava a força de rutura e o deslocamento ao longo do teste de carregamento. Fica assegurado o espaço para futuros desenvolvimentos, com vista, a testar novas embalagens e outros materiais.