Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-18"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Prática de ensino supervisionada e estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçárioPublication . Nunes, Fátima Maria Sousa; Ribeiro, Esperança JalesO Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes essenciais: reflexão crítica sobre as práticas em contexto e o estudo sobre o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Para a realização da reflexão crítica recorremos aos materiais, às atividades, à legislação em vigor e a autores, de maneira a refletirmos sobre as nossas práticas desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do 1º e 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo aborda o papel do adulto na adaptação do bebé ao contexto de berçário. Os objetivos são conhecer estratégias e procedimentos usados em contexto de berçário para promover a adaptação do bebé e perceber como se estabelece especificamente a interação adulto-bebé, no referido contexto, no sentido de promover a adaptação deste último. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente de um estudo de caso, com recurso, nomeadamente, às técnicas de observação direta e inquérito (entrevista semiestruturada). Tendo em conta as observações realizadas e os resultados obtidos podemos afirmar que as estratégias utilizadas foram a literacia afetiva, comunicação com a família e formas específicas de comunicação. No que respeita à relação adulto-criança, verificámos que os adultos em estudo apresentaram comportamentos de atenção, preocupação, afeto, carinho, confiança, segurança ao longo do processo de adaptação dos bebés, o que contribuiu para proporcionar um ambiente de conforto e bem-estar no contexto do berçário.