Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-22"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Atitude dos estudantes de enfermagem ao cuidar a pessoa com dorPublication . Vaz, Marisa Isabel Pires; Dias, António Madureira; Duarte, João CarvalhoIntrodução: Cuidar da pessoa com dor é imprescindível à excelência dos cuidados de enfermagem. Refletindo sobre a natureza desses cuidados pelos estudantes, é possível promover atitudes de abertura ao sofrimento, para que como futuros profissionais respondam à necessidade de alívio. O comportamento humano é intencional, reflete preferências e para o prever podemos simplesmente examinar atitudes. Objectivo: Estimar a validade e confiabilidade da escala e analisar a atitude dos estudantes de enfermagem ao cuidar da pessoa com dor. Material e Método: Estudo analítico, correlacional e transversal, realizado com 255 estudantes da ESSV. Os dados recolhidos através de questionário autoaplicado que integra a escala: Atitude dos Estudantes de Enfermagem ao Cuidar a Pessoa com Dor. Resultados: Após o estudo psicométrico, a escala apresenta 17 itens e 2 fatores, fator 1 “Aptidão Terapêutico-Curativa” e fator 2 “Aptidão Centrada na Pessoa”. Os estudantes apresentam uma média de idade de 21.91 anos, 77.3% do sexo feminino, maioritariamente solteiros e 40.8% frequentam o 4º ano. Todos avaliam a dor nos ensinos clínicos, 86.4% com a EN e 94.9% conjuga intervenções farmacológicas e não farmacológicas, mais de 55% emprega a diminuição do ruído e luminosidade, aplicação do frio e massagem, havendo 87.5% que usa posicionamentos. Os do sexo masculino que aplicam exercícios de relaxamento e os do sexo feminino com idade ≥21 anos, do 3º ano, apresentam uma atitude mais adequada. Conclusão: A formação no tema dor ao longo do curso é preponderante no desenvolvimento de competências, mas também na aquisição de conhecimento e promoção de atitudes. Palavras chave: Estudantes de Enfermagem, Atitude; Dor; Cuidar.
- Avaliação do desempenho higrotérmico de ginásios: qualidade do ambiente interior e risco de condensaçãoPublication . Santos, Mariana Isabel Almeida; Almeida, RicardoA preocupação com o bom funcionamento térmico dos edifícios tem vindo a tornar-se cada vez mais importante, levando a um maior interesse no estudo do conforto térmico de todo o tipo de espaços, habitações, salas de aula, bibliotecas. No entanto, os estudos deste tipo de matéria em ginásios, onde a atividade metabólica é muito elevada, ainda não são muito comuns. Nesta dissertação foi realizada uma campanha de monitorização do ambiente interior em três ginásios da região de Viseu. Esta campanha decorreu entre janeiro e maio de 2015, tendo sido medido em contínuo os seguintes parâmetros: temperatura do ar, humidade relativa e concentração de dióxido de carbono (CO2). Esta informação foi utilizada para avaliar o conforto térmico através de duas metodologias: o método proposto pela ASHRAE e o método da norma EN 15251. Foi ainda estimada a percentagem de insatisfeitos em função da concentração de CO2 segundo o estipulado na norma ASTM D6245. Num dos casos de estudo foi efetuado um inquérito aos utilizadores para aferir a sua perceção relativamente ao conforto higrotérmico e à qualidade do ar interior. Paralelamente, num dos casos de estudo, foi desenvolvido um trabalho para avaliar o risco de condensação e de desenvolvimento de fungos e bolores. Para tal, registou-se em contínuo a temperatura superficial em seis zonas distintas. O risco de condensação foi avaliado segundo dois critérios e o de desenvolvimento de fungos e bolores foi avaliado através da metodologia assente na utilização de isopletas. Foi ainda utilizado o programa WUFI-Bio.