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- WATER AS AN ANSWER TO WELLNESS AND WELFARE – A PUBLIC SERVICEPublication . Carvalho, Ana Branca; Bonito, ÁlvaroHealth, spa’s, hydrotherapy, tourism, welfare and economic interests become deeply intertwined components Several situations call for new social restructuring forms and styles of life, but also cover other environments and cultures capable to provide access to more time and leisure, which is reflected by behavioral changes and appellative alternative medicines. It is in these situations that the phenomena of Hydrotherapy/SPA’s and tourism, coming from times of yore, with its entire range of activities, have achieved great strength, also appearing as an answer to these well-being matters ( Leandro, E. et al, 2014). In 2014, almost half of the customers who have chosen to use the, were aged between 36 and 65 years (25,300/p) and 29% between 16 and 35 years (15,200/p). This type associated with new dilemmas, which affect individuals in nowadays societies, always in search of more welfare, when human aspirations have no boundaries, diseases assume facets that are not always easy to identify (Carvalho,A. et al). This increasing development has a great importance at social level. The Portuguese Spa demand has been growing. The impact of this kind of development in social culture. This research aims to analyse - How this impact call for new social restructuring forms and styles of life, but also cover other environments and cultures capable to provide access to more time and leisure.
- As motivações do turista para a prática de turismo náutico na região Centro de PortugalPublication . Duarte, Isabel Norte de Sequeira; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Vicente, MargaridaO Turismo Náutico mundial está em crescente e franca expansão e em Portugal integra a lista dos 10 produtos estratégicos do Plano Estratégico Nacional do Turismo. Apesar de existirem condições propícias à prática de atividades náuticas em todas as regiões de Portugal, escolheu-se a Região Centro como principal foco de estudo por ainda ser pouco conhecida e explorada enquanto um destino turístico náutico. Para a elaboração deste estudo, realizou-se uma vasta revisão da literatura sobre os principais temas: o Turismo Náutico, evidenciando as suas diferentes tipologias e o comportamento do consumidor, abordando as motivações e a imagem do destino. Esta análise teve por objetivos avaliar a importância do Turismo Náutico em Portugal e identificar o seu posicionamento estratégico enquanto destino de Turismo Náutico. Ao focar o estudo na Região Centro, procurou-se compreender quais são os seus fatores críticos de sucesso associados ao Turismo Náutico, de forma a poder desmistificar a ideia que o Turismo Náutico de Recreio e Desportivo só pode ser praticado em regiões do Litoral. Como forma de identificar o perfil do praticante de atividades náuticas e a averiguar quais são os atributos e motivações mais valorizados quando se desloca para a Região Centro, considerou-se fundamental a elaboração de um inquérito por questionário. Participaram neste estudo duzentos e cinquenta e oito indivíduos com diferentes perfis, praticantes de diversas atividades náuticas em diferentes zonas da Região Centro. Através da análise dos resultados foi possível concluir-se que as principais motivações do turista náutico estão relacionadas com o divertimento, com a experiência na prática das atividades náuticas, com o conhecimento do destino, com o relaxamento e com o potencial do local. Relativamente à perceção que têm sobre a Região Centro como um destino turístico, atribuem valor a esta região por ser um bom destino de férias no qual têm confiança, onde a natureza está bastante presente e onde existem várias oportunidades de entretenimento. Por último, concluiu-se que por ser um estudo pioneiro em Portugal, poderá revelar-se bastante importante para as entidades responsáveis dinamizarem o Turismo Náutico na Região Centro bem como para a possível elaboração de estudos futuros.