Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-26"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Brincar com os sons : programa de desenvolvimento de consciência fonológicaPublication . Almeida, David Emanuel Rodrigues de; Cardoso, Ana PaulaO desenvolvimento da consciência fonológica é uma competência primária muito importante para a posterior aprendizagem das competências da leitura e da escrita. Assim, devido à escassez de formação nesta área no âmbito da formação inicial dos educadores de infância, torna-se fulcral a capacitação destes profissionais, tendo em vista desenvolver, de uma forma mais eficaz, os seus alunos, capacitandoos a tornarem-se leitores e escritores fluentes. Podem, assim, melhorar a funcionalidade comunicativa das crianças em sociedade e, consequentemente, a sua qualidade de vida. O objetivo deste estudo centra-se na realização de uma formação acerca do desenvolvimento da consciência fonológica para educadores de infância, verificando, posteriormente, qual o seu contributo ao nível dos conhecimentos teóricos e práticos destes profissionais. Para o efeito, realizou-se uma investigação-ação em que foram utilizados dois questionários, um antes da formação e outro após a mesma, como instrumentos de recolha de dados. A amostra não probabilística de conveniência foi constituída por 18 educadores de um grande agrupamento do concelho de Viseu. Concluiu-se que a formação contribuiu para a melhoria das conceções teóricopráticas dos educadores de infância, relativamente ao desenvolvimento, atividades e estratégias a utilizar ao nível da consciência fonológica. Contribuiu também para a compreensão da importância do desenvolvimento da consciência fonológica, em crianças dos 3 aos 6 anos, bem como do papel crucial que desempenha na futura aprendizagem das competências de leitura e escrita. Para além disso, a formação promoveu competências na deteção atempada das dificuldades de consciência fonológica, de forma a diminuir, no futuro, casos de crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.