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- Formação continuada em professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AlagoasPublication . Lima, Cláudia Rejane Cavalcante; Pereira, Carlos Manuel Figueiredo; Amaral, Maria Odete Pereira; Silva, Amaurí Aluísio daEnquadramento:A formação continuada é entendida como a formação recebida por for-mandos já profissionalizados e com uma vida ativa, tendo como base a adaptação contínua para a mudança de conhecimentos, técnicas e condições de trabalho, melhorando as quali-ficações profissionais e, por conseguinte, a sua promoção profissional e social. Objetivos: O objetivo geral foi avaliar o impacto do programa de formação continuada, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL aos professores de educa-ção física, no período de 2005 a 2011. Os objetivos específicos foram:caracterizar o perfil do grupo pesquisado, compreender os itinerários formativos e identificar os principais fato-res profissionais e sociais na formação realizada. Métodos: Realizamos um estudo transversal descritivo de natureza quantitativa, com a seleção dos participantes elaborada com base no rol das unidades escolares que atendem a educação básica. A amostra final foi de 48 professores licenciados e concursados na área de educação física, por amostragem baseada em agrupamento e com aplicação de questio-nários de perguntas fechadas e abertas para coleta de dados, revelando: qual a modalidade de formação preferida, a participação do professor no programa de formação, principais motivações para participação, principais efeitos alcançados e qual a satisfação na formação realizada. Resultados: Entre as modalidades de formação analisadas a preferida foi a ‘oficina’com uma percentagem de 42,35%, seguida pelo ‘círculos de estudo’ com 24,71%. Os motivos referidos como muito importante pelos professores para a participação na formação foram os ‘emancipatórios’ com 66,67% e logo após motivos ‘pedagógicos’em 54,17%. Os três principais aspectos positivos na formação, mencionados pelos participantes foram a quali-dade do formador (16,60%), partilhar experiências (15,35%) e conviver/recordar colegas (14,11%). Quanto aos aspectos negativos indicados apontam duração da formação (22,58%), horário da formação (20,43%) e local da formação (15,05%). O grau de satisfa-ção quanto as dimensões exploradas (instrução, gestão/organização, clima relacional e dis-ciplina) na formação os professores encontram-se satisfeitos variando entre 43,75% e 66,67% para os diferentes itens das dimensões. Conclusão: Considerações finais apontam a frequência maior do género feminino, os pro-fessores com experiência profissional de 15 a 29 anos de atuação no magistério, e vincula-ção expressiva com outra instituição de ensino. Quanto aos itinerários formativos elegeram a modalidade formativa oficina como a preferida; quanto aos aspectos positivos valoriza-ram a qualidade do formador e negativo a duração da formação. Principalmente nas dimensões de instrução e gestão/organização da prática docente. A formação continuada da SEMED contribuiu satisfatoriamente para a prática educativa dos professores de educação física ao longo deste período. Palavras-chave: Formação continuada, educação física, professor.
- Effects of cattle-slurry treatment by acidification and separation on nitrogen dynamics and global warming potential after surface application to an acidic soilPublication . Fangueiro, D.; Pereira, J.; Bichana, A.; Surgy, S.; Cabral, F.; Coutinho, J.Cattle-slurry (liquid manure) application to soil is a common practice to provide nutrients and organic matter for crop growth but it also strongly impacts the environment. The objective of the present study was to assess the efficiency of cattle-slurry treatment by solideliquid separation and/or acidification on nitrogen dynamics and global warming potential (GWP) following application to an acidic soil. An aerobic laboratory incubation was performed over 92 days with a Dystric Cambisol amended with raw cattle-slurry or separated liquid fraction (LF) treated or not by acidification to pH 5.5 by addition of sulphuric acid. Soil mineral N contents and NH3, N2O, CH4 and CO2 emissions were measured. Results obtained suggest that the acidification of raw cattle-slurry reduced significantly NH3 emissions ( 88%) but also the GWP ( 28%) while increased the N availability relative to raw cattle-slurry (15% of organic N applied mineralised against negative mineralisation in raw slurry). However, similar NH3 emissions and GWP were observed in acidified LF and non-acidified LF treatments. On the other hand, soil application of acidified cattle-slurry rather than non-acidified LF should be preferred attending the lower costs associated to acidification compared to solideliquid separation. It can then be concluded that cattle-slurry acidification is a solution to minimise NH3 emissions from amended soil and an efficient strategy to decrease the GWP associated with slurry application to soil. Furthermore, the more intense N mineralisation observed with acidified slurry should lead to a higher amount of plant available N and consequently to higher crop yields.